Precificação: o que é, importância e como calcular. Guia completo!

Explore a importância e as vantagens da precificação neste guia completo. Aprenda como dominar essa estratégia hoje!
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Tomar decisões estratégicas é essencial para alcançar objetivos em seu negócio. Tratando-se de precificação, não é diferente. Você sabe como esse processo funciona? 

Embora seja muito importante para a sua empresa, definir um preço justo e eficaz pode não ser tão fácil como se imagina.

Para fazer a escolha certa, é preciso pensar em fatores como gastos, despesas, lucro, concorrência e impostos, entre outros. Já parou para perceber que, se o preço for muito alto, afasta os clientes? Entretanto, caso seja muito baixo, sua empresa pode ter prejuízos. 

Com isso em mente, você pode ajustar o preço para vender mais, ganhar espaço no mercado ou competir melhor, tendo sempre bastante atenção e estratégia. 

Dessa forma, como obter equilíbrio e sucesso na precificação de produtos ou serviços? Acompanhe este artigo para entender melhor e aplicar práticas eficazes.

O que é precificação?

A precificação consiste em determinar o preço dos seus produtos ou serviços. No entanto, é muito mais que apenas escolher um número. É preciso saber como precificar um produto e definir o valor oferecido aos seus clientes.

Trata-se de um equilíbrio entre valor e preço. A diferença principal entre ambos é a perspectiva do cliente e o aspecto financeiro. 

O valor se relaciona ao que o cliente pensa sobre os benefícios do produto ou serviço, enquanto o preço corresponde ao custo monetário real. 

Por isso, ter ciência desse equilíbrio é fundamental para o sucesso do seu negócio, visto que os clientes preferem produtos ou serviços que ofereçam um valor correspondente aos benefícios e vantagens deles. Atender a essas expectativas de valor é a base para uma estratégia eficaz de precificação de serviços.

Estimar preços de forma intuitiva ou somente comparando à concorrência pode causar sérios problemas financeiros. Porém, com estratégias de precificação e cálculos precisos, esse processo fica mais simplificado.

Quais as variáveis influenciam na formação do preço?

Determinar o preço de um produto ou serviço requer atenção para diversos fatores que influenciam diretamente nas decisões estratégicas de uma empresa. 

Entender como esses elementos interagem e impactam a formação de preço é o primeiro passo para estabelecer uma precificação eficaz. 

Com isso, faz-se necessário ter conhecimento das variáveis que apresentam um papel essencial nesse processo de gestão financeira.

Custos de produção e despesas

São todos os gastos correspondentes à elaboração dos seus produtos ou na prestação de serviços. Isso inclui o custo da matéria-prima, mão de obra, aluguel, frete, salários e comissões dos funcionários e outros custos operacionais.

Negociações com grandes clientes

Ao lidar com grandes clientes, as negociações influenciam no preço do produto ou serviço, devido às necessidades específicas a serem cumpridas. Com isso, é necessário encontrar o equilíbrio entre atender às necessidades desses clientes e manter o lucro sem prejuízos.

Mudanças nos processos de negócios

Conforme sua empresa cresce, os processos se modificam. Essas mudanças afetam os custos a serem arcados e os preços que você pode praticar, já que o seu negócio terá necessidades maiores que antes. 

Além disso, uma melhoria nos procedimentos de entrega e no suporte ao cliente podem elevar a percepção de valor e justificar esse aumento.

Regime tributário e seus efeitos

Existem diferentes impostos, como o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, e cada um afeta a quantia que sua empresa necessita pagar. 

Escolher o jeito certo de lidar com os impostos proporciona economia e influencia a oferta de preços competitivos no mercado, ou, ainda, demonstra se há necessidade de cobrar mais caro para compensar os impostos.

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Quais os tipos de precificação?

Há diversos métodos para formação de preço, e cada um apresenta vantagens específicas. A seguir, você conhecerá os tipos de precificação mais importantes e como eles funcionam.

Precificação baseada no custo

Essa estratégia consiste em adicionar uma margem de lucro aos custos de produção para determinar o preço. 

É uma forma mais direta para estabelecer preços, garantindo a cobertura dos custos e permitindo o alcance das metas de rentabilidade. No entanto, o método não considera fatores externos, como a demanda do mercado ou a concorrência.

Precificação baseada no valor percebido

Nesse caso, o preço é definido com base na percepção de valor que os clientes têm em relação ao produto ou serviço. 

Ou seja, considera não apenas os custos, mas também o quanto eles estão dispostos a pagar baseado na qualidade, nos benefícios e na diferenciação do que está sendo oferecido.

Precificação baseada na concorrência

Aqui, os preços são definidos com base na precificação dos concorrentes. A empresa monitora os preços do mercado e estabelece os seus de acordo com a concorrência direta. 

Embora o método mantenha a competitividade, pode não refletir completamente o valor percebido pelo cliente e ocasionar margens de lucro mais estreitas.

Precificação sazonal e por volume

Na precificação sazonal, o objetivo é ajustar o preço conforme alguns períodos específicos do ano, como datas comemorativas ou eventos, aproveitando a alta demanda. 

Por sua vez, a precificação por volume se baseia na quantidade comprada, oferecendo descontos à medida que esse volume cresce. 

Ambas as estratégias otimizam a precificação em diferentes contextos: a sazonal, por meio de momentos específicos; e a por volume, buscando o incentivo de compras maiores.

Como se calcula uma precificação?

Tendo em mente que a precificação afeta diretamente a lucratividade, a competitividade e a percepção de valor, bem como as variáveis e estratégias de precificação, é preciso agir. Alguns fatores são cruciais para calcular preço de venda de um produto:

  • identificação dos custos e despesas: o primeiro passo é identificar todos os custos e despesas dos seus produtos ou serviços. Isso inclui o orçamento da matéria-prima, mão de obra, aluguel e despesas operacionais.
  • cálculo do ponto de equilíbrio: o ponto de equilíbrio é o nível de vendas em que seus custos totais são iguais à sua receita. Por isso, saber quando se começa a ter lucro é muito importante.
  • análise da concorrência e do mercado: estude seus concorrentes e o mercado. Dessa forma, será possível compreender onde seu produto ou serviço se encontra e como se destacar nessa área.
  • definição de estratégias de posicionamento: baseado nas informações coletadas, defina sua estratégia de posicionamento no mercado. Ao fazer isso, sua empresa comunica a proposta de valor aos clientes, destacando os benefícios e vantagens em relação à concorrência. 

O ponto de equilíbrio e sua importância na precificação

Este é um conceito fundamental na precificação, visto que representa o ponto onde as receitas totais se igualam aos custos totais, ou seja, a empresa não está ganhando nem perdendo dinheiro

 

Para calcular o ponto de equilíbrio, consideram-se os custos fixos e variáveis, bem como o preço de venda.

 

Além disso, quando o preço de venda de um produto for maior que o custo variável unitário, isso contribuirá para a geração de lucro e moverá o ponto de equilíbrio para um nível mais baixo de unidades vendidas. Caso contrário, a empresa ficará em prejuízo, e o ponto de equilíbrio será inatingível.

 

Para alcançar o ponto de equilíbrio, é necessário aumentar o preço de venda dos produtos ou serviços, diminuir custos fixos e aumentar a eficiência operacional para diminuir os custos variáveis.

 

A aplicação de estratégias eficazes e melhoria contínua é essencial nesse processo. Por isso, compreender e gerenciar esse ponto é a chave para a boa saúde financeira e o sucesso a longo prazo da sua empresa.

Principais perguntas feitas sobre precificação

Todo o procedimento de precificação pode gerar certas dúvidas em quem pretende executá-lo da melhor forma. Saiba as respostas de algumas das principais perguntas relacionadas a esse processo. Confira!

O que é tabela de precificação?

A tabela de preços é uma lista que define os preços de todos os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Portanto, tem a função de manter os preços consistentes e claros para os clientes.

Quais são os três tipos de precificação? 

Há três principais tipos de precificação: baseada no custo, no valor percebido e na concorrência.

Como calcular o preço de um produto ou serviço?

O cálculo necessita considerar os custos, a demanda, a concorrência e a estratégia de posicionamento, bem como o ponto de equilíbrio.

Potencialize a sua gestão financeira

Compreender e aplicar estratégias de precificação é fundamental para o sucesso do seu negócio. Isso vale se seus objetivos forem amplos, como aumentar vendas e o lucro, ou mais específicos, como elevar a taxa de retorno sobre o investimento.

Com a determinação dos preços, sua empresa aplica estratégias para concretizar esses objetivos, com o intuito de gerar lucros consistentes e impulsionar o crescimento. Por isso, a precificação é a base que sustenta o sucesso e a prosperidade.

Se você deseja simplificar a gestão e tomar decisões estratégicas embasadas em dados confiáveis, conte com a Omie, que tem um sistema de gestão para empresas que te ajuda a analisar todas as informações necessárias para definir um preço ideal. 

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