Serviços financeiros: o que são, importância e tipos

A tecnologia trouxe agilidade e mais segurança para os serviços financeiros, além de uma variedade de produtos para empresas.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ficou no passado a ideia de que somente os bancos podem oferecer serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas. Com a transformação digital, abriu-se espaço para outras instituições, que passaram a disponibilizar produtos financeiros mais personalizados e estratégicos, especialmente para as empresas.

Neste artigo, você descobre quais são os principais tipos de serviços financeiros, sua importância e conhece também a possibilidade da sua empresa trabalhar com esses produtos. Acompanhe.

O que são serviços financeiros?

Os serviços financeiros são soluções disponibilizadas para pessoas físicas e jurídicas para otimizar e trazer praticidade na gestão de recursos e na realização de transações financeiras. 

No caso específico das empresas, são produtos que podem ajudar no dia a dia do negócio, auxiliar no planejamento estratégico e permitir seu melhor posicionamento no mercado. Afinal, são soluções que visam ajudar no equilíbrio do fluxo de caixa e nos investimentos, trazendo mais segurança para o gestor. 

Dessa maneira, a empresa pode contar com uma instituição financeira que funciona como uma parceira de negócios. Isso porque o empreendedor pode ter a antecipação de recursos, seja para compra de matérias-primas, pagamento de fornecedores, de funcionários ou para outras situações. Ou seja, consegue continuar em funcionamento, evitando demissões ou falência.

Em resumo, os serviços financeiros têm um papel importante para fazer a economia girar, dando oportunidade de crescimento para os negócios, inclusive micro e pequenas empresas.

9 Tipos de serviços financeiros no mercado

Os serviços financeiros permitem que os gestores façam um controle financeiro empresarial eficiente. No entanto, há diferentes produtos que o sistema financeiro oferece, como apresentamos a seguir.

1. Pagamentos e transferências

São serviços voltados para pagamentos em geral e transferência de forma prática e rápida, facilitando o dia a dia do setor de contas a pagar da empresa. Tudo é feito com apenas alguns cliques, seja do computador ou aplicativo, e com segurança na realização de cada transação.

Devido às necessidades das empresas, as instituições concedem um limite maior para essas transações, otimizando as atividades financeiras das empresas.

2. Empréstimos

Oscilações da economia, inadimplência de clientes ou outros fatores podem desestabilizar o caixa das empresas, exigindo recursos imediatos para honrar com as obrigações. Assim, os empréstimos vêm como a solução ideal para equilibrar as finanças dos negócios.

Cabe ao gestor pesquisar sobre os produtos do mercado para escolher aquele que tem as melhores condições. Caso ele já tenha feito um empréstimo com a instituição financeira e tenha pago as parcelas em dia, passa a ser considerado um bom pagador e consegue mais vantagens.

3. Seguros

Os seguros são produtos importantes para que o gestor possa se sentir amparado, caso algum evento ou imprevisto venha a ocorrer, porque os prejuízos serão menores. Isso porque a empresa conta com a cobertura da seguradora. Há seguros para veículos, contra incêndios e até seguro de vida para as equipes.

4. Emissão de boletos e carnês

Para oferecer comodidade aos seus clientes, é importante que a empresa possa emitir boletos ou carnês. Dessa forma, eles podem fazer o pagamento utilizando a leitura do código de barras, seguindo a data de vencimento. 

Aliás, os boletos são importantes especialmente nas compras virtuais, pois muitas pessoas têm receio de inserir os dados de cartão de crédito nessas transações.

5. Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma solução para as empresas realizarem as compras sem precisar fazer o pagamento imediato, permitindo um fôlego no caixa e um planejamento maior, já que podem concentrar os pagamentos para a data de vencimento da fatura.

6. Carteiras digitais

É um aplicativo em que a pessoa pode transferir dinheiro e armazenar dados financeiros, como o de cartões, podendo utilizar a carteira para fazer diferentes transações em lojas online e físicas.

7. Split de pagamentos

Empreendedores que fazem as vendas online podem contar com o serviço de split de pagamento, um recurso que permite a divisão de pagamentos automática entre os envolvidos na transação. 

Assim, se o cliente compra de dois ou mais lojistas em um mesmo site, pode realizar um único pagamento, pois o sistema faz a divisão entre os recebedores.

8. Pagamentos recorrentes

É a solução financeira para empresas que prestam serviços recorrentes, como o modelo de assinaturas, e com isso recebem o pagamento de mensalidade de seus clientes. Permite mais praticidade, pois não é necessário o envio de cobranças todos os meses.

9. Conta digital

Com os avanços tecnológicos, as empresas podem contar com as contas digitais, que permitem ao gestor realizar uma série de consultas e serviços bancários por um aplicativo, ou seja, olham o saldo, extrato, realizam pagamentos e aplicações, tudo de forma ágil e segura.

Quem pode oferecer serviços financeiros?

No sistema financeiro, os bancos e corretoras de valores são os mais conhecidos por oferecerem serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas, certo? Contudo, temos ainda as instituições de pagamento.

Funciona assim: as instituições financeiras, incluindo fintechs, fazem a ponte entre clientes e serviços, como investimentos, empréstimos e financiamentos. As instituições de pagamento têm como foco apenas serviços de pagamentos (compra e venda).

Quais serviços financeiros sua empresa pode oferecer?

Como você viu, as empresas também podem se utilizar de sistemas para oferecer serviços de pagamento. Já pensou em oferecer esses produtos na sua empresa? Confira as opções a seguir!

Pagamento de contas

É um serviço que permite a realização de pagamentos e transferências, mas não realiza concessão de crédito ou empréstimo. A ideia é trazer agilidade para seus clientes.

Cartão de crédito e débito

Sua empresa também pode oferecer cartão de crédito e débito, permitindo aos clientes a praticidade para realizar transações em lojas físicas e online.

Emissão de cartão bandeirado

Falando em cartões, sua empresa também pode fazer parceria com as grandes bandeiras, como Mastercard, Visa, Elo e outras, trazendo mais credibilidade para o seu produto no mercado.

Vantagens das empresas que oferecem serviços financeiros

As empresas que passam a oferecer serviços financeiros podem se tornar parceiras de seus clientes, trazendo para eles mais facilidade na realização de transações envolvendo pagamentos.

São negócios que expandem, portanto, os produtos que oferecem, podendo aumentar seu faturamento com a oferta de soluções que melhoram o dia a dia administrativo dos clientes.

banner cta empreendedor

Como um sistema ERP pode auxiliar nos serviços financeiros?

Um sistema ERP permite a gestão de controle financeiro empresarial com segurança e agilidade, permitindo a integração de diferentes setores de uma empresa. Mas, além disso, ele pode oferecer uma conta digital para pessoa jurídica permitindo cuidar das finanças e realizar serviços de pagamentos em uma única plataforma.

Assim, é o sistema Omie.Cash, que reduz seu trabalho operacional e custos e tem vários serviços financeiros para o seu negócio, como emissão e pagamento de boletos, transferências, recebimento via PIX, cartão PJ e muito mais.

Quer conhecer todos os benefícios de ter um sistema ERP com uma conta jurídica digital integrada? Descubra como cuidar das operações financeiras da sua empresa com o Omie.Cash!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
orçamento ajustado significado e exemplos
Com o orçamento ajustado, o gestor pode fazer mudanças no plano original, a fim de manter a saúde financeira do
entenda o que é danfe
Se você ainda precisa entender o que é DANFE e qual a sua importância, confira aqui neste texto.
Mulher apresentando demonstrações financeiras
Entenda o que são e como analisar corretamente as demonstrações financeiras do seu negócio.