Para descobrir como está a performance de seus colaboradores e equipes, é importante conhecer o tipo de avaliação de desempenho mais adequado para seus objetivos a fim de obter os resultados desejados.
Isso porque existem diferentes meios de o RH fazer a análise de desempenho para traçar a evolução do profissional dentro da empresa e até ter subsídios para oferecer promoções ou benefícios extras.
Quer compreender melhor o que é avaliação de desempenho e os tipos de análise possíveis? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Qual a função da avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelo setor de RH. Tem como finalidade conhecer as competências, nível de produtividade, evolução dentro da empresa, além de pontos fortes e fracos dos colaboradores.
Além de analisar a performance individual do profissional, há tipos de avaliações que são aplicadas para conhecer o desempenho de uma equipe e até mesmo de lideranças.
Com as avaliações, a empresa consegue acompanhar a jornada dos seus colaboradores, além de poder oferecer cursos e treinamentos para sanar as dificuldades. Pode também entender se a pessoa está desempenhando a função mais adequada para ela ou se agregaria mais valor sendo transferida para um departamento diferente.
Outro ponto importante é que o RH pode analisar se os processos seletivos realizados estão sendo efetivos, ou seja, se está recrutando os talentos certos e, assim, melhorar os resultados e reduzir o turnover na empresa.
Nesse sentido, a avaliação de pessoas pode também diminuir os custos do negócio, pois há uma redução em admissões e contratações. Sem contar que a companhia passa a contar com um time mais coeso, o que melhora o clima organizacional, diminui o absenteísmo e aumenta a produtividade.
Como a avaliação de desempenho é aplicada nas empresas?
Existem diferentes tipos de avaliação de desempenho que o time de recursos humanos pode aplicar. Podem ser utilizados métodos simples, como uma planilha em que o gestor concede notas a respeito das competências dos seus colaboradores.
Aqui vale destacar como a liderança e gestão de pessoas andam lado a lado, pois o olhar dos gestores tem um papel especial para analisar a performance dos profissionais, seu comportamento e postura no ambiente de trabalho.
Além de utilizar planilhas, que podem ser preenchidas por líderes ou pelo próprio colaborador (autoavaliação), é possível contar com recursos mais sofisticados, como ferramentas de gamificação, em que o profissional participa de um jogo no qual suas competências podem ser analisadas.
Há ainda a metodologia People Analytics que realiza a coleta, organização e análise de dados dos colaboradores, permitindo uma visão geral sobre cada um deles na empresa. É um processo que possibilita, com o uso de softwares e plataformas específicas, uma avaliação mais estratégica dos profissionais e equipes.
Tipos de avaliação de desempenho mais usadas
Afinal, qual tipo de avaliação de desempenho utilizar? A seguir, você confere as opções disponíveis e os objetivos de diferentes análises de performance.
Matriz 9 Box
Trata-se de um método visual para analisar o desempenho dos profissionais. A Matriz Nine Box consiste, na verdade, em uma tabela, sendo que o eixo Y (vertical), que representa o potencial do profissional, é preenchido com as classificações “alto”, “médio” e “baixo”.
Já o eixo X (horizontal), que representa o desempenho do colaborador, é preenchido com “abaixo do esperado”, “esperado” e “acima do esperado”. Como preencher a tabela? Basta que o avaliador insira o nome de cada colaborador no quadrado que representa seu potencial e desempenho.
A Nine Box pode ser utilizada para atividades específicas, possibilitando, assim, fazer a avaliação de performance da equipe de forma geral. Permite ainda uma melhor visualização dos profissionais que se destacam, bem como daqueles com baixo potencial e desempenho, exigindo um plano de ação da empresa.
Autoavaliação de desempenho
Um outro tipo de análise é aquela em que o próprio colaborador tem a oportunidade de refletir sobre seus pontos fortes e fracos. Estamos falando da autoavaliação de desempenho, que pode ser feita por meio de questionários (em papel ou digital).
Os resultados aqui são importantes para que a empresa entenda qual é a percepção que o profissional tem dele mesmo no ambiente de trabalho. Além disso, é uma maneira de envolver a pessoa nesse processo e promover o autoconhecimento.
Avaliação de equipe
É preciso que a empresa possa analisar as equipes como um todo, analisando o entrosamento, projetos em grupo, a produtividade, entre outros aspectos. Os resultados desse tipo de avaliação de desempenho podem ser discutidos com o time, incentivando, assim, uma comunicação transparente e troca de feedbacks.
Avaliação de desempenho 180º
É a avaliação individual do colaborador realizada pelo seu gestor direto. Com isso, é possível analisar as competências técnicas e comportamentais na rotina de trabalho. Apesar de possibilitar uma avaliação detalhada, esse tipo de análise pode ser prejudicada caso haja algum conflito entre o profissional e seu supervisor.
Avaliação de desempenho 360º
Se a empresa busca uma análise mais completa e que não seja prejudicada por vieses, como um relacionamento ruim entre as pessoas, pode contar com a avaliação de desempenho 360°.
Com ela, o profissional é analisado por ele mesmo, por líderes e colegas, permitindo uma visão mais apurada e imparcial sobre as competências de cada colaborador. Mas, para que a avaliação tenha bons resultados, o sigilo dos avaliadores precisa ser preservado.
Avaliação por competência
Você pode escolher o tipo de avaliação por competência, que visa analisar aspectos técnicos (hard skills) e competências socioemocionais (soft skills) das pessoas, como:
- organização;
- pontualidade;
- comprometimento;
- autonomia;
- proatividade;
- colaboração;
- empatia.
Dessa forma, o gestor pode ter um diagnóstico dos conhecimentos e experiência do colaborador para as tarefas e projetos que executa, bem como seu comportamento e relacionamento interpessoal no trabalho.
Avaliação por objetivos
Assim como a autoavaliação, a avaliação por objetivos também envolve o profissional no processo. Funciona assim: o colaborador define os objetivos (e metas) que precisam cumprir e um cronograma para que possa realizar o que foi previsto.
Com isso, a pessoa tem autonomia para definir quais rumos deve tomar e ainda como corrigir seus pontos fracos e entregar os resultados.
Escala gráfica
A escala gráfica se utiliza de uma tabela simples (uma planilha digital), em que o avaliador escolhe quais quesitos quer avaliar (competências técnicas ou comportamentais) e as classifica como “excelente”, “ótimo”, “bom”, “regular” ou “péssimo” ou concede notas de 1 a 5, por exemplo.
Avaliação do líder
Além de avaliar os profissionais e equipes, a empresa também pode analisar as lideranças e isso pode ser feito com a avaliação realizada diretamente pelos colaboradores e pelos gestores diretos dos líderes.
O que fazer com os resultados da avaliação de desempenho?
Depois de realizar a avaliação de performance, o que fazer com os resultados? Um ponto essencial é dar feedbacks para os colaboradores e equipes, apontando pontos que precisam ser corrigidos ou aprimorados.
Independentemente do tipo de avaliação de desempenho utilizada, a empresa pode aproveitar os resultados para reestruturar alguns processos, especialmente os de recrutamento e treinamentos, ou fazer mudanças no ambiente organizacional, com a escolha de novas lideranças, por exemplo. Por fim, cabe destacar que as avaliações realizadas devem ser periódicas.
O nosso artigo foi útil para você? Quer acompanhar mais conteúdos com essa temática? Descubra como fazer a avaliação de desempenho empresarial.