Organização empresarial: o que é, para que serve e 3 tipos

Veja neste artigo o que é organização empresarial, qual tipo escolher e por que é tão importante para o dia a dia do negócio.
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Para o sucesso e crescimento contínuo de um negócio, todas as áreas da organização precisam estar em sintonia e trabalhando em prol do mesmo objetivo a fim de evitar falhas no processo e prejuízos para a empresa. Para conquistar esse alinhamento, a organização empresarial se faz essencial.

Todo gestor deve se aprofundar e dominar os princípios básicos de organização empresarial. Dessa forma, a empresa produzirá com mais qualidade e proporcionará mais agilidade para o bom desempenho dos times envolvidos. Neste artigo, vamos apresentar o que é organização empresarial e os tipos que você pode aplicar em seu negócio. 

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O que é organização empresarial?

A organização empresarial é um processo essencial em uma empresa. É através dela que se passam todas as etapas da gestão empresarial de forma unificada, para que a empresa funcione de forma coerente. Além disso, ela promove uma melhor sinergia entre os times que fazem o negócio acontecer.

Uma empresa com uma boa organização empresarial compreende de ponta a ponta como a empresa funciona. Ela consegue entender melhor a sua hierarquia, os orçamentos disponibilizados por área, onde estão os maiores pontos de custos, os cargos que compõem o quadro de funcionários, entre outras questões relevantes.

Essas informações devem ser documentadas de forma organizada e acessível. Dessa forma, os gestores do negócio têm acesso e controle do que está sendo realizado na empresa para entender o que pode ser melhorado.

Além disso, a organização empresarial ajuda o gestor a conhecer melhor os membros de cada time e quais são as suas responsabilidades para o negócio funcionar. Isso favorece as tomadas de decisão baseadas nos acontecimentos do dia a dia da empresa e, é claro, em estratégias de data-drive, voltadas para o sucesso do negócio.

Entenda qual é o objetivo da organização empresarial

Organização é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Sendo assim, a organização empresarial bem estruturada é positiva para diversas áreas do negócio. 

Por exemplo, a redução de custos é um dos objetivos de uma boa organização empresarial. O monitoramento das movimentações do negócio facilita a identificação de gastos que podem ser evitados na empresa, proporcionando uma gestão financeira mais equilibrada e recursos mais bem direcionados.

Além disso, a organização empresarial visa melhorar a produtividade e gestão de tempo da organização como um todo. Com os processos alinhados, o negócio consegue produzir mais e melhor, conquistando maior motivação entre as equipes e crescimento considerável a longo prazo.

É importante salientar que o método utilizado para a organização empresarial dita a forma com que as equipes vão trabalhar em busca dos melhores resultados. Para isso, é necessário conhecer o perfil da empresa para entender qual tipo de organização empresarial mais se adequa ao negócio.

3 tipos de organização empresarial

Não existe apenas uma forma de estruturar a organização empresarial. Afinal, cada empresa tem particularidades e necessidades diferentes. Tudo vai depender do tipo de serviço/produto oferecido, tamanho do negócio, entre outras questões que devem ser analisadas.

É importante pensar na forma como as equipes costumam trabalhar e no que funcionaria melhor para elas. O número de pessoas que compõem o time também pode ser um bom parâmetro para escolher o método mais adequado. Veja a seguir 3 tipos de organização empresarial.

Organização linear

A organização linear é um dos mais conhecidos e utilizados tipos de organização empresarial. Esse modelo consiste em lideranças e funções bem definidas dentro do modelo de negócio. O formato de gestão é do topo para baixo, ou seja, há um líder que comanda os liderados para as funções serem realizadas.

Para a organização linear funcionar bem, a liderança precisa buscar o equilíbrio ideal entre cobrar as demandas, gerenciar a equipe, realizar uma boa gestão de pessoas e motivar o time a sempre produzir o melhor.

Organização funcional

Na organização funcional, os times são divididos em áreas especializadas, não tendo necessariamente um líder para cada uma delas. Nesse modelo, os times são responsáveis por suas próprias tarefas e obrigações. Geralmente, há apenas o diretor acima das equipes para auxiliar nas tomadas de decisões, mas não necessariamente interferir nelas.

É importante que a proatividade e a autonomia sejam estimuladas entre as equipes para construir e aplicar projetos. O diretor também deve ter conhecimento amplo das atividades desenvolvidas pelos times para auxiliar quando necessário. 

Organização linha-staff

Na organização empresarial linha-staff, podemos dizer que ocorre a união das duas demais formas de organização. Nesse método, há uma liderança para cada time, mas sem deixar de lado a autonomia de trabalho e o relacionamento entre as áreas

Um ponto positivo é a maior colaboração entre os times, gerando mais possibilidades. Por outro lado, é preciso ter cautela para evitar conflitos nos momentos de tomadas de decisões, definindo bem os limites entre as equipes.

Por que usar um sistema de gestão para auxiliar na organização empresarial?

Como pode perceber, definir e estruturar uma boa organização empresarial são tarefas complexas. É fundamental identificar o melhor modelo para a empresa e aplicar a melhoria contínua. De qualquer forma, para todos os tipos de gestão a agilidade é primordial para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Nesse sentido, um sistema de gestão, uma das principais tecnologias para unificar processos e ganhar tempo com automações estratégicas, pode auxiliar a organização empresarial a alinhar estrategicamente todas as áreas da empresa com segurança, evitando o desvio de informações e detalhes importantes.

Além disso, um sistema de gestão ajuda as equipes a ganharem tempo, eliminando horas de tarefas manuais pouco efetivas. Também proporciona diminuição de erros e falha nos processos.

Empresa organizada e ágil vai mais longe

Agora você já conhece quais são os tipos de organização empresarial e pode estruturar da melhor forma os processos do seu negócio. Esteja sempre atento aos detalhes apresentados aqui para melhorar continuamente e buscar crescimento e escalabilidade.

As tarefas a serem colocadas em prática são inúmeras, mas com um bom sistema ERP a sua empresa poderá ir mais longe, integrando processos, estruturando etapas e fornecendo uma comunicação mais eficaz entre os times administrativos. Conheça o sistema ERP da Omie!

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