Terceirização de serviços: tudo o que você precisa saber!

Saiba tudo sobre a terceirização de serviços, como funciona na prática, as vantagens e desvantagens e como trazer para seu negócio.
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A terceirização de serviços é uma modalidade de contrato de prestação de serviços em que uma empresa tomadora de serviços contrata outra que faz a intermediação para que ele desempenhe determinada tarefa. Um estudo conduzido pela FIA (Fundação Instituto de Administração) mostrou que a terceirização teve um aumento de 94% durante a pandemia e continua crescendo a cada ano.

Esse modelo de prestação de serviços pode apresentar grandes vantagens para uma empresa, já que é possível contratar mão de obra especializada a um preço muito mais em conta, inclusive em áreas estratégicas, como financeiro e TI. Neste post, veremos mais a fundo sobre o que é a prestação de serviços, como funciona na prática, além das vantagens e desvantagens que pode trazer para o seu negócio. Confira!

O que é terceirização de serviços?

Na terceirização de serviços, existem três partes envolvidas: a empresa tomadora de serviços, a empresa intermediária e o prestador de serviços. Nesse modelo, é redigido um contrato de prestação de serviços entre a empresa tomadora e a intermediária, para que essa possa, então, colocar seus funcionários à disposição do contratante para que determinado serviço seja feito.

É importante ressaltar que a empresa tomadora de serviços não tem qualquer tipo de vínculo empregatício com o prestador de serviços, já que todo o trâmite é feito por meio da empresa intermediadora.

Um exemplo: uma empresa X, tomadora de serviços, contrata a empresa de limpeza Y, intermediária, por meio de contrato de prestação de serviços, para fazer a manutenção de limpeza de um de seus prédios comerciais. A empresa Y, então, coloca à disposição seus prestadores de serviço para desempenhar tal função, sem serem diretamente empregados pela empresa X.

Um dos maiores benefícios da terceirização de serviços é a oportunidade de contar com mão de obra especializada nas atividades complementares do negócio e com custo reduzido. Isso faz com que a organização foque em questões fundamentais relacionadas à empresa enquanto delega outros tipos de atividade.

Além disso, a terceirização de serviços pode acontecer nas mais diversas áreas, desde serviços de limpeza e portaria até nas áreas mais especializadas, como financeiro e tecnologia da informação.

Embora seja comumente utilizada para atividades-meio, no Brasil, a partir da Lei 13.429/2017 (Lei da Terceirização), nada impede que uma empresa recorra à terceirização de serviços para atividades-fim, ficando livre para terceirizar todo tipo de atividade que julgar pertinente.

Como funciona a terceirização de serviços?

Na terceirização de serviços, uma empresa contrata outra para ficar encarregada de intermediar a prestação de serviços entre o contratante e o profissional prestador de serviços. Assim, não existe nenhum vínculo empregatício entre os dois últimos, apenas entre o profissional e a empresa intermediária contratada.

Essa prestação de serviços é regulada por meio de um contrato que deve estabelecer todos os termos da operação, como:

  • a quantidade de turnos;
  • o número de profissionais que serão alocados;
  • quais as atividades desempenhadas por cada um deles;
  • data para início e fim da prestação de serviços (que deve ser de, no mínimo, três meses).

Logo, deve conter tudo o que julgarem necessário.  

Objetivos da terceirização de serviços

Um dos objetivos principais da terceirização de serviços é a redução de custos. Isso porque, normalmente, a empresa gastará muito menos mantendo determinados tipos de produção e prestação de serviços sob sua tutela, seja com insumos ou encargos trabalhistas.

Além disso, é possível contar com profissionais que dominam a área, com conhecimentos técnicos específicos, já que trabalham para uma empresa que possui expertise naquele tipo de tarefa.

Ademais, existem ainda outras vantagens da terceirização de serviços:

  • aumento da eficiência;
  •  melhora do gerenciamento interno;
  • diminuição do desperdício;
  • aumento da empregabilidade;
  • permite que a organização tenha maior foco em seu core business;
  • flexibilidade dos colaboradores, quando se trata de um contrato sazonal;
  • melhora na qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pela empresa.

Exemplos de terceirização de serviços

Um dos exemplos mais clássicos da terceirização de serviços é no setor de limpeza, em que muitas empresas contratam negócios especializados no ramo para desempenhar tais tarefas.

Existem muitas outras áreas onde a prestação de serviços tem grande popularidade. Nesse sentido, podemos citar o setor contábil, no qual é crucial contar com profissionais bem treinados e especializados, armazenamento de produtos, aumentando a segurança e a economia. 

Ademais, é necessário onde é preciso contar com um grande número de profissionais para cobrir todos os turnos, entre muitas outras áreas, como jardinagem, alimentação, comunicação social e instalação de máquinas e equipamentos.

No Brasil, é possível terceirizar quase todos os tipos de atividade-meio e atividade-fim, com exceção para a função de vigilância e transporte de valores, onde existe a obrigatoriedade de que os profissionais sejam contratados pelo regime CLT.

Como fazer um contrato de terceirização de serviços?

A terceirização deve ser regida por um contrato de prestação de serviços, que precisa ser assinado entre a empresa tomadora de serviços e a empresa intermediária.

Nesse documento, deve constar a qualificação completa de ambas as partes, objeto da prestação do serviço, ou seja, o tipo de trabalho que será prestado, obrigações da parte contratada (empresa intermediária) e da parte contratante (empresa tomadora de serviços), prazos e duração do contrato, formas de pagamento, além do foro eleito, caso haja algum problema que tenha que ser levado à justiça.

Os desafios da terceirização de serviços

Como em qualquer tipo de operação de prestação de serviços, a terceirização traz consigo algumas desvantagens.

Aumento da competitividade

No ambiente de trabalho, pode ser criada uma atmosfera de separação entre os profissionais CLT e os terceirizados. Isso pode ser evitado com uma gestão que preze pela inclusão e valorização de todos os colaboradores igualmente, através da cultura organizacional.

Gerenciamento de fornecedores

Empresas de grande porte que terceirizam diversos tipos de serviços podem ter alguma dificuldade para gerenciar todos os contratos e manter os fornecedores a par de suas responsabilidades, principalmente por ser um modelo de serviço regido por uma legislação relativamente nova.

Terceirização de serviços e outsourcing

Se você já ouviu falar sobre outsourcing, é possível dizer, de maneira ampla, que ele e a terceirização são conceitos sinônimos, já que ambos utilizam mão de obra de uma fonte externa para desempenhar determinada função na empresa.

Ao analisar mais a fundo, porém, pode-se notar uma diferença: enquanto na terceirização de serviços o colaborador apenas desempenha determinadas tarefas dentro da sua área, no outsourcing, ele também é responsável por implementar soluções estratégicas voltadas especificamente para a empresa.

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Explore o potencial da sua empresa de forma estratégica

A terceirização de serviços é uma ótima saída para empresas que buscam aumentar a sua produtividade e reduzir os custos operacionais, ao mesmo tempo em que contam com a colaboração de profissionais especializados na área em que atuam.

Agora que você sabe como esse modelo de prestação de serviços funciona na prática, além de suas vantagens e desvantagens, fica fácil perceber como sua aplicação pode aumentar o potencial de qualquer empresa, sempre prezando pela qualidade.

Para saber mais sobre empreendedorismo, além de formas de implementar soluções tecnológicas que podem auxiliar na gestão da sua empresa, não deixe de acompanhar o conteúdo e as soluções da Omie!

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