O WhatsApp é mais do que um aplicativo de troca de mensagens. A partir do lançamento de sua API, o WhatsApp se tornou uma plataforma de fazer negócios e de manter relacionamentos entre consumidor e marca, independentemente do seu nicho de mercado e porte de negócio.
Com mais de 165 milhões de usuários ativos somente no Brasil, o WhatsApp vem se consolidando nas estratégias de marketing, vendas e geração de oportunidades.
Por meio de estratégias conversacionais bem planejadas, você poderá explorar diversas possibilidades para alcançar o seu público-alvo de maneira personalizada e rápida, tanto no pré como no pós-venda.
Vamos lá?
O que é marketing no WhatsApp?
Esta é a estratégia de utilizar o aplicativo como ferramenta para relacionar, converter, nutrir e fidelizar o seu público-alvo. Ele se torna um canal assim como o seu site e redes sociais, por exemplo.
Por meio do marketing conversacional, a sua marca fortalece o branding e promove produtos e serviços entre clientes. Além disso, todo o processo de venda pode ser feito por meio do WhatsApp, desde o atendimento até o pagamento.
Quais são as possibilidades de uso do WhatsApp no marketing?
Afinal, como é possível utilizar o WhatsApp em estratégias e processos de marketing? Processos de toda a jornada do lead podem ser adaptados para o WhatsApp. Confira alguns dos tipos de uso mais comuns do aplicativo para essa função.
Envio de conteúdos
Utilizando o mensageiro, a sua empresa pode encaminhar conteúdos relevantes para a sua base de contatos (até mesmo em substituição ao tradicional e-mail marketing), além de envios sobre:
- Promoções e ofertas exclusivas
- Ações de fidelização
- Convites exclusivos
- Cadências de nutrição
- Lembretes de cashback
- Avisos de produtos que voltaram ao estoque
- Pesquisas de satisfação
- Lembrete de produtos no carrinho
Durante o seu planejamento de estratégias, o ideal é categorizar os tipos de envios de acordo com o momento do lead ou do cliente.
Para que essas ações funcionem de modo eficiente e otimizem o trabalho do seu time, é importante contar com uma plataforma de automação da comunicação. Assim, você poderá fazer a integração de chatbot no WhatsApp.
Além disso, a automação por meio de chatbots personaliza a comunicação com seus clientes e leads, ao mesmo tempo que possibilita lançar estratégias em grande escala.
Geração de leads
Há diferentes formas de gerar e captar leads por meio do WhatsApp. Duas das mais comuns e eficientes são anúncios com click to WhatsApp e marketing message.
O click to WhatsApp é um recurso em que os usuários clicam em um botão nos seus anúncios e são direcionados diretamente para o seu canal de WhatsApp. É um jeito de reduzir o caminho até o contato direto com a sua marca e com seus atendentes.
Já o marketing message é um template que a Meta disponibiliza para que você faça envios de ofertas e informações sobre seus produtos ou seus serviços. Esse é um recurso disponível para anúncios no Facebook e no Instagram de empresas que possuem a API do WhatsApp.
Em ambos os casos, também é importante que você conte com assistentes virtuais. Assim, é possível atender a um grande volume de leads automaticamente, em escala 24/7, e sem a necessidade de atendentes.
Outra forma de captar contatos para a sua base de leads é substituindo os tradicionais formulários com campos de nome e e-mail. Você pode adaptá-los para solicitar o número de WhatsApp do lead; assim, em vez de enviar conteúdos por e-mail, você se relaciona com ele pelo aplicativo.
Campanhas de reaquecimento
Toda empresa tem uma lista de leads que não interagiram com a sua marca após deixar o contato ou converter em algum CTA. Nesse caso, você pode utilizar o WhatsApp para reaquecer esses contatos, mas, para isso, é importante que exista integração entre chatbots, seu WhatsApp e sistemas de CRM.
Desse modo, você automatiza esse tipo de campanha e o atendimento e ainda coleta informações sobre a jornada desse lead nos seus canais. Conhecer o histórico dos seus contatos é fundamental para identificar falhas.
Com isso em mente, desenvolva um fluxo de mensagens que serão enviadas pelo WhatsApp com ações que podem reaquecer o contato do lead, como descontos, promoções ou materiais com diferenciais da sua marca, por exemplo.
Por que fazer marketing no WhatsApp é uma boa estratégia?
Com milhões de usuários fazendo uso do aplicativo diariamente e com funcionalidades que viabilizam até mesmo a consulta de dados e estatísticas, o WhatsApp se torna uma ferramenta importante para se conectar com seus clientes e mensurar os resultados das suas campanhas. Confira alguns motivos para implementar essa estratégia no seu negócio.
Diversificação de conteúdos
O marketing no WhatsApp contempla estratégias desde a aquisição de visitas e leads até a fidelização de clientes, e isso pode ser feito além de mensagens de texto, visto que o aplicativo garante enviar arquivos, como vídeos e documentos, e de links, incorporar botões de redirecionamento e até mesmo fazer pagamentos sem sair da conversa.
Alcance
O WhatsApp é um canal de comunicação bem direto e ágil, o que favorece um relacionamento mais próximo e personalizado com o lead, bem como mais probabilidade de engajamento.
Além de ser um canal direto e que possibilita a utilização de estratégias mais direcionadas, o WhatsApp tem o benefício de ser um meio escalável, ou seja, você consegue fazer envios e campanhas em massa.
Tenha cuidado somente com a LGPD e com a política de privacidade do aplicativo. O contato também precisa ter concordado em receber as suas comunicações.
Aumento do ROI de campanhas
O ROI das suas campanhas no WhatsApp pode ser maior! Ao contrário do que acontece com e-mails ou postagens nas redes sociais, as mensagens enviadas pelo WhatsApp têm maior taxa de abertura: em torno de 97%. A taxa referente ao e-mail é de 15% em média. Isso ocorre porque os usuários tendem a verificar as mensagens instantaneamente, o que aumenta as suas métricas de abertura e engajamento e, consequentemente, o seu ROI.
Como usar o WhatsApp no marketing?
O WhatsApp Marketing é uma estratégia que funciona muito bem. Porém, justamente por se caracterizar como um canal tão direto, é necessário tomar alguns cuidados.
O primeiro deles é deixar bem claro os termos e as condições de privacidade do aplicativo, sendo que o contato somente poderá receber as suas mensagens caso ele mesmo concorde em receber as suas comunicações e deixe o número disponível para sua empresa.
Após certificar-se disso, é hora de conhecer opções para montar uma boa estratégia. Conheça algumas delas:
Tenha acesso à API do WhatsApp Business
Para que você possa se utilizar de funcionalidades que garantem automações e análise de dados, você precisa ter acesso à API do WhatsApp.
Além de integrações, como ERP, CRM e redes sociais, a API viabiliza que você tenha mais de um atendente com o mesmo número. E para ter acesso à API, você precisa de um provedor oficial do WhatsApp, o chamado BSP (Business Solution Provider).
Automatize demandas
As estratégias de marketing no WhatsApp têm o grande diferencial de favorecerem automações de grande parte de seus processos. E a maneira de se fazer isso é por meio de chatbots no WhatsApp. Esses assistentes virtuais fazem envios em massa, respondem e interagem com seus contatos automática e instantaneamente.
Portanto, além de automação do atendimento, os chatbots com inteligência artificial funcionam até mesmo como vendedores, uma vez que são capazes de enviar informações sobre produtos e serviços e atuar na fidelização dos clientes. Tudo isso acontece sem a necessidade de interações entre seus atendentes ou vendedores e leads. Com isso, o seu capital humano pode focar ações mais estratégicas e tomadas de decisões.
Planeje-se e alinhe conteúdos
Assim como em qualquer canal e campanha, as suas ações de marketing no WhatsApp precisam de planejamento. É importante ter algumas definições, como:
- Gatilhos que motivam a entrada no cliente em um fluxo de mensagens
- Horários de envio
- Tipos de conteúdos (promoções, conteúdos do seu blog, e-books, links para o site, convites, entre outros)
Além disso, as suas ações devem estar de acordo com a etapa do funil de vendas em que o seu cliente se encontra. Ou seja:
- Topo de funil: atrair e captar leads;
- Meio de funil: nutrição e conversão;
- Fundo de funil: venda e fidelização.
Avalie e monitore os feedbacks e métricas
É imprescindível acompanhar os resultados das suas ações de marketing no WhatsApp para que você possa identificar se estão funcionando bem e se estão sendo bem aceitas pelos seus contatos. Ao identificar o desempenho das suas campanhas e dos fluxos de mensagem, você vai:
- Perceber quais abordagens geram mais engajamento e conversão
- Definir melhorias e necessidades de ajustes
- Entender o comportamento dos seus clientes e o do seu público-alvo
- Tomar decisões baseadas em dados
Para isso, as métricas que devem fazer parte da sua rotina de análise são:
- Taxa de abertura
- Taxa de resposta
- Taxa de conversão
- Retenção de clientes
- Tempo médio de resposta
O marketing no WhatsApp é uma oportunidade de alcançar os seus clientes de maneira mais direta e ágil. Com estratégias adequadas e o uso de funcionalidades disponíveis na API e na versão Business do aplicativo, você pode aumentar o engajamento dos clientes, promover seus produtos e serviços entre os leads e impulsionar suas vendas;
Lembre-se sempre de respeitar as diretrizes do WhatsApp e garantir a privacidade e o poder de consentimento dos seus clientes. E aí, você já está presente nos canais que o seu público está?
Sobre a Weni
A Weni é uma plataforma SaaS de automação de comunicação que oferece soluções poderosas de chatbots às empresas.
Com a Weni, é possível criar assistentes virtuais que automatizam interações de atendimento a clientes, respondem perguntas frequentes, executam tarefas administrativas e muito mais.
A plataforma é capaz de se integrar com várias redes sociais e aplicativos de mensagens, como Facebook, Instagram e WhatsApp, proporcionando um atendimento mais imediato e personalizado aos usuários.