No mundo dos negócios atual em que estamos, a presença digital é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, entender como usar a internet e as redes sociais a seu favor é essencial para obter resultados e aumentar as vendas. O Instagram Shopping é uma ferramenta muito útil que permite que você crie uma loja dentro da própria rede social e venda mais.
Ter presença nas redes sociais é uma forma importante de atrair potenciais clientes e fortalecer a marca. Além disso, as redes sociais oferecem a oportunidade de monitorar o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa, produto ou serviço.
Portanto, neste artigo, vamos abordar o que é Instagram Shopping, como usá-lo, como ativar Instagram Shopping e como ele pode beneficiar o seu negócio, gerando um relacionamento mais firme com seus clientes e fincando sua marca no mercado digital.
Instagram Shopping: o que é e como funciona?
Basicamente, o Instagram Shopping é uma ferramenta do Instagram que permite que as marcas vinculem produtos de seus sites às suas publicações no Instagram. Os usuários podem visualizar informações detalhadas sobre os produtos, bem como comprá-los diretamente no aplicativo, sem precisar sair do Instagram.
Sendo uma ferramenta que permite com que marcas e empreendedores promovam seus produtos nas plataformas do Instagram e do Facebook, tornou-se essencial para uma empresa marcar presença e crie autoridade online. Na prática, o Instagram Shopping funciona:
- conectando os produtos que os comerciantes querem vender ao seu perfil de negócios no Instagram;
- permitindo que os usuários comprem produtos diretamente do aplicativo.
Dessa forma, os usuários veem fotos, vídeos e anúncios de produtos que eles podem comprar com apenas alguns cliques.
As marcas podem, então, acompanhar as métricas de marketing, como visualizações, curtidas e compras, assim como ter acesso a informações sobre seus clientes, como localização, idade e gênero. Conheça os recursos dessa ferramenta incrível:
- 1. Opção de compra direta: permite que os usuários comprem produtos diretamente do seu perfil do Instagram, sem precisar sair da plataforma;
- 2. Etiquetas de produto: permite que você etiquete os seus produtos em suas publicações, assim, os usuários podem clicar e direcioná-los diretamente para a sua loja online.
- 3. Coleções de produtos: você pode agrupar vários produtos em uma única coleção para que seus usuários possam navegar e visualizar sua loja de forma organizada.
- 4. Etiquetas de histórias: as etiquetas de histórias permitem que você mostre seus produtos em suas histórias e direcione os usuários para sua loja online.
- 5. Promoções: você pode criar promoções e ofertas especiais para seus usuários diretamente do Instagram.
Vantagens de vender pelo Instagram
Marcar presença digital e começar a investir seu tempo para vender no Instagram traz muitas vantagens. Conheça algumas:
Aumento da visibilidade
O Instagram Shopping permite que os usuários vejam seus itens à venda em seu feed e em suas Stories, o que aumenta (e muito!) a visibilidade de seu negócio.
Facilidade de compra
A ferramenta oferece uma experiência de compra fluida para seus usuários, permitindo que eles comprem produtos diretamente do aplicativo, sem ter que sair do Instagram. Isso gera um sentimento positivo de comodidade no consumidor, o que aumenta a satisfação dos compradores.
Maior alcance
Com as tags de produto, os usuários podem compartilhar seus itens com seguidores e amigos, bem como acessar produtos de outros usuários. Isso permite que seus produtos sejam descobertos por um maior número de pessoas.
Análise de dados
O Instagram Shopping permite que você visualize análises sobre as visualizações, cliques e compras de seus produtos, permitindo que você melhore seu desempenho e maximize seus resultados.
Maior controle sobre o processo de venda
O Instagram Shopping permite que os vendedores tenham mais controle sobre o processo de venda neste marketplace, desde a criação de uma loja virtual até o acompanhamento da entrega dos produtos. Assim, os vendedores podem gerenciar suas contas de maneira mais eficiente, organizar seus produtos, verificar pagamentos, controlar entregas e acompanhar o desempenho de suas vendas.
Mais proteção para os consumidores
Ao usar o Instagram Shopping, os consumidores têm acesso a informações e serviços de segurança adicionais, como a proteção contra fraudes, o processamento de pagamentos seguros e a possibilidade de solucionar problemas facilmente.
Maior engajamento
Ao anunciar seus produtos através do Instagram Shopping, você tem a oportunidade de alcançar um público-alvo muito específico e mais engajado. Isso irá aumentar sua exposição e aumentar as chances de gerar tráfego para o seu site.
Geração de tráfego para seu site
Ao usar o Instagram Shopping, você pode exibir seus produtos em um formato atraente e de fácil acesso para os usuários do Instagram. Isso ajudará a aumentar a visibilidade dos seus produtos e aumentará o tráfego para o seu site.
Outra forma de promover mais tráfego e atrair mais clientes é oferecer promoções e descontos especiais.
Como ativar a ferramenta Shopping no Instagram?
A ferramenta Shopping no Instagram está disponível para negócios no Brasil desde julho de 2019. Muitas empresas, desde então, vem crescendo sua marca e conquistando consumidores até mesmo fora do país, já que o alcance do Instagram comercial é mundial.
Primeiramente, para ativar a ferramenta Shopping no Instagram, é necessário que você tenha uma conta comercial e uma página comercial no Facebook. Após isso, vamos mostrar o passo a passo para você ativar a ferramenta. Siga estas etapas:
Confira os requisitos exigidos pela plataforma
Para que você consiga ativar o Instagram Shopping, é fundamental que seu negócio atenda aos requisitos exigidos pela plataforma, sendo:
- Estar localizado em um dos países habilitados para utilizar a ferramentas;
- Comercializar produtos qualificados pela rede social, sendo que, atualmente, somente é permitido vender produtos físicos e há uma estrita proibição para a comercialização de produtos para adultos e de álcool;
- Honrar com o acordo de vendedor e seguir as políticas comerciais do Instagram;
- Ter um domínio de site onde serão feitas as vendas.
Crie uma conta comercial no Instagram
Caso você ainda não tenha um perfil comercial no Instagram, é uma das exigências migrar o seu perfil pessoal para a modalidade de conta de empreendedor.
Para isso, basta acessar as configurações do aplicativo e clicar em “Conta”, depois em “Mudar para conta profissional”. Selecione a opção que melhor descreve o seu perfil (Criador de Conteúdo ou Empresa), escolha a categoria do seu negócio e adicione as suas informações comerciais (por exemplo, link do seu site, telefone, e-mail etc).
Vincule seu perfil do Instagram a uma página do Facebook
É preciso criar uma página comercial no Facebook (também conhecida como Fanpage), e vinculá-la ao seu perfil do Instagram. Para isso:
- Acesse a opção “Editar Perfil” em sua conta do Instagram e, em “Informações comerciais públicas” e “Página”, selecione a página do Facebook que você deseja conectar. Caso ainda não tenha nenhuma, basta clicar em “Criar uma nova Página do Facebook”.
Lembre-se de configurar uma conta no Gerenciador de Negócios, um importante recurso do Facebook que possibilita com que você gerencie os perfis e as páginas da sua empresa.
Crie um catálogo de produtos
Há dois meios de vincular um catálogo de produtos à sua conta comercial do Instagram:
- Pelo Gerenciador de Catálogo: use esse recurso dentro do Gerenciador de Negócios do Facebook para adicionar manualmente ou em massa os seus produtos;
- Integração com plataforma de e-commerce: algumas plataformas atuam como parceiras certificadas do Facebook, permitindo a importação automática do seu catálogo cadastrado no sistema.
Envie a conta para análise e ative o recurso
Após as etapas, envie sua conta para análise do Instagram:
- Vá nas configurações do seu perfil, cadastre-se para o recurso “Compras” e siga o passo a passo exibido.
Tão logo você receba a notificação de aprovação da sua conta, acesse novamente as configurações do seu perfil, selecione “Empresas” e “Compras”, escolha o catálogo de produtos que você quer conectar à conta e conclua.
Como ter sucesso nas vendas pelo Instagram Shopping?
Veja algumas boas práticas que podem ajudar a vender mais no Instagram Shopping e na internet:
- As fotos do seu produto no Instagram Shopping devem ser de alta qualidade para captar a atenção dos usuários.
- Oferecer descontos especiais para os clientes que compram através do Instagram é uma ótima tática para incentivar as vendas.
- Use anúncios para divulgar seu produto no Instagram Shopping e conquistar novos clientes.
- Use hashtags relacionadas ao seu produto para aumentar a visibilidade do seu post e direcionar tráfego para o seu perfil. Por exemplo, se você está vendendo perfumes, pode usar hashtags como #perfumefeminino #perfumeimportado etc.
- Ofereça suporte ao cliente para ajudá-lo com o processo de compra e garantir que ele esteja satisfeito com o produto.
- Promova o seu produto via vídeos e stories para chamar a atenção dos seus seguidores.
- Humanize sua conta interagindo e respondendo às mensagens dos seus clientes para criar laços e manter uma boa relação com eles.
Alcance resultados surpreendentes
Agora que você já sabe como criar Instagram comercial, percebeu que, com o Instagram Shopping, os varejistas podem acessar uma base de milhares de usuários ativos e, assim, alcançar um público-alvo ainda maior. A ferramenta permite que os usuários comprem produtos diretamente da plataforma, o que significa que o processo de compra é simplificado.
Além disso, você pode compartilhar conteúdo relevante para seu público-alvo, aumentando a conscientização sobre sua marca. Ao criar uma loja na rede social, você tem a oportunidade de aumentar sua visibilidade, otimizar o processo de compra e vender mais.
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