Para ter uma padronização quanto às diretrizes e restrições em relação aos processos de uma empresa, é fundamental implementar as regras de negócio. São aspectos que seguem, portanto, as políticas da organização, a fim de que seus objetivos sejam atingidos.
Para você entender o conceito de regra de negócio, exemplos dessas diretrizes, além das vantagens de implementar esses pontos na sua empresa, desenvolvemos este artigo. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.
O que são regras de negócio?
As regras de negócio se referem às diretrizes estabelecidas para atividades específicas de uma empresa. Assim, para cada contexto é preciso seguir uma regra, ou seja, o processo deve cumprir uma determinação, que pode ser uma restrição, validação ou outro aspecto.
Logo, são regras que vão guiar o funcionamento de um negócio, permitindo um alinhamento e padronização dos processos. Elas são importantes para a empresa alcançar os resultados desejados.
Essa padronização agiliza os processos por meio da automação, reduzindo erros e permitindo que a empresa siga seu planejamento estratégico. Vale destacar que ele pode ser aplicado em diferentes tipos de modelos de negócio.
Exemplos de regras de negócio
Depois de mostrar o conceito e a relevância das regras de negócio, é importante identificar situações concretas em que elas são utilizadas.
Antes de apresentar sua aplicação prática, cabe ressaltar que essas diretrizes são passadas aos desenvolvedores de softwares para poderem ser utilizadas nos processos de e-commerce e de empresas em geral.
Entenda melhor as regras de negócio, com os exemplos abaixo:
- restringir a venda de um produto caso o endereço não faça parte da cobertura de entrega da empresa;
- oferecer frete grátis ao cliente caso a compra ultrapasse um determinado valor;
- aplicar um desconto na mensalidade escolar se o boleto for pago até determinada data;
- restringir empréstimo bancário caso o cliente não tenha o score de crédito estabelecido;
- no cadastro de usuário para o serviço de assinatura do streaming, o processo só será concluído se ele inserir um número de cartão de crédito válido;
- em processos seletivos, o candidato só avança para a próxima etapa se tiver inglês fluente, curso de pós-graduação e determinada certificação;
- no departamento financeiro, as notas fiscais recebidas com valores acima de um limite estabelecido, precisam passar pela área de governança antes de serem enviadas para pagamento.
Benefícios das regras de negócio
Como você pode acompanhar a partir dos exemplos, as regras de negócio são essenciais para se estabelecer regras e condições para as mais variadas operações que ocorrem na empresa.
Como vimos, elas podem ser aplicadas para diferentes tipos de negócio, facilitando os processos e trazendo outros benefícios, como:
- permitem que as políticas estabelecidas no plano de negócio sejam cumpridas;
- eficiência no fluxo de trabalho, pois as ações são automatizadas;
- redução e eliminação de erros, porque as atividades não são feitas manualmente;
- as operações são realizadas de forma padronizada e com a qualidade esperada, visto que seguem o que foi determinado pela empresa;
- economia de tempo e recursos, pois se estabelece condições nas operações, como em cadastros e solicitações de clientes e, caso as regras não sejam cumpridas, o processo não avança;
- menos complexidade para a realização das tarefas; elas seguem as diretrizes definidas;
- respeito à legislação de um setor, validando processos somente se apresentarem a documentação correta;
- otimização dos processos, gerando serviços de valor ao cliente, melhorando a imagem da empresa no mercado.
Quais são as regras de negócio?
Se você já pensou: “o que é preciso fazer para abrir meu próprio negócio?”, precisa conhecer a importância dessas diretrizes para melhorar sua produtividade e manter os processos alinhados.
Nesse sentido, é interessante entender também quais são as características das regras de negócio. Veja abaixo:
- têm apenas uma função;
- são indivisíveis;
- são de fácil entendimento para os profissionais da empresa;
- são completas, com começo, meio e fim;
- podem ser mensuradas;
- podem ser rastreadas;
- precisam ser atualizadas e revisadas com frequência;
- são um espelho das políticas e objetivos da empresa.
Entre os tipos de regras de negócio, temos:
- if/then, que estabelece condições, assim, se o usuário digitar um cartão de crédito válido, então seu cadastro é concluído;
- if/else, que determina que se um aspecto for verdadeiro, o resultado é A, caso contrário o resultado é B. Então, se o valor da compra for maior que R$ 300, o frete grátis, caso contrário ele será cobrado;
- only/if, que somente com o cumprimento de uma condição, uma determinada ação ocorre. Por exemplo: apenas supervisores de vendas podem validar os pedidos.
Como colocar em prática as regras de negócio?
Se você é empreendedor ou tem ideias de negócios, ou seja, projeta lançar um produto ou serviço no mercado, precisa saber como aplicar as regras de negócio na sua empresa.
O primeiro ponto é definir quais serão as regras, as condições, restrições ou validações de uma operação, para que elas possam ser documentadas em um manual. Para tomar as melhores decisões, é importante ter um plano de negócio eficiente.
Para que sejam implementadas, é preciso ter uma equipe de TI e softwares para essa finalidade, como os de Business Rules Management Systems (BRMS), que são justamente, sistemas de gerenciamento de regras de negócio.
Por fim, é necessário contar com profissionais para revisar e atualizar essas regras com frequência em busca de melhorias contínuas nos procedimentos.
Perguntas e respostas regras de negócio
Tire suas dúvidas sobre regras de negócio com mais esclarecimentos que reunimos a seguir!
O que é um requisito de negócio?
É uma lista do que uma empresa precisa em relação a soluções de TI para atender suas necessidades. Os requisitos podem ser as funcionalidades do sistema, restrição, condições, entre outros.
Como criar regras de negócio?
Elas devem ser criadas considerando os objetivos e políticas da empresa, além de levar em conta aspectos de legislação e regulações do setor. Além disso, devem ter apenas uma função e serem criadas para agilizar o fluxo de trabalho e padronizar os processos.
O que faz um analista de regras de negócio?
É o profissional responsável por definir as melhores estratégias para a aplicação das regras de negócio determinadas pelos gestores, de modo a otimizar e simplificar os processos.
Com as regras de negócio, você usa a tecnologia para agilizar os processos. Saiba que seu sucesso depende também de outros recursos digitais de peso: experimente grátis o sistema ERP/Omie e descubra todas as facilidades que ele vai trazer na gestão da sua empresa!