Como fazer o inventário de estoque na sua empresa

Entenda o que é inventário de estoque e como fazer o seu da melhor forma possível. Leia nosso artigo e saiba tudo sobre o assunto.

21/Ago/2020
Gestão

Para ter um controle eficaz sobre as mercadorias, é imprescindível fazer o inventário de estoque e mantê-lo atualizado. O inventário consiste em um registro de tudo que o estoque contém, classificando os itens e determinando o valor de cada um deles.


O inventário é importante também para que a empresa tenha controle sobre os produtos do estoque, garantindo que o gestor saiba exatamente quais itens estão lá e em quais quantidades. Mantê-lo atualizado pode prevenir perda de mercadorias de produtos e falta de itens em estoque. 


Controlar os níveis do estoque para que nunca estejam muito altos ou muito baixos é o segredo para evitar esse tipo de prejuízo para a companhia. Por isso é tão importante entender o que é inventário de estoque e como fazê-lo de forma adequada. Veja mais no artigo a seguir.

Quais são os tipos de inventário que existem?

Antes de mais nada, é importante saber quais tipos de registro de inventário existem e quais são os objetivos de cada um deles. Veja:

Inventário de estoque rotativo

No inventário de estoque rotativo é preciso fazer a contagem constante dos itens estocados. Porém, para agilizar o processo, os produtos são divididos em categorias para evitar que a equipe tenha que contar todos de uma vez. Esse tipo de inventário permite que os números estejam sempre atualizados.

Inventário anual

Realizado uma vez ao ano, esse tipo de inventário é um dos mais utilizados nas companhias. Porém, pode não ser o mais eficaz. Isso porque exige muito tempo na contagem e pode fazer com que a empresa feche pelo tempo necessário até ser finalizado. É nesse momento que a organização faz também a contagem do giro de estoque.

Inventário periódico

Por fim, o inventário periódico é feito por companhias que passam por mudanças sazonais de estoque. Ou seja, possuem volumes diferentes de produtos estocados conforme a época do ano. Por isso, a contagem de estoque é feita de acordo com esses períodos.

Como fazer o inventário de estoque de forma eficaz?

Manter o controle sobre o estoque não é tarefa fácil, mas contar com um inventário bem feito pode ajudar muito. Por isso, confira as dicas a seguir:

Faça a categorização

Para tornar o processo mais fácil, o ideal é primeiro categorizar os itens, seja de acordo com sua finalidade ou outro critério que você julgue mais apropriado. Essa categorização tornará a contagem mais prática, além de ajudar a organizar melhor a disposição dos produtos no estoque.

Mapeie o espaço

Outra dica importante é mapear o espaço físico do estoque para facilitar sua gestão do estoque e a localização dos itens. Uma vez que a categorização for feita, o processo de mapeamento e organização também será mais eficiente. Depois disso, basta identificar os espaços conforme a localização dos itens.

Estabeleça um método de contagem

Geralmente a contagem do estoque é feita por mais de uma pessoa. Sendo assim, para evitar confusão, você pode estabelecer um único método. Porém, é preciso ter em mente que todos os itens devem ser contados um a um para evitar que os números finais estejam errados.

Invista em tecnologia

Para tornar o inventário ainda mais preciso, você pode contar com o auxílio da tecnologia. Ao registrar os itens em um sistema de gestão integrado, por exemplo, você passa a ter mais controle sobre a entrada e saída de produtos, e pode manter os números do inventário atualizados de forma mais eficiente.

Como um sistema de gestão de estoque pode ajudar?

O inventário é apenas um dos processos que visa manter o controle de estoque. Para tornar esse processo ainda mais eficiente, a empresa precisa contar com um bom sistema de gestão. Afinal, essa tecnologia automatiza o controle de entrada e saída de itens, evita erros que podem gerar números equivocados dos níveis de estoque e aumenta a produtividade de todos os setores da empresa.

 

Além disso, um sistema de gestão eficiente ainda permite que você planeje as compras de forma estratégica, e assim, evite a falta ou o excesso de itens estocados. Saiba mais sobre gestão de estoque e como a tecnologia pode ajudar em nosso ebook exclusivo!




Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas