Indicadores de desempenho logístico: saiba quais são

Já sabe quais indicadores de desempenho logístico utilizar em seu negócio? Confira e saiba como eles são importantes!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Os indicadores de desempenho logístico são grandes aliados para tornar a área mais estratégica e otimizada. Com eles, você pode ter uma visão ampla da performance do setor, identificando pontos de melhoria e garantindo a qualidade nas entregas. 

Se você deseja melhorar o desempenho da logística do seu negócio, precisa conhecer esses indicadores e como eles podem tornar essa gestão mais produtiva, ágil, otimizada e simples. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

O que são indicadores de desempenho logístico?

Conhecidos também como KPI logístico, os indicadores de desempenho logístico são uma grande ferramenta de gestão que permite utilizar métricas para medir e monitorar as principais áreas da logística. 

Existem diferentes tipos de indicadores na área que mensuram os resultados em um período pré-determinado, ou em uma etapa específica do processo logístico. 

Sempre oferecendo dados sobre a evolução e comparação com outras épocas para garantir que os processos estão saindo conforme o esperado e apresentando insights sobre o que precisa ser feito para melhorá-los. Dessa forma, se tornam aliados estratégicos para a gestão logística se tornar ainda mais eficiente. 

Por que os KPIs logísticos são importantes?

Com a análise permitida pelos indicadores de desempenho logístico é possível obter diferentes informações sobre os processos da área, incluindo a gestão de estoque. 

Quando a empresa não consegue acompanhar esses KPIs, é bem provável que surjam problemas com a satisfação dos clientes relacionados às entregas, além de outras situações internas, como a falta de produtos, estoque desorganizado, entre outros. 

Dessa forma, ao utilizar os indicadores logísticos de forma adequada você consegue garantir os benefícios de uma boa gestão logística, como, por exemplo: 

  • Maior satisfação dos clientes;
  • Impulsionar as vendas;
  • Gestão mais eficiente;
  • Processos otimizados;
  • Equipes mais produtivas;
  • Entregas mais eficientes.

Ou seja, os indicadores de desempenho são fundamentais quando falamos na gestão logística. Com eles, alcançar resultados positivos se torna mais viável e possível, já que apresenta dados importantes para propor as melhorias na área. 

7 principais indicadores de desempenho logístico

Os indicadores logísticos, como você pôde ver, são grandes aliados. Com eles, os processos que envolvem a área se tornam muito mais eficientes, com resultados positivos e menores problemas que podem afastar os clientes. 

Para a área logística, existem muitos indicadores que podem ser utilizados para garantir a eficiência e desempenho. Abaixo, listamos os principais que você precisa conhecer. Confira!

OTIF

O OTIF, sigla em inglês para “On time in full”, algo como entregas completas e no prazo. É o indicador responsável por mensurar os prazos e a eficiência nas entregas, considerando o local, sem avarias e carga completa. 

O OTIF, indicador-chave da gestão logística, permite medir quantos pedidos foram realizados e entregues dentro do prazo. Quando o indicador é baixo, revela que existem problemas que precisam ser resolvidos. 

OTD

O OTD, On-time Delivery, é outro indicador de desempenho logístico essencial. Ele mede a porcentagem de pedidos entregues no prazo e mensura o tempo gasto na separação e envio do pedido. 

Para calcular esse processo logístico, é necessário contar com as informações atualizadas referentes ao pedido, como data e hora do processamento e a previsão de entrega. Com esses dados em mãos, basta fazer o cálculo: 

(número de entregas dentro do prazo / número total de entregas) x 100

OCT

O OCT, Order Cycle Time, que em português significa tempo de ciclo perdido, é um KPI logístico que mede o tempo total, considerando desde a confirmação do pedido até sua entrega. 

É uma métrica essencial, principalmente para lojas virtuais, onde a necessidade de entregas rápidas é maior. É com esse indicador que você consegue entender se o tempo total de interação com o cliente é bom ou não. O cálculo deste indicador é bem simples:  

OCT = (data de entrega – data do pedido)/ número total de pedidos enviados

Quanto menor o resultado, melhor seu desempenho.

Time to market

Esse indicador de desempenho logístico está relacionado ao tempo total de lançamento de um produto. Ele considera desde a idealização até a abertura das vendas. 

Seu objetivo é agilizar as etapas que abrangem o desenvolvimento de uma solução e sua disponibilidade no mercado. Quanto menor for o KPI, mais eficiente é o processo. 

On time shipping

O On time shipping é muito parecido com o OTD, a diferença é que ele mede os pedidos enviados dentro do prazo, mas isso não quer dizer que foram entregues na data prometida. 

Ele ajuda a entender os problemas com atraso, por exemplo. Para calculá-lo basta seguir a seguinte fórmula:

(número de pedidos entregues no prazo / total de entregas) x 100. 

Perfect order rate

Esse KPI logístico visa medir o desempenho da empresa na hora de processar os pedidos. Para isso, considera o tempo gasto desde o recebimento até a saída para entrega. 

Ao utilizar este indicador de desempenho logístico, é possível identificar se o processo está atendendo as necessidades do cliente ou não. Quanto maior a taxa, maior é a performance da empresa. 

Tempo médio de entrega

O tempo médio de entrega é um indicador mais utilizado para mensurar e entender qual o prazo ideal para cada entrega. Ele leva em consideração o tempo utilizado para que o pedido seja separado até sua entrega. 

Com isso, você consegue oferecer prazos mais realistas e possíveis de serem cumpridos com qualidade e eficiência. 

Alavanque seus resultados com indicadores estratégicos

Os indicadores de desempenho logístico são grandes aliados para tornar a área mais estratégica, com grande eficiência e qualidade nas entregas. Com eles, é possível identificar pontos de melhoria e reformular processos, caso necessário. 

Para garantir tudo isso, além de contar com indicadores de desempenho, é preciso utilizar um sistema de gestão integrado na logística. Assim, você alavanca os resultados com grande assertividade e qualidade. 

Banner CTA

 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Tipos de estoque: Homem colocando caixa em prateleira
Em dúvidas sobre como organizar o estoque da sua empresa? Conheça os tipos de estoque e entenda como escolher a
tecnologia nas vendas de indústrias e distribuidoras
A combinação de soluções tecnológicas de sistema de gestão e forças de vendas vão transformar sua empresa e maximizar seus
frete CIF
Entenda o que é frete CIF, como funciona e se ele é realmente indicado para o seu negócio.