Toda empresa que busca boas vantagens competitivas no mercado, precisa desenvolver uma excelente gestão com processos estruturados, gerando assim mais valor para o cliente atendido. Para alcançar esses resultados, a cadeia de valor é grande aliada.
É essencial para o negócio ter esse método mapeado para entender como a empresa se diferencia dos concorrentes, analisando a estratégia que está sendo utilizada, para utilizá-la, visando atender as expectativas da audiência, gerando uma percepção positiva sobre a organização. Entenda mais sobre esse conceito e como pode ser aplicado de forma eficiente.
O que é cadeia de valor?
Criada por Michael Porter em 1985, cadeia de valor é uma ferramenta utilizada para gerenciar as atividades e processos da empresa, com o objetivo de que todas as atividades estejam relacionadas e com a mesma meta: gerar mais valor para o cliente.
Essa é uma ferramenta importante para qualquer tipo de empresa, pois favorece o crescimento do negócio, na melhoria contínua e na busca por melhores resultados de forma integrada. Uma vez que a empresa define o valor que deseja entregar para o cliente, a cadeia de valor auxiliará para que todas as atividades realizadas pela empresa estejam dentro do mesmo propósito.
Qual a importância da cadeia de valor?
A cadeia de valor é fundamental para entender de fato se a estruturação de processos e atividades estão indo pelo melhor caminho. É importante também que seja feita uma estratégia unificada em busca do mesmo objetivo. Confira algumas vantagens que a construção de uma cadeia de valor de uma empresa pode trazer:
- Reestruturação de processos que podem estar desalinhados com a geração de valor para o cliente;
- Planejamento estratégico mais direcionado;
- Melhoria de processos que já estão colaborando para a melhor geração de valor para o cliente;
- Maior clareza e definição da vantagem competitiva que seu negócio tem perante aos demais.
Atividades da cadeia de valor de Porter
Vamos analisar um pouco mais dos elementos que compõem a cadeia de valor. Definido e desenvolvido por Porter, há uma série de atividades que são comuns entre as empresas. Entenda mais sobre elas:
Atividades primárias
As atividades primárias são aquelas que geram valor para o cliente de forma direta. Conheça cada uma delas:
Logística interna
A logística interna tem relação com toda a troca feita com fornecedores, contratação de serviços e compra de materiais que se tornarão produtos. Itens essenciais para a construção de valor da empresa.
Operações
As operações dizem respeito a todos os processos relacionados à saída dos produtos finais, ou seja, montagem, embalagens, manutenções e equipamentos necessários para levar o produto de dentro para fora.
Logística externa
A logística externa é a atividade relacionada à entrega dos produtos ou serviços para os clientes, no destino.
Marketing e vendas
Marketing e vendas, são as atividades relacionadas às ações realizadas para atrair e conduzir os clientes para a aquisição do produto ou serviço. É importante analisar todas as métricas de marketing, para atrair mais clientes e otimizar o processo de vendas.
Serviços
Também conhecido como pós-vendas, essa etapa do processo consiste em oferecer todo o suporte necessário que os clientes precisam após adquirir os produtos.
Margem
Item relacionado diretamente ao objetivo final da empresa, que na maioria das vezes será o lucro gerado com a venda do produto ou serviço.
Atividades de apoio
As atividades de apoio ajudam na geração de valor de forma indireta, porém dão suporte para a otimização das atividades primárias. Conheça as atividades:
Infraestrutura
Atividades relacionadas a toda a gestão administrativa, financeira, contábil e tudo o que engloba a infraestrutura da empresa, que constrói uma base forte e organizada.
Recursos humanos
Setor responsável por todos os processos de contratação e rescisão, assim como liderar o programa de desenvolvimento de funcionários, quadro de benefícios, dentre outras frentes relacionadas à gestão de pessoas.
Desenvolvimento tecnológico
Processo responsável pela aquisição de novas ferramentas, buscando sempre fazer o uso de novas tecnologias, propondo mais inovação tecnológica, assim como automação de processos para gerar mais agilidade na rotina.
Aquisição e compras
Em aquisição e compras, o objetivo é providenciar todos os insumos necessários que a empresa precisa para o desenvolvimento do seu produto e o funcionamento dos setores. Esse processo precisará relacionar-se com fornecedores, na busca das melhores matérias primas para a produção.
4 passos para fazer uma cadeia de valor eficiente
Após entender cada processos para a estruturação de uma boa cadeia de valor para a empresa, mostraremos alguns passos que podem te ajudar na construção de uma cadeia de valor eficiente:
1. Identifique as subcategorias
A fim de determinar a estrutura total da sua cadeia de valor, é preciso identificar as subcategorias de cada atividade primária. As subcategorias ajudaram a entender o que de fato gera valor, o que precisa ser priorizado e o que necessitará de reestruturação.
Confira o exemplo de subcategorias:
- Atividades diretas: criam valor para o negócio por si só;
- Atividades indiretas: auxiliam nas atividades diretas otimizando-as;
- Atividades de garantia de qualidade: garante que todas as atividades serão realizadas dentro do padrão proposto.
2. Verifique as relações entre as áreas
Entenda como as áreas se relacionam e como cada uma delas pode favorecer o bom funcionamento da outra para, assim, mapear ações em conjunto e estar sempre alinhado ao objetivo final.
3. Analise os custos das atividades
Analisar o custo que cada atividade acarretará para a empresa ajuda a garantir a saúde financeira do negócio, entendendo, assim, quais áreas precisam de mais investimento ou redução de custos. Esse passo ajudará também a entender melhor sobre a vantagem competitiva que a empresa possui.
4. Trabalhe nas estratégias
Trabalhe em cada uma das estratégias buscando sempre o melhor resultado para o negócio. Identifique as oportunidades pelo caminho e trace um planejamento consistente e com menos falhas.
Planejamento e estrutura são peças-chave para a empresa
Traçar um bom planejamento e ter uma estruturação consistente é a chave para o sucesso do negócio. É necessário entender o que de fato gera valor para o cliente que a sua empresa atende para, assim, realizar ações em prol desse único objetivo.
Diante de tantos processos, dados e informações, é necessário contar com ótimas ferramentas, obtendo um resultado satisfatório sem deixar nada de lado. Para te ajudar nesse desafio, você precisa conhecer o sistema de gestão da Omie, um sistema ERP unificado, que te ajudará na estruturação da cadeia de valor. Conheça esse serviço!