O que é almoxarifado e quais as principais atividades?

Você sabe o que é almoxarifado? Confira suas funções e importância no dia a dia empresarial.
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Entender o que é almoxarifado é algo fundamental para gestores de empresas em diversos ramos. É necessário pensar em como o armazenamento de produtos, matéria-prima, ferramentas, dentre outros itens será feito.

A logística de um almoxarifado, por exemplo, onde ele fica localizado dentro da empresa e como os produtos são organizados, interfere diretamente na produtividade e otimização de processos. Para gerir o estoque de produtos, o almoxarifado precisa estar com todos os itens listados, categorizados e quantificados

Confira o artigo para saber mais sobre as funções e a importância do almoxarifado. Coloque as melhores dicas em prática e estruture esse setor hoje mesmo, com base na gestão empresarial integrada. 

O que é almoxarifado?

Almoxarifado é o local em que são armazenados materiais da empresa que fazem parte do funcionamento do dia a dia. Por exemplo, produtos, matérias-primas, materiais para escritório, peças e ferramentas podem ser guardados no almoxarifado. 

Independente do que é colocado dentro do almoxarifado, é imprescindível contar com um sistema bem estruturado para controlar os itens que entram e saem do local. Dessa forma, evita-se a perda de mercadorias e o desperdício. 

Diferenças entre almoxarifado e centro de distribuição

Muitas pessoas ficam em dúvida em relação às diferenças entre almoxarifado e centro de distribuição, e até pensam ser a mesma coisa, o que é um erro. No caso de empresas que produzem suas mercadorias, uma das principais diferenças entre estes dois espaços é a função.

O almoxarifado é usado para armazenar as matérias primas, enquanto que o centro de distribuição serve para guardar os produtos finalizados, prontos para serem comercializados. O valor agregado  do que está armazenado no centro de distribuição pode ser muito maior do que no almoxarifado, o que aumenta a responsabilidade da gestão e a necessidade de um controle mais rígido.  

As principais atividades de um almoxarifado

São várias as tarefas que constituem o dia a dia de quem trabalha em um almoxarifado. Elas vão muito além do que somente receber mercadoria e demandam atenção e organização, por exemplo, na hora de fazer um inventário

Receber mercadorias

Receber as mercadorias é um processo que tem várias etapas. É preciso descarregar os itens, conferir se todos foram entregues devidamente e armazená-los de acordo com o sistema de organização estabelecido pela empresa. É imprescindível garantir que todos os produtos recebidos estão listados na nota fiscal, na quantia correta, e se não estão danificados. 

Armazenagem de materiais

Definitivamente, armazenar materiais em um almoxarifado não é algo que pode ser feito de forma aleatória. É preciso seguir um padrão pré-estabelecido para que outras pessoas sejam capazes de localizar cada item guardado rapidamente. 

Identificar materiais 

Para facilitar o processo de organização e controle dos itens que ficam no almoxarifado, é recomendado que todos eles sejam identificados. Coloque o nome e código de rastreio para agilizar a manutenção do inventário online. 

Inventário de estoque

O inventário de estoque consiste em listar todos os itens que estão armazenados no almoxarifado, auxiliando a manter o controle de estoque e vendas. Isso inclui fazer o controle da quantidade de cada um deles, dar baixa quando um item é retirado e adicionar outros quando as mercadorias chegam. O inventário pode ser criado através de um software no computador, para que o controle seja feito de forma virtual. 

Controle de estoque

O sistema de controle de estoque diz respeito a controlar continuamente as quantidades de itens no estoque. Deve-se verificar se tem algum material em falta ou sobrando e também analisar se o processo de logística e organização tem sido eficaz. 

Cargo almoxarife

O profissional que atua no cargo almoxarife é responsável pela conservação, controle e organização dos materiais armazenados do almoxarifado. Ele realiza o recebimento das mercadorias, por isso precisa saber como ler e interpretar as notas fiscais, dentre outros documentos. 

Ao almoxarife também cabem as tarefas de etiquetar os materiais e guardá-los nos locais apropriados, mantê-los organizados, dar baixa de produtos no sistema, atualizar o inventário, dentre outros. As responsabilidades do almoxarife podem variar dependendo de cada empresa, o porte e o setor. Isso influencia nas tarefas que terão que ser feitas. 

Mantenha o Controle do Almoxarifado

Quando o assunto é o que é almoxarifado, não é possível deixar de mencionar a importância de criar um sistema de organização dos produtos e controle do inventário. Manter o almoxarifado sempre organizado é algo que impacta no funcionamento da empresa. 

Portanto, é preciso que a equipe do almoxarifado realize esse controle diariamente e passe as informações para outros setores. A falta de organização do almoxarifado pode acarretar em perdas financeiras, por exemplo, ao comprar uma quantidade matéria-prima além do necessário e perder uma parte dela. 

A falta de matéria prima para produção, por sua vez, leva a escassez de produtos que podem estar com a demanda alta, frustrando o cliente. O almoxarife precisa ter habilidades de gestão para evitar problemas comuns, mas que geram grandes impactos.  

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