O que é demanda reprimida e como identificar?

Descubra como aproveitar oportunidades do mercado atendendo à demanda reprimida do seu público-alvo.
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De tempos em tempos, algumas necessidades surgem no mercado a partir dos desejos e demandas dos consumidores. Quando não existem produtos e serviços que atendam ao público, existe uma demanda reprimida.

Essa é uma oportunidade muito importante para as empresas, que precisam estar atentas aos movimentos do mercado para se desenvolver e oferecer o que os clientes procuram. Nesse caso, a necessidade não é criada pela empresa, mas deve apenas ser atendida de acordo com o que o público espera.

Neste artigo, vamos mostrar como identificar uma demanda reprimida e como atendê-la de forma direta para gerar melhores resultados no seu negócio.

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Qual o significado de demanda reprimida?

Para entender melhor o assunto, vamos conhecer o conceito de demanda reprimida: é quando uma necessidade da população geral, ou de um público específico, não está sendo atendida.

Isso pode acontecer porque realmente não existe um produto ou serviço que atenda à questão, porque há uma restrição que dificulta o acesso ou aquisição da oferta, ou, ainda, porque o público não conhece a solução.

Todo o conceito está muito ligado à Lei da Oferta e da Procura. A oferta envolve os produtos e serviços que as empresas comercializam. A procura é o quanto os consumidores desejam e buscam as soluções. 

Em alguns momentos, essa balança estará em equilíbrio, ou seja, há relativa quantidade de produtos ofertados e os consumidores têm as necessidades atendidas. Em outros, pode haver muitos produtos no mercado que os clientes não enxergam a utilidade.

Existe ainda o cenário em que o público procura por soluções e não encontra produtos e serviços para atendê-lo. É aqui que a demanda reprimida se encaixa e é disso que vamos tratar hoje, pois existem oportunidades de negócio que podem surgir dessas situações.

Como identificar uma demanda reprimida para investir?

Para aproveitar uma oportunidade de demanda reprimida, é preciso identificar quando isso acontece. Nem sempre essa é uma tarefa simples, porque a demanda pode estar restrita a um pequeno público, por exemplo.

Para ter certeza de que uma situação representa uma demanda reprimida, é preciso estudar o mercado, contando com pesquisas e dados. Embora a intuição e experiência do empreendedor possam ajudar a identificar a oportunidade, qualquer planejamento e estratégia devem ser desenvolvidos com base em informações concretas e confiáveis.

Assim, a empresa evita fazer um investimento ruim ou dedicar recursos para um projeto que não tem espaço no mercado. Nesse processo, realizar pesquisas mercadológicas, um tipo de estratégia de marketing, é fundamental para conhecer a necessidade do público.

Para isso, você pode utilizar os dados da sua base de clientes e falar com eles, entendendo onde há uma demanda a ser suprida. Ou é possível desenvolver um questionário e aplicar para o público em geral contratar uma empresa especializada também é uma opção válida.

Nessa pesquisa, vale fazer perguntas simples, que tragam as respostas esperadas. Isso não quer dizer manipular o público, mas perguntar o necessário para você conhecer melhor o mercado.

Junto a tudo isso, é importante estudar a concorrência, entendendo seus produtos e serviços, se alguém já atende à demanda que você está analisando ou se a solução será desenvolvida do início.

6 formas de identificar públicos não atendidos no mercado

Agora que entendemos a importância das pesquisas de mercado na descoberta da demanda reprimida, para identificar as oportunidades a serem atendidas por seus produtos e serviços, vamos ver com mais detalhes alguns pontos que vão te ajudar nesse processo.

Nesse momento, vale entender porque determinada demanda não está sendo atendida. Então, a partir dessa informação, desenvolver as estratégias mais adequadas.

Preço

Nesse caso, um produto ou serviço pode custar caro para o consumidor. Mesmo necessitando, este não consegue arcar com o valor. Por exemplo, um imóvel possui alto valor agregado e nem sempre as pessoas conseguem comprá-lo, mesmo desejando e precisando.

Outro caso é quando os custos de produção de uma mercadoria elevam seu valor e o torna inacessível para o público. No primeiro caso, uma solução pode ser apresentar mais opções de crédito; já no segundo, uma revisão dos processos gerenciais podem mostrar onde otimizar a produção e reduzir o valor do item.

Conheça as vantagens da metodologia lean e como aplicar na sua empresa para otimizar sua gestão.

Oferta

Nesse caso, a demanda reprimida existe porque não há oferta em determinada região. Também pode ser pela falta momentânea do produto ou serviço. Por exemplo, se o clima sofrer alterações em um local, pode afetar a produção agrícola, diminuindo a quantidade de certo item.

É o caso das geadas no inverno, que destroem algumas plantações, diminuindo a colheita dos produtos e, consequentemente, reduzindo a quantidade de mercadorias disponíveis. Também pode ser o cenário de certo bairro da cidade não ter um salão de beleza, por exemplo, obrigando as pessoas a buscarem o serviço em outra região.

Produção

Esse ponto está mais ligado à logística e produção das mercadorias, pois, se houver qualquer problema nesse processo, a cadeia de suprimentos será afetada. Imagine que as estradas fiquem bloqueadas durante uma semana por qualquer motivo. Se seus produtos dependem desse meio para serem entregues, o mercado ficará desabastecido, mesmo que temporariamente.

Por isso, é importante considerar como seus produtos e serviços serão fabricados e entregues para o público, sempre pensando em como driblar possíveis problemas.

Atendimento

Esse é um ponto delicado, porque o público pode ter a necessidade atendida, mas não recorre à solução por não gostar do atendimento disponível. Isso envolve o contato com o cliente propriamente dito, além da disponibilidade de canais e forma de resolver problemas que surgirem.

Podemos retomar o exemplo do salão de beleza: em certo bairro até se encontram alguns salões, mas se os clientes não gostarem do atendimento, buscarão em outro local (mesmo que mais longe e mais caro) para suprir sua necessidade.

Desconhecimento

Esse é um caso típico em que o cliente até tem condições de adquirir um produto ou serviço, mas não consegue identificar algo que o satisfaça no mercado, mesmo que já exista a solução.

Para resolver esse problema, é muito importante ter uma comunicação clara, explicando bem o que seu produto ou serviço faz, além de investir em estratégias de marketing para divulgar da melhor maneira o que sua empresa oferece.

Digamos que você venda lembranças e produtos turísticos da sua cidade, para que os visitantes saibam o que sua empresa faz. É preciso divulgá-la bem, para que eles aproveitem os souvenirs ofertados e levem recordações dos passeios realizados.

Em meio à transformação digital, produtos digitais estão em alta e podem ser uma oportunidade e um desafio para empreendedores. Muitos clientes buscam soluções inovadoras para problemas comuns, como emissão de notas fiscais, e até integração da gestão. Uma possibilidade seria optar por soluções como softwares de gestão, entre outros.

Restrições governamentais

Nesse caso, o governo acaba interferindo de alguma forma na sua produção ou prestação de serviços. Pode acontecer com a colocação de normas e leis que dificultem o acesso às suas soluções ou com a imposição de impostos, que irão encarecer suas ofertas.

É o caso, por exemplo, de um insumo necessário para seu produto, mas que o governo não permite a importação. Para não deixar seu público desassistido, é preciso buscar soluções locais que viabilizem sua produção.

Aproveite as oportunidades do mercado

A demanda reprimida pode surgir a qualquer momento, mas deve ser bem avaliada pela empresa antes de realizar qualquer investimento. Essa demanda surge quando os clientes buscam por uma solução que não é encontrada, seja por não existir ou por não estar visível.

Conhecer seu público, ter dados para embasar as decisões e contar com uma gestão empresarial otimizada são pontos essenciais para aproveitar essas oportunidades com eficiência. 

Ao identificar qual demanda deve ser suprida, invista no planejamento para atender às necessidades e não esqueça de realizar um bom plano de marketing para divulgar seus produtos e serviços. Conte com a Omie e tenha dados em tempo real hoje mesmo!

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