O que é cadeia de valor e como fazer?

Saiba mais sobre cadeia de valor e como essa metodologia é poderosa para a estruturação da sua empresa.
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Toda empresa que busca boas vantagens competitivas no mercado, precisa desenvolver uma excelente gestão com processos estruturados, gerando assim mais valor para o cliente atendido. Para alcançar esses resultados, a cadeia de valor é grande aliada. 

É essencial para o negócio ter esse método mapeado para entender como a empresa se diferencia dos concorrentes, analisando a estratégia que está sendo utilizada, para utilizá-la, visando atender as expectativas da audiência, gerando uma percepção positiva sobre a organização. Entenda mais sobre esse conceito e como pode ser aplicado de forma eficiente. 

O que é cadeia de valor?

Criada por Michael Porter em 1985, cadeia de valor é uma ferramenta utilizada para gerenciar as atividades e processos da empresa, com o objetivo de que todas as atividades estejam relacionadas e com a mesma meta: gerar mais valor para o cliente. 

Essa é uma ferramenta importante para qualquer tipo de empresa, pois favorece o crescimento do negócio, na melhoria contínua e na busca por melhores resultados de forma integrada. Uma vez que a empresa define o valor que deseja entregar para o cliente, a cadeia de valor auxiliará para que todas as atividades realizadas pela empresa estejam dentro do mesmo propósito. 

Qual a importância da cadeia de valor?

A cadeia de valor é fundamental para entender de fato se a estruturação de processos e atividades estão indo pelo melhor caminho. É importante também que seja feita uma estratégia unificada em busca do mesmo objetivo. Confira algumas vantagens que a construção de uma cadeia de valor de uma empresa pode trazer: 

  • Reestruturação de processos que podem estar desalinhados com a geração de valor para o cliente; 
  • Planejamento estratégico mais direcionado; 
  • Melhoria de processos que já estão colaborando para a melhor geração de valor para o cliente; 
  • Maior clareza e definição da vantagem competitiva que seu negócio tem perante aos demais. 

Atividades da cadeia de valor de Porter

Vamos analisar um pouco mais dos elementos que compõem a cadeia de valor. Definido e desenvolvido por Porter, há uma série de atividades que são comuns entre as empresas. Entenda mais sobre elas: 

Atividades primárias

As atividades primárias são aquelas que geram valor para o cliente de forma direta. Conheça cada uma delas: 

Logística interna 

A logística interna tem relação com toda a troca feita com fornecedores, contratação de serviços e compra de materiais que se tornarão produtos. Itens essenciais para a construção de valor da empresa. 

Operações

As operações dizem respeito a todos os processos relacionados à saída dos produtos finais, ou seja, montagem, embalagens, manutenções e equipamentos necessários para levar o produto de dentro para fora. 

Logística externa

A logística externa é a atividade relacionada à entrega dos produtos ou serviços para os clientes, no destino. 

Marketing e vendas

Marketing e vendas, são as atividades relacionadas às ações realizadas para atrair e conduzir os clientes para a aquisição do produto ou serviço. É importante analisar todas as métricas de marketing, para atrair mais clientes e otimizar o processo de vendas. 

Serviços

Também conhecido como pós-vendas, essa etapa do processo consiste em oferecer todo o suporte necessário que os clientes precisam após adquirir os produtos. 

Margem

Item relacionado diretamente ao objetivo final da empresa, que na maioria das vezes será o lucro gerado com a venda do produto ou serviço. 

Atividades de apoio

As atividades de apoio ajudam na geração de valor de forma indireta, porém dão suporte para a otimização das atividades primárias. Conheça as atividades: 

Infraestrutura 

Atividades relacionadas a toda a gestão administrativa, financeira, contábil e tudo o que engloba a infraestrutura da empresa, que constrói uma base forte e organizada. 

Recursos humanos

Setor responsável por todos os processos de contratação e rescisão, assim como liderar o programa de desenvolvimento de funcionários, quadro de benefícios, dentre outras frentes relacionadas à gestão de pessoas

Desenvolvimento tecnológico

Processo responsável pela aquisição de novas ferramentas, buscando sempre fazer o uso de novas tecnologias, propondo mais inovação tecnológica, assim como automação de processos para gerar mais agilidade na rotina.

Aquisição e compras

Em aquisição e compras, o objetivo é providenciar todos os insumos necessários que a empresa precisa para o desenvolvimento do seu produto e o funcionamento dos setores. Esse processo precisará relacionar-se com fornecedores, na busca das melhores matérias primas para a produção. 

4 passos para fazer uma cadeia de valor eficiente

Após entender cada processos para a estruturação de uma boa cadeia de valor para a empresa, mostraremos alguns passos que podem te ajudar na construção de uma cadeia de valor eficiente:

1. Identifique as subcategorias

A fim de determinar a estrutura total da sua cadeia de valor, é preciso identificar as subcategorias de cada atividade primária. As subcategorias ajudaram a entender o que de fato gera valor, o que precisa ser priorizado e o que necessitará de reestruturação. 

Confira o exemplo de subcategorias:

  • Atividades diretas: criam valor para o negócio por si só;
  • Atividades indiretas: auxiliam nas atividades diretas otimizando-as;
  • Atividades de garantia de qualidade: garante que todas as atividades serão realizadas dentro do padrão proposto.

2. Verifique as relações entre as áreas

Entenda como as áreas se relacionam e como cada uma delas pode favorecer o bom funcionamento da outra para, assim, mapear ações em conjunto e estar sempre alinhado ao objetivo final. 

3. Analise os custos das atividades

Analisar o custo que cada atividade acarretará para a empresa ajuda a garantir a saúde financeira do negócio, entendendo, assim, quais áreas precisam de mais investimento ou redução de custos. Esse passo ajudará também a entender melhor sobre a vantagem competitiva que a empresa possui. 

4. Trabalhe nas estratégias 

Trabalhe em cada uma das estratégias buscando sempre o melhor resultado para o negócio. Identifique as oportunidades pelo caminho e trace um planejamento consistente e com menos falhas. 

Planejamento e estrutura são peças-chave para a empresa 

Traçar um bom planejamento e ter uma estruturação consistente é a chave para o sucesso do negócio. É necessário entender o que de fato gera valor para o cliente que a sua empresa atende para, assim, realizar ações em prol desse único objetivo.

Diante de tantos processos, dados e informações, é necessário contar com ótimas ferramentas, obtendo um resultado satisfatório sem deixar nada de lado. Para te ajudar nesse desafio, você precisa conhecer o sistema de gestão da Omie, um sistema ERP unificado, que te ajudará na estruturação da cadeia de valor. Conheça esse serviço!


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