Vendas pela internet: como funciona e 8 hacks para vender mais

O e-commerce está em crescimento no Brasil, mas como aproveitar a oportunidade de vender online? Conheça 8 hacks para elevar suas vendas pela internet.
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O e-commerce ganha cada vez mais espaço no Brasil, devido às facilidades que a tecnologia proporciona e aos novos hábitos dos clientes, por isso os empreendedores precisam marcar presença no meio digital, implementando as vendas pela internet.

No entanto, para que a sua empresa consiga se destacar e atrair o público, é preciso se valer de algumas estratégias. Acompanhe este artigo e descubra como ter sucesso com sua loja online com 8 hacks para vender mais pela internet.

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Por que vender pela internet?

As vendas online tiveram um impulso com a pandemia e não pararam de crescer, demonstrando que o consumidor adquiriu novos hábitos de compra e passou a aproveitar a conveniência de adquirir diferentes produtos pela internet.

Isso porque ele pode pesquisar preços e marcas com apenas alguns cliques, recebe o produto em sua casa e ainda aproveita promoções e condições diferenciadas. Já o lojista tem uma série de vantagens das vendas pela internet, como:

  • possibilidade de vender 24 horas por dia e 7 dias por semana;
  • não ter limitação geográfica para atender o público;
  • custos operacionais mais baixos, pois não há necessidade de pagar aluguel para ter uma loja física.

No Brasil, no primeiro semestre de 2022, o e-commerce registrou R$ 118,6 bilhões em vendas, aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Logo, oferece perspectivas animadoras para quem quer vender pela internet, seja em loja virtual, marketplace ou até pelas redes sociais.

Como funciona a venda pela internet?

Muita gente tem dúvida de como vender online. O primeiro passo é abrir um CNPJ para poder emitir notas fiscais. Além disso, o empreendedor precisa definir seu nicho de mercado e os produtos que vai comercializar. 

Nesse momento, é interessante pesquisar os melhores fornecedores e conhecer os concorrentes para entender suas estratégias, oferecer algo diferenciado aos clientes e se destacar.

É necessário ainda escolher um canal de vendas para ter uma vitrine dos produtos e disponibilizar diferentes meios de pagamento aos clientes, além de ter um estoque para ganhar agilidade no envio das mercadorias. 

8 hacks para vender mais na internet

Para destacar seus produtos no e-commerce, é importante conhecer algumas estratégias. Confira abaixo 8 hacks para aumentar suas vendas pela internet.

1. Conheça o seu público-alvo

Para saber o que o seu público precisa, é necessário conhecê-lo para que você compreenda quais tipos de produtos oferecer, de quais fornecedores e como precificar os itens. 

Então, defina o seu público-alvo por meio de informações mais básicas, como faixa etária, sexo, ocupação, estado civil, além de dados psicossociais, como quais são suas necessidades.

Para isso, você pode fazer pesquisa de mercado, conversar diretamente com seus clientes ou disponibilizar pesquisas para seus seguidores nas redes sociais. Isso é importante para que você saiba definir a persona, ou seja, a representação fictícia do seu cliente ideal para, assim, utilizar estratégias certeiras de marketing digital.

2. Tenha um bom site

O lojista precisa oferecer uma boa experiência ao cliente, desenvolvendo um site que tenha boa navegação, seja intuitivo para encontrar os produtos e que seja responsivo, isto é, que se adeque a diferentes dispositivos, especialmente o smartphone. O site deve ter também um design agradável, imagens de qualidade dos produtos e uma descrição completa dos itens. 

É preciso ter em mente que você não está atendendo presencialmente, por isso crie um bom site para o seu negócio, a fim de que o cliente possa comprar sentindo confiança, principalmente ao fazer as transações online de pagamento.

3. Conheça as leis

Além de conhecer seu público-alvo e ter um bom site, você precisa conhecer e seguir a legislação em relação às vendas online, como:

  • Código de defesa do consumidor (CDC) — traz os direitos e deveres de empresas e clientes. Um dos pontos da lei é que o cliente tem direito a desistir da compra depois de 7 dias do recebimento do produto;
  • LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados tem como objetivo proteger a privacidade das pessoas no ambiente online;
  • Lei do e-commerce — regulamenta o e-commerce no Brasil.

4. Defina os canais de vendas

Ao vender pela internet, você precisa definir quais serão seus canais de venda para implementar sua estratégia, que podem ser:

  • loja virtual;
  • marketplace, que funciona como um grande shopping online, como Amazon, Mercado Livre e Magalu;
  • redes sociais, como loja no Instagram.

5. Invista em marketing digital

Como ser encontrado pelos seus clientes em potencial? Utilizando as estratégias de marketing digital. Veja abaixo!

Anúncios

Entre os tipos de anúncios de vendas na web, você pode utilizar os disponibilizados nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, ou ainda os anúncios do Google para destacar seu negócio.

Marketing de conteúdo

Além de anúncios, você pode conquistar o público para o seu site de forma orgânica, produzindo conteúdos com técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Você pesquisa sobre assuntos da sua área de atuação, produz artigos informativos e com as palavras-chaves de interesse dos seus clientes e pode aparecer nas primeiras posições do Google.

6. Escolha uma plataforma de vendas

Falamos sobre canais de venda, mas é preciso destacar que existem plataformas estruturadas para quem pretende vender online, facilitando todo o processo. São sistemas para e-commerce com todas as funcionalidades para o lojista expor os produtos e vender os produtos com diferentes meios de pagamento, cálculo de frete, entre outros aspectos.

7. Treine seus funcionários

Apesar de não ter o atendimento presencial, é fundamental treinar seus funcionários para falar com o público, seja por telefone, e-mail ou WhatsApp, para tirar dúvidas e resolver problemas. É necessário que eles sejam cordiais, tenham paciência e busquem soluções para as queixas de modo a encantar e fidelizar os clientes.

8. Tenha um bom sistema de ERP

Para dar conta de toda a demanda de pedidos, recebimentos e controle do estoque na loja online, é importante ter um sistema ERP de e-commerce. Dessa forma, você consegue visualizar todas as atividades do seu negócio, não corre o risco de perder prazos nem de ficar com falta de mercadorias ou produtos em excesso no seu estoque.

Com o software, você conta com uma plataforma 100% online que vai auxiliar na gestão do seu negócio virtual, centralizando (se for o caso) todas as suas lojas de marketplace. É, portanto, a melhor estratégia para otimizar suas vendas pela internet.

Quer ter agilidade e segurança para vender online? Descubra como o sistema ERP para e-commerce da Omie é a solução para o seu negócio!

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