MVP: o que é esse termo? O MVP se refere ao Mínimo Produto Viável e seus objetivos estão ligados a poupar tempo e dinheiro. Ele nasceu no contexto de startups, mas é uma metodologia capaz de ser adequada a qualquer tipo de projeto.
A ideia é minimizar o trabalho, ou seja, ao invés de dedicar todo o tempo focando em uma versão final do projeto, você cria uma versão teste de uma empresa. Exemplos de negócios que se inspiraram nessa metodologia conseguiram o máximo de crescimento com um baixo investimento inicial.
Portanto, se quer saber mais sobre o MVP ou Mínimo Produto Viável, continue lendo este artigo. Nós iremos explicar o que é o MVP, qual a função em um negócio e as principais vantagens de aplicá-lo, além de dar dicas de como colocar em prática. Boa leitura!
MVP: o que é?
O termo MVP significa Mínimo Produto Viável, sendo seu termo em inglês Minimum Viable Product. Trata-se de uma versão mais enxuta do modelo de negócio quando ainda está em uma versão mais inicial e ainda não foi lançada no mercado.
Os objetivos do uso do MVP estão ligados a poupar tempo e dinheiro utilizando versões mais simples dos negócios que ainda não foram criados, ou seja, utilizar as idealizações desses projetos que tem a possibilidade de trazer um retorno financeiro em potencial.
Além disso, a origem do MVP vai ao encontro da metodologia Lean e produção enxuta, criada visando a produtividade e redução de custos, sendo utilizado por nomes como a Apple, Nubank e o Facebook, visando o máximo de eficácia com o mínimo de esforço e risco.
Qual é a função do MVP?
A função principal do MVP é reduzir tempo e dinheiro, utilizando a estratégia de colocar para testes a versão mais simples do produto, para que, posteriormente, ela seja avaliada pelo público-alvo. Ou seja, a ideia é que essa versão tenha validade antes mesmo da versão final chegar ao mercado, isso abre brechas também para novas ideias no protótipo inicial.
Sendo assim, o MVP auxilia na verificação da viabilidade e usabilidade do produto, poupando recursos como tempo e dinheiro e focando apenas no problema central: criar um produto que atenda de forma eficaz os problemas do cliente.
Então, se você gosta de empreendedorismo ou está iniciando um negócio, o método MVP pode te ajudar a alcançar seus objetivos, reforçando o desenvolvimento de protótipos que chamem a atenção e sejam altamente atrativos no mercado.
Por que é importante fazer um MVP?
Se você quiser ter certeza que uma determinada estratégia é a mais pertinente para ser colocada em prática no mercado, ou para validar a eficácia de se investir em um determinado produto, a melhor opção é desenvolver um MVP e obter a resposta a partir de dados.
A ideia central do MVP vai ao encontro do conceito de Lean Startup, onde o enfoque é otimizar a utilização de recursos de forma que o retorno seja maximizado. Além disso, o MVP contém todos os elementos essenciais do produto e exprime a sua real proposta de valor.
Logo, torna-se importante a sua utilização para que, a partir dessa versão mais simples do produto, seja possível avaliar a percepção que o público tem do protótipo e também as chances de trazer bons retornos financeiros.
4 vantagens de criar o Mínimo Produto Viável
O MVP pode ser muito útil para que sua empresa possa validar uma ideia que ainda não foi lançada no mercado, para que não haja investimentos em excesso, facilitando a economia de tempo e dinheiro.
1. Ajuda a validar o negócio ou produto
Existem diversas formas de validar uma ideia. Uma delas é começar criando um protótipo do seu produto com as mínimas funcionalidades e testar com seus clientes, tornando possível obter feedbacks de forma rápida.
2. Ajuda a encontrar erros
Realizar um protótipo de um produto e colocá-lo em prática é um processo muito complexo que pode gerar erros em suas primeiras versões. Por exemplo, as startups que atuam em frentes de inovação inevitavelmente terão de lidar com diversos erros até que, definitivamente, acertem o alvo.
O segredo é ter uma metodologia que seja capaz de identificar a falha de forma rápida e seja capaz de solucionar com máxima eficiência, sem desperdiçar investimento.
Para isso, a fase de testes de um MVP vai realizar esse processo de checagem de erros e, assim, fornecerá o tempo necessário para corrigir o produto ou serviço, antes de elaborar o produto final.
3. Diminui riscos para a empresa
A redução de riscos é uma das maiores vantagens no uso do MVP, já que sua funcionalidade está totalmente voltada para a utilização mínima dos recursos, reduzindo a chance de que eles ocorram.
Com a volatilidade do mercado, pode ser que um determinado produto ou serviço decole ou não, tudo dependerá dos riscos de mercado, ou seja, são os fatores que não são de controle da empresa, como o câmbio, política, crises econômicas, saúde, etc.
Por isso, realizar um protótipo do produto com a metodologia MVP é importante para garantir se um determinado produto irá ser bem recebido pelo público ou não, sem que isso gere risco de perda de investimentos.
4. Possibilita melhorias
Estar em um processo constante de melhoria no produto, ou até mesmo nos processos internos de uma empresa, é fundamental para garantir que um negócio mantenha a sua competitividade no mercado.
E é por isso que o MVP é uma ótima vantagem para uma estratégia, pois ele consegue analisar o que o mercado quer naquele momento e aplica diretamente no projeto. Além disso, um MVP pode ser realizado diversas vezes, suprindo sempre as necessidades do seu público.
Por exemplo, a Apple é uma referência por conta do Steve Jobs, que tinha como objetivo sempre aperfeiçoar os seus produtos. Por isso, nunca dê o trabalho por vencido, sempre há espaço para melhorias em um projeto.
Como fazer um MVP?
Para criar um projeto MVP, a primeira etapa é definir uma proposta de valor, depois, é necessário entender se há o interesse do mercado em relação ao produto ou serviço e depois iterar, ou seja, tomar a decisão através de dados e ver se é uma boa opção ou se é necessário reavaliar.
Saiba mais sobre os 3 passos principais para se fazer um MVP:
Proposta de valor
O primeiro passo, sendo ele o passo mais importante, é a proposta de valor. Este momento se resume em entender e traçar como o projeto de uma empresa vai chamar a atenção do mercado, ou seja, qual o produto ou serviço que irá gerar lucro para o negócio.
Checar a resposta do mercado
Após determinar uma proposta de valor, é hora de entender se realmente existe interesse do mercado no produto ou serviço. Para isso, você não deve lançar um produto mal feito, o objetivo é não desperdiçar investimento em um produto que não irá retornar o investimento.
Existem maneiras diferentes de conseguir checar a opinião do público. Por exemplo, uma empresa pode realizar um teste controlado, que consiste em lançar o produto para uma pequena parcela do público. Ou lançar para o público geral e acompanhar a resposta do mercado. Neste momento, também é possível fazer um benchmarking.
Iterar
Este é o momento em que a empresa interpretará os dados, a partir das respostas do mercado, e decidirá se o resultado foi positivo ou negativo. Assim, é possível decidir se investe mais no projeto e o melhora ou poderá traçar novas soluções para os problemas e retomar outro ciclo, com novos objetivos.
Gere inovação em um negócio com o MVP
O MVP é uma metodologia importante para testar se um determinado produto ou serviço é relevante para o mercado e gerar cada vez mais inovações, lançando produtos que supram as dores do público.
Para isso, é imprescindível testar seu produto, medir os resultados e aprender com eles, para que possa tomar as decisões cada vez mais assertivas e, principalmente, baseadas em dados.
Caso tenha ficado interessado em aplicar esta metodologia para gerar inovação e bons resultados em seu negócio, além de compreender o que é e como fazer, é importante saber quais os erros que você pode evitar no momento da criação de um MVP. Assim você terá o máximo de aproveitamento da sua estratégia!