Tipos de estoque: veja os principais e qual escolher para sua empresa

Em dúvidas sobre como organizar o estoque da sua empresa? Conheça os tipos de estoque e entenda como escolher a melhor opção para que seu negócio cresça de forma sustentável
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Quem conhece bem o processo de vendas sabe que tudo começa muito antes do contato com o cliente. Uma dessas etapas é a gestão e o controle dos tipos de estoque.

Afinal, é essencial entender como manter o fluxo e a organização dos produtos para garantir que os pedidos dos clientes sejam atendidos com agilidade e eficiência. E, então, é preciso definir qual o melhor tipo de estoque para o seu negócio.

Vamos entender as características dos principais tipos de estoque e saber como fazer um controle eficiente. Boa leitura!

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Quais são os principais tipos de estoque?

Existem vários tipos de estoque que podem ser mantidos por uma empresa, cada um com suas próprias características e finalidades. Por isso, conhecer quais são os principais tipos de estoque pode ajudar a gerenciar efetivamente seus recursos, controlar os custos e atender às necessidades dos clientes de maneira eficiente.

Estoque em canal

Conhecido como estoque em trânsito, é o estoque mantido por um intermediário ou canal de distribuição para atender as demandas dos clientes. Armazena as mercadorias que já foram adquiridas e estão em rota de transporte para sua empresa ou filiais.

Estoque médio

Para compor esse tipo de estoque, é preciso fazer um cálculo simples: a quantidade de produtos no início + a quantidade de produtos atualizada do final dividido por um período. A partir desse monitoramento e dessa métrica, pode-se fazer uma previsão.

Estoque de especulação

É o tipo de estoque mantido com a expectativa de que o preço dos produtos aumente no futuro. Geralmente, é escolhido quando há incertezas em relação à oferta ou à demanda dos produtos no futuro.

Estoque regulador

Esse tipo de estoque de empresa é praticado em negócios que possuem filiais. Ele funciona da seguinte forma: em geral, a matriz mantém a maior parte dos produtos, fazendo envio quando necessário às unidades filiais.

Estoque cíclico

Como o próprio nome já diz, é um tipo de controle de estoque que flutua com base em ciclos de demanda sazonal ou previsível. As lojas de roupas podem ter um estoque maior de roupas de inverno no final do outono, com o aumento da demanda, e um estoque menor durante o verão, quando a demanda diminui.

Estoque de segurança

É um tipo de estoque mantido como precaução contra incertezas na demanda ou no fornecimento. Ou seja, nele existe uma margem de segurança com produtos a mais para não perder vendas.

Fique atento: é importante lembrar que a gestão do estoque de segurança é uma forma de gerenciamento de risco, não uma oportunidade para aumentar as vendas.

Estoque obsoleto

Dos tipos de estoque existentes, esse é resultado de uma má gestão. Nele estão os itens que podem ser vendidos ou utilizados, seja por mudanças no comportamento do mercado ou desinteresse dos clientes.

Estoque consignado

Neste tipo de estoque, a logística consiste no uso de um espaço de armazenamento terceirizado. É uma maneira de potencializar as vendas sem aumentar o custo fixo da empresa.

Dropshipping 

Esse modelo é recente e vem atendendo a demanda das lojas virtuais, dispensando sua necessidade de manter um estoque físico. Nessa logística, há a venda direta para o cliente e, somente depois, faz-se a encomenda com o fornecedor.

Como definir o tipo de estoque ideal para o seu modelo de negócio?

Na essência, o tipo de estoque ideal para o seu negócio depende muito do que você vende e de como você vende. Alguns tópicos devem ser considerados nessa decisão:

  • Tipo de produto: você vende produtos perecíveis, como alimentos frescos, ou produtos duráveis, como roupas e eletrônicos? Se você vende produtos perecíveis, precisa ter um estoque que possa ser girado rapidamente para evitar que os produtos estraguem. Para produtos duráveis, você pode manter um estoque por um período maior.
  • Demanda do cliente: é importante entender o que seus clientes querem e com que frequência eles compram. Se você tem muitos clientes que compram regularmente, pode ser necessário manter um estoque maior. Mas, se seus clientes compram esporadicamente, você pode manter um estoque menor e reabastecer conforme necessário.
  • Espaço de armazenamento: você tem muito espaço para armazenar seu estoque ou precisa lidar com limitações? Se for o segundo caso, pode precisar ser mais seletivo sobre quais produtos manter em estoque e em que quantidade.
  • Custo do estoque: manter estoque custa dinheiro, então você precisa equilibrar o custo de manutenção com o risco de ficar sem produtos para vender. Isso significa que você precisa encontrar um equilíbrio entre manter um estoque suficiente para atender à demanda dos clientes, sem ficar com excesso de produtos parados por muito tempo.
  • Fornecedores: considere a reciprocidade dos seus fornecedores. Se você confia nos seus fornecedores para entregar rapidamente e em quantidade suficiente, pode manter um estoque menor. Mas, se você tem problemas frequentes com fornecedores, pode ser necessário manter um estoque maior como precaução.

O tipo de estoque ideal para o seu negócio é aquele que equilibra esses e outros fatores. Ao entender e ajustar seu estoque conforme necessário, você pode garantir que tenha o tipo certo de estoque para o seu modelo de negócio, mantendo a saúde financeira e a excelência no atendimento.

Saiba como controlar seu estoque com eficiência

Produto certo na hora certa: é assim que funciona uma gestão de estoque de excelência. Mas, como chegar nesse resultado? Algumas práticas são essenciais para garantir o sucesso do seu tipo de estoque.

Mantenha um registro de todas as mercadorias que entram e saem do seu estoque. Isso pode ser feito usando um sistema de gerenciamento de estoque informatizado, como um ERP para gestão de estoque.

Organização é a palavra-chave para facilitar a localização dos produtos. Use prateleiras, caixas ou etiquetas para identificar claramente cada item.

Realize inventários periódicos para comparar o que está registrado no seu sistema com o que está realmente no estoque. Isso ajuda a identificar discrepâncias e possíveis problemas, como roubo ou perdas.

Além do sistema, considere também o uso de tecnologia, como scanners de código de barras, para facilitar o registro e controle do estoque. Isso pode tornar o processo mais rápido e preciso.

Analise o histórico de vendas para identificar padrões e prever a demanda futura. Essa é uma forma de evitar excesso ou falta de estoque.

Defina níveis mínimos de estoque para cada produto e reabasteça-os sempre que atingirem esse limite. Assim, você nunca ficará sem mercadorias essenciais.

Mantenha seus fornecedores informados sobre suas necessidades de estoque e prazos de entrega. Dessa forma, torna-se possível evitar atrasos e garantir um fluxo contínuo de mercadorias.

Omie: solução certa para a gestão de estoque eficiente

Ao conhecer quais tipos de estoque podem ser aplicados na sua empresa, você passa a ter mais facilidade na tomada de decisão da gestão de estoque do negócio. Como você pôde visualizar, isso contribui para o sucesso a médio e longo prazo.

A tecnologia, em diversos momentos do processo, é uma aliada imprescindível para essa tarefa. E quanto mais dados ela oferece, melhor!

Omie pode ser esse parceiro que você está buscando. Acompanhe suas compras e vendas pelo sistema e garanta que a quantidade certa de produtos esteja disponível e organizada.

Facilite sua rotina empreendedora com uma plataforma que realiza operações de gestão de empresas de forma rápida. Conheça e experimente!

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
paletização o que é e quais os tipos
Entenda mais sobre a paletização, seus tipos, vantagens e como fazer esse processo na sua empresa.
tecnologia nas vendas de indústrias e distribuidoras
A combinação de soluções tecnológicas de sistema de gestão e forças de vendas vão transformar sua empresa e maximizar seus
frete CIF
Entenda o que é frete CIF, como funciona e se ele é realmente indicado para o seu negócio.