Tomar decisões estratégicas é essencial para alcançar objetivos em seu negócio. Tratando-se de precificação, não é diferente. Você sabe como esse processo funciona?
Embora seja muito importante para a sua empresa, definir um preço justo e eficaz pode não ser tão fácil como se imagina.
Para fazer a escolha certa, é preciso pensar em fatores como gastos, despesas, lucro, concorrência e impostos, entre outros. Já parou para perceber que, se o preço for muito alto, afasta os clientes? Entretanto, caso seja muito baixo, sua empresa pode ter prejuízos.
Com isso em mente, você pode ajustar o preço para vender mais, ganhar espaço no mercado ou competir melhor, tendo sempre bastante atenção e estratégia.
Dessa forma, como obter equilíbrio e sucesso na precificação de produtos ou serviços? Acompanhe este artigo para entender melhor e aplicar práticas eficazes.
O que é precificação?
A precificação consiste em determinar o preço dos seus produtos ou serviços. No entanto, é muito mais que apenas escolher um número. É preciso saber como precificar um produto e definir o valor oferecido aos seus clientes.
Trata-se de um equilíbrio entre valor e preço. A diferença principal entre ambos é a perspectiva do cliente e o aspecto financeiro.
O valor se relaciona ao que o cliente pensa sobre os benefícios do produto ou serviço, enquanto o preço corresponde ao custo monetário real.
Por isso, ter ciência desse equilíbrio é fundamental para o sucesso do seu negócio, visto que os clientes preferem produtos ou serviços que ofereçam um valor correspondente aos benefícios e vantagens deles. Atender a essas expectativas de valor é a base para uma estratégia eficaz de precificação de serviços.
Estimar preços de forma intuitiva ou somente comparando à concorrência pode causar sérios problemas financeiros. Porém, com estratégias de precificação e cálculos precisos, esse processo fica mais simplificado.
Quais as variáveis influenciam na formação do preço?
Determinar o preço de um produto ou serviço requer atenção para diversos fatores que influenciam diretamente nas decisões estratégicas de uma empresa.
Entender como esses elementos interagem e impactam a formação de preço é o primeiro passo para estabelecer uma precificação eficaz.
Com isso, faz-se necessário ter conhecimento das variáveis que apresentam um papel essencial nesse processo de gestão financeira.
Custos de produção e despesas
São todos os gastos correspondentes à elaboração dos seus produtos ou na prestação de serviços. Isso inclui o custo da matéria-prima, mão de obra, aluguel, frete, salários e comissões dos funcionários e outros custos operacionais.
Negociações com grandes clientes
Ao lidar com grandes clientes, as negociações influenciam no preço do produto ou serviço, devido às necessidades específicas a serem cumpridas. Com isso, é necessário encontrar o equilíbrio entre atender às necessidades desses clientes e manter o lucro sem prejuízos.
Mudanças nos processos de negócios
Conforme sua empresa cresce, os processos se modificam. Essas mudanças afetam os custos a serem arcados e os preços que você pode praticar, já que o seu negócio terá necessidades maiores que antes.
Além disso, uma melhoria nos procedimentos de entrega e no suporte ao cliente podem elevar a percepção de valor e justificar esse aumento.
Regime tributário e seus efeitos
Existem diferentes impostos, como o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, e cada um afeta a quantia que sua empresa necessita pagar.
Escolher o jeito certo de lidar com os impostos proporciona economia e influencia a oferta de preços competitivos no mercado, ou, ainda, demonstra se há necessidade de cobrar mais caro para compensar os impostos.
Quais os tipos de precificação?
Há diversos métodos para formação de preço, e cada um apresenta vantagens específicas. A seguir, você conhecerá os tipos de precificação mais importantes e como eles funcionam.
Precificação baseada no custo
Essa estratégia consiste em adicionar uma margem de lucro aos custos de produção para determinar o preço.
É uma forma mais direta para estabelecer preços, garantindo a cobertura dos custos e permitindo o alcance das metas de rentabilidade. No entanto, o método não considera fatores externos, como a demanda do mercado ou a concorrência.
Precificação baseada no valor percebido
Nesse caso, o preço é definido com base na percepção de valor que os clientes têm em relação ao produto ou serviço.
Ou seja, considera não apenas os custos, mas também o quanto eles estão dispostos a pagar baseado na qualidade, nos benefícios e na diferenciação do que está sendo oferecido.
Precificação baseada na concorrência
Aqui, os preços são definidos com base na precificação dos concorrentes. A empresa monitora os preços do mercado e estabelece os seus de acordo com a concorrência direta.
Embora o método mantenha a competitividade, pode não refletir completamente o valor percebido pelo cliente e ocasionar margens de lucro mais estreitas.
Precificação sazonal e por volume
Na precificação sazonal, o objetivo é ajustar o preço conforme alguns períodos específicos do ano, como datas comemorativas ou eventos, aproveitando a alta demanda.
Por sua vez, a precificação por volume se baseia na quantidade comprada, oferecendo descontos à medida que esse volume cresce.
Ambas as estratégias otimizam a precificação em diferentes contextos: a sazonal, por meio de momentos específicos; e a por volume, buscando o incentivo de compras maiores.
Como se calcula uma precificação?
Tendo em mente que a precificação afeta diretamente a lucratividade, a competitividade e a percepção de valor, bem como as variáveis e estratégias de precificação, é preciso agir. Alguns fatores são cruciais para calcular preço de venda de um produto:
- identificação dos custos e despesas: o primeiro passo é identificar todos os custos e despesas dos seus produtos ou serviços. Isso inclui o orçamento da matéria-prima, mão de obra, aluguel e despesas operacionais.
- cálculo do ponto de equilíbrio: o ponto de equilíbrio é o nível de vendas em que seus custos totais são iguais à sua receita. Por isso, saber quando se começa a ter lucro é muito importante.
- análise da concorrência e do mercado: estude seus concorrentes e o mercado. Dessa forma, será possível compreender onde seu produto ou serviço se encontra e como se destacar nessa área.
- definição de estratégias de posicionamento: baseado nas informações coletadas, defina sua estratégia de posicionamento no mercado. Ao fazer isso, sua empresa comunica a proposta de valor aos clientes, destacando os benefícios e vantagens em relação à concorrência.
O ponto de equilíbrio e sua importância na precificação
Este é um conceito fundamental na precificação, visto que representa o ponto onde as receitas totais se igualam aos custos totais, ou seja, a empresa não está ganhando nem perdendo dinheiro.
Para calcular o ponto de equilíbrio, consideram-se os custos fixos e variáveis, bem como o preço de venda.
Além disso, quando o preço de venda de um produto for maior que o custo variável unitário, isso contribuirá para a geração de lucro e moverá o ponto de equilíbrio para um nível mais baixo de unidades vendidas. Caso contrário, a empresa ficará em prejuízo, e o ponto de equilíbrio será inatingível.
Para alcançar o ponto de equilíbrio, é necessário aumentar o preço de venda dos produtos ou serviços, diminuir custos fixos e aumentar a eficiência operacional para diminuir os custos variáveis.
A aplicação de estratégias eficazes e melhoria contínua é essencial nesse processo. Por isso, compreender e gerenciar esse ponto é a chave para a boa saúde financeira e o sucesso a longo prazo da sua empresa.
Principais perguntas feitas sobre precificação
Todo o procedimento de precificação pode gerar certas dúvidas em quem pretende executá-lo da melhor forma. Saiba as respostas de algumas das principais perguntas relacionadas a esse processo. Confira!
O que é tabela de precificação?
A tabela de preços é uma lista que define os preços de todos os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Portanto, tem a função de manter os preços consistentes e claros para os clientes.
Quais são os três tipos de precificação?
Há três principais tipos de precificação: baseada no custo, no valor percebido e na concorrência.
Como calcular o preço de um produto ou serviço?
O cálculo necessita considerar os custos, a demanda, a concorrência e a estratégia de posicionamento, bem como o ponto de equilíbrio.
Potencialize a sua gestão financeira
Compreender e aplicar estratégias de precificação é fundamental para o sucesso do seu negócio. Isso vale se seus objetivos forem amplos, como aumentar vendas e o lucro, ou mais específicos, como elevar a taxa de retorno sobre o investimento.
Com a determinação dos preços, sua empresa aplica estratégias para concretizar esses objetivos, com o intuito de gerar lucros consistentes e impulsionar o crescimento. Por isso, a precificação é a base que sustenta o sucesso e a prosperidade.
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