Toda empresa que busca vantagem competitiva no mercado precisa desenvolver uma gestão com processos estruturados, gerando, assim, mais valor para o cliente atendido. Para alcançar esses resultados, a cadeia de valor é grande aliada.
É essencial para o negócio usar essa ferramenta para atender as expectativas do público, gerando uma percepção positiva sobre a organização. Entenda mais sobre esse conceito e como pode ser aplicado de forma eficiente no seu negócio. Continue a leitura!
O que é cadeia de valor?
A cadeia de valor é uma ferramenta para gerenciar os processos da empresa, de modo que estejam relacionados e possam gerar valor para o cliente.
Isso porque são diferentes atividades que a empresa realiza desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor. Assim, mapear cada uma delas pode ajudar o gestor a entender seu negócio de forma sistêmica.
Criada pelo norte-americano Michael Porter, em 1985, a cadeia de valor é uma forma de compreender como está o funcionamento da empresa, possibilitando identificar pontos de melhoria e entregar uma proposta de valor para o público, destacando-se da concorrência.
Qual o objetivo de uma cadeia de valor?
O método visa organizar os processos de um negócio, com atenção aos elos entre eles e como cada um pode gerar valor para o cliente. Possibilita, portanto, uma visão abrangente da organização e de como as atividades são realizadas e relacionadas.
Para compreender o intuito dessa ferramenta, basta entender que cadeia aqui seria uma corrente com uma série de elos ligados. Dessa forma, permite ao gestor estruturar esses processos para entregar “algo a mais” para o consumidor.
Uma vez que a empresa define o valor que deseja entregar para o cliente, a cadeia de valor auxiliará para que todas as atividades realizadas pela empresa estejam dentro do mesmo propósito.
Vale destacar que a proposta de valor varia de empresa para empresa, pois depende dos produtos ou serviços oferecidos.
Qual a importância da cadeia de valor?
A cadeia de valor é importante para qualquer tipo de empresa, pois favorece o crescimento do negócio, ajuda na melhoria contínua e na busca por melhores resultados de forma integrada.
Com a ferramenta, o gestor entende, de fato, se a estruturação de processos e atividades estão indo pelo melhor caminho. Compreende ainda as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.
Dessa maneira, pode criar estratégias para reduzir custos, melhorar o atendimento ao cliente, a qualidade de produtos ou serviços, entre outros aspectos, dependendo do ramo de atuação.
Quais os benefícios de uma cadeia de valor?
Confira algumas vantagens que a construção de uma cadeia de valor pode trazer para a empresa:
- reestruturação de processos que podem estar desalinhados com a geração de valor para o cliente;
- melhoria de processos que já estão colaborando para a melhor geração de valor para o cliente;
- planejamento estratégico mais direcionado;
- definição de orçamento mais preciso, pois todas as atividades estão mapeadas e estruturadas;
- auxílio na definição de prioridades em momentos de crise, como corte de despesas, sem que isso afete a qualidade de produtos ou serviços;
- incentivo para a inovação tecnológica, buscando automatizar processos para entregar mais valor ao público;
- vantagem competitiva do seu negócio com o mapeamento e gestão de processos mais eficiente.
Quais são as atividades da cadeia de valor?
Para entender melhor o que é a cadeia de valor, é importante saber quais as atividades que a compõem. Veja abaixo.
Atividades primárias
As atividades primárias ou “processos core” geram valor para o cliente de forma direta, como:
- logística interna ou de entrada – são as relações com fornecedores, contratação de serviços e compra de materiais para a produção;
- operações – processos relacionados à saída dos produtos finais, ou seja, montagem, embalagens, manutenções e equipamentos;
- logística externa ou de saída – atividade relacionada à entrega dos produtos ou serviços para os clientes;
- marketing e vendas – ações para atrair e conduzir os clientes para a aquisição do produto ou serviço e para otimizar o processo de vendas. É importante analisar todas as métricas de marketing para traçar as melhores estratégias;
- serviços – é o pós-venda, que consiste em oferecer todo o suporte que os clientes precisam após adquirir produtos ou serviços;
- margem – item relacionado diretamente ao objetivo final da empresa, que, na maioria das vezes, será o lucro gerado com a venda do produto ou serviço.
Atividades de apoio
As atividades de apoio ajudam na geração de valor de forma indireta e dão suporte para a otimização das atividades primárias. São elas:
- infraestrutura – atividades relacionadas à gestão da empresa, como as áreas administrativa, financeira e contábil;
- recursos humanos – envolve os processos de contratação e rescisão, assim como programas de desenvolvimento de funcionários, quadro de benefícios, entre outras frentes relacionadas à gestão de pessoas;
- desenvolvimento tecnológico – automação e otimização de processos para gerar mais agilidade na rotina, o que se reflete em um atendimento de melhor qualidade ao cliente;
- aquisição e compras – atividade relacionada aos insumos necessários para a produção, prestação de serviços e para o funcionamento dos setores.
Como fazer uma cadeia de valor eficiente?
Como implementar esse método na sua empresa? Confira o passo a passo a seguir.
1. Identifique as subcategorias
A fim de determinar a estrutura total da sua cadeia de valor, é preciso identificar as subcategorias de cada atividade primária. As subcategorias ajudam a entender o que, de fato, gera valor, o que precisa ser priorizado e o que necessita de reestruturação.
Confira o exemplo de subcategorias:
- atividades diretas – criam valor para o negócio por si só;
- atividades indiretas – auxiliam nas atividades diretas, otimizando-as;
- atividades de garantia de qualidade – garante que todas as atividades serão realizadas dentro do padrão proposto.
2. Verifique as relações entre as áreas
Entenda como as áreas se relacionam (os elos da cadeia) e como cada uma delas pode favorecer o bom funcionamento da outra para, assim, mapear ações em conjunto e estar sempre alinhado ao objetivo final.
3. Analise os custos das atividades
Analisar o custo que cada atividade acarreta para a empresa ajuda a garantir a saúde financeira do negócio.
Possibilita entender, assim, quais áreas precisam de mais investimento ou se há necessidade de redução de custos. Esse passo ajuda também a entender melhor sobre a vantagem competitiva que a empresa possui.
4. Trabalhe nas estratégias
Trabalhe em cada uma das estratégias, buscando sempre o melhor resultado para o negócio. Identifique as oportunidades pelo caminho e trace um planejamento consistente e com menos falhas.
Descubra como gerar valor para o seu cliente e se destaque no mercado
Traçar um bom planejamento e ter uma estrutura consistente de processos é a chave para o sucesso do negócio. É necessário entender o que gera valor para o cliente e, assim, traçar estratégias para atingir esse objetivo.
A cadeia de valor é uma ferramenta que não pode faltar, afinal o cliente está cada vez mais exigente e busca um diferencial em produtos e serviços. E, para agilizar atividades, o ideal é contar com sistemas de gestão para automatizar processos e reduzir custos.
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