Cadeia de valor: descubra o que é, quais os benefícios e como fazer de forma eficiente

Entenda melhor os processos da sua empresa e como eles se relacionam implementando a cadeia de valor.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Toda empresa que busca vantagem competitiva no mercado precisa desenvolver uma gestão com processos estruturados, gerando, assim, mais valor para o cliente atendido. Para alcançar esses resultados, a cadeia de valor é grande aliada.

É essencial para o negócio usar essa ferramenta para atender as expectativas do público, gerando uma percepção positiva sobre a organização. Entenda mais sobre esse conceito e como pode ser aplicado de forma eficiente no seu negócio. Continue a leitura!

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

O que é cadeia de valor?

A cadeia de valor é uma ferramenta para gerenciar os processos da empresa, de modo que estejam relacionados e possam gerar valor para o cliente.

Isso porque são diferentes atividades que a empresa realiza desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor. Assim, mapear cada uma delas pode ajudar o gestor a entender seu negócio de forma sistêmica.

Criada pelo norte-americano Michael Porter, em 1985, a cadeia de valor é uma forma de compreender como está o funcionamento da empresa, possibilitando identificar pontos de melhoria e entregar uma proposta de valor para o público, destacando-se da concorrência.

Qual o objetivo de uma cadeia de valor?

O método visa organizar os processos de um negócio, com atenção aos elos entre eles e como cada um pode gerar valor para o cliente. Possibilita, portanto, uma visão abrangente da organização e de como as atividades são realizadas e relacionadas.

Para compreender o intuito dessa ferramenta, basta entender que cadeia aqui seria uma corrente com uma série de elos ligados. Dessa forma, permite ao gestor estruturar esses processos para entregar “algo a mais” para o consumidor.

Uma vez que a empresa define o valor que deseja entregar para o cliente, a cadeia de valor auxiliará para que todas as atividades realizadas pela empresa estejam dentro do mesmo propósito.

Vale destacar que a proposta de valor varia de empresa para empresa, pois depende dos produtos ou serviços oferecidos.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Qual a importância da cadeia de valor?

A cadeia de valor é importante para qualquer tipo de empresa, pois favorece o crescimento do negócio, ajuda na melhoria contínua e na busca por melhores resultados de forma integrada.

Com a ferramenta, o gestor entende, de fato, se a estruturação de processos e atividades estão indo pelo melhor caminho. Compreende ainda as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.

Dessa maneira, pode criar estratégias para reduzir custos, melhorar o atendimento ao cliente, a qualidade de produtos ou serviços, entre outros aspectos, dependendo do ramo de atuação.

Quais os benefícios de uma cadeia de valor?

Confira algumas vantagens que a construção de uma cadeia de valor pode trazer para a empresa:

  • reestruturação de processos que podem estar desalinhados com a geração de valor para o cliente;
  • melhoria de processos que já estão colaborando para a melhor geração de valor para o cliente;
  • planejamento estratégico mais direcionado;
  • definição de orçamento mais preciso, pois todas as atividades estão mapeadas e estruturadas;
  • auxílio na definição de prioridades em momentos de crise, como corte de despesas, sem que isso afete a qualidade de produtos ou serviços;
  • incentivo para a inovação tecnológica, buscando automatizar processos para entregar mais valor ao público;
  • vantagem competitiva do seu negócio com o mapeamento e gestão de processos mais eficiente.

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Quais são as atividades da cadeia de valor?

Para entender melhor o que é a cadeia de valor, é importante saber quais as atividades que a compõem. Veja abaixo.

Atividades primárias

As atividades primárias ou “processos core” geram valor para o cliente de forma direta, como:

  • logística interna ou de entrada – são as relações com fornecedores, contratação de serviços e compra de materiais para a produção;
  • operações – processos relacionados à saída dos produtos finais, ou seja, montagem, embalagens, manutenções e equipamentos;
  • logística externa ou de saída – atividade relacionada à entrega dos produtos ou serviços para os clientes;
  • marketing e vendas – ações para atrair e conduzir os clientes para a aquisição do produto ou serviço e para otimizar o processo de vendas. É importante analisar todas as métricas de marketing para traçar as melhores estratégias;
  • serviços – é o pós-venda, que consiste em oferecer todo o suporte que os clientes precisam após adquirir produtos ou serviços;
  • margem – item relacionado diretamente ao objetivo final da empresa, que, na maioria das vezes, será o lucro gerado com a venda do produto ou serviço.

Atividades de apoio

As atividades de apoio ajudam na geração de valor de forma indireta e dão suporte para a otimização das atividades primárias. São elas:

  • infraestrutura – atividades relacionadas à gestão da empresa, como as áreas administrativa, financeira e contábil;
  • recursos humanos – envolve os processos de contratação e rescisão, assim como programas de desenvolvimento de funcionários, quadro de benefícios, entre outras frentes relacionadas à gestão de pessoas;
  • desenvolvimento tecnológico – automação e otimização de processos para gerar mais agilidade na rotina, o que se reflete em um atendimento de melhor qualidade ao cliente;
  • aquisição e compras – atividade relacionada aos insumos necessários para a produção, prestação de serviços e para o funcionamento dos setores.

Como fazer uma cadeia de valor eficiente?

Como implementar esse método na sua empresa? Confira o passo a passo a seguir.

1. Identifique as subcategorias

A fim de determinar a estrutura total da sua cadeia de valor, é preciso identificar as subcategorias de cada atividade primária. As subcategorias ajudam a entender o que, de fato, gera valor, o que precisa ser priorizado e o que necessita de reestruturação.

Confira o exemplo de subcategorias:

  • atividades diretas – criam valor para o negócio por si só;
  • atividades indiretas – auxiliam nas atividades diretas, otimizando-as;
  • atividades de garantia de qualidade – garante que todas as atividades serão realizadas dentro do padrão proposto.

2. Verifique as relações entre as áreas

Entenda como as áreas se relacionam (os elos da cadeia) e como cada uma delas pode favorecer o bom funcionamento da outra para, assim, mapear ações em conjunto e estar sempre alinhado ao objetivo final.

3. Analise os custos das atividades

Analisar o custo que cada atividade acarreta para a empresa ajuda a garantir a saúde financeira do negócio.

Possibilita entender, assim, quais áreas precisam de mais investimento ou se há necessidade de redução de custos. Esse passo ajuda também a entender melhor sobre a vantagem competitiva que a empresa possui.

4. Trabalhe nas estratégias

Trabalhe em cada uma das estratégias, buscando sempre o melhor resultado para o negócio. Identifique as oportunidades pelo caminho e trace um planejamento consistente e com menos falhas.

Descubra como gerar valor para o seu cliente e se destaque no mercado

Traçar um bom planejamento e ter uma estrutura consistente de processos é a chave para o sucesso do negócio. É necessário entender o que gera valor para o cliente e, assim, traçar estratégias para atingir esse objetivo.

A cadeia de valor é uma ferramenta que não pode faltar, afinal o cliente está cada vez mais exigente e busca um diferencial em produtos e serviços. E, para agilizar atividades, o ideal é contar com sistemas de gestão para automatizar processos e reduzir custos.

Quer melhorar o atendimento ao cliente? Então, ganhe tempo na sua rotina administrativa com as diferentes funcionalidades do sistema Omie!

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
mulheres em sofá olhando oportunidades em notebook
Descubra como identificar uma oportunidade de negócio com dicas e um passo a passo essencial para empreendedores.
melhoria contínua
Conheça o conceito de melhoria contínua, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa para alcançar melhores resultados de gestão
Franquia de tecnologia
Confira tudo o que você precisa saber sobre franquia de tecnologia e quais são os benefícios de investir neste setor