As vendas online têm se consolidado nos últimos anos. Com isso, veio o surgimento de diversos tipos de e-commerce, classificados de acordo com o modelo comercial ou canais de vendas utilizados.
Para montar sua loja online, é preciso entender qual o tipo que mais se adequa aos seus objetivos de negócios e produtos e serviços. Ao longo deste artigo, vamos detalhar os tipos existentes e as vantagens de cada um deles. Siga com a leitura.
5 tipos de e-commerce
É fato que existem diversas formas de fazer negócios e isso também impacta na forma em que as vendas online são realizadas. Por isso, existem diversos e-commerces disponíveis, adequados para cada público-alvo. Conheça na sequência as principais opções e quando cada uma é recomendada!
1. B2C
O e-commerce B2C, ou Business-to-Consumer, é o tipo mais comum de comércio eletrônico e é caracterizado por transações comerciais entre empresas e consumidores. Neste modelo, as empresas vendem diretamente para os consumidores finais por meio de uma loja virtual. Os exemplos mais comuns de B2C são sites de compras online, como: Amazon e Magazine Luiza.
Algumas das vantagens do B2C são alcançar uma grande audiência de consumidores finais, permitir que as empresas vendam seus produtos em todo o mundo, ser facilmente integrado a uma loja física existente, proporcionando uma presença online para a marca e o acesso dos consumidores a uma grande variedade de produtos e serviços, tudo em um só lugar.
Esse modelo também oferece uma vantagem competitiva para as empresas que conseguem criar uma experiência de compra online diferenciada e atraente para os consumidores. Com essa presença forte e uma estratégia de marketing digital bem definida, as empresas podem alcançar um público maior e melhorar seus resultados financeiros.
2. B2B
O comércio eletrônico B2B, ou Business-to-Business, refere-se a transações comerciais online entre empresas. Este modelo de negócio tem crescido bastante nos últimos anos, pois oferece diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais de vendas.
Normalmente, as vendas B2B envolvem transações mais complexas e volumosas, podendo conter regras como quantidade mínima para o pedido. Um exemplo deste tipo de vendas online são empresas que vendem matéria-prima, produtos para revendas e softwares. Com uma plataforma de comércio eletrônico, essas transações se tornam mais rápidas e ajudam nessa tomada de decisão, que costuma ser muito mais técnica e burocrática.
Ainda é possível implementar diversas ferramentas na plataforma que vão melhorar a eficiência da operação, tais como sistemas de gestão de estoque, automação de processos de compra e venda, integração com sistemas ERP e CRM, entre outros.
3. C2C
As vendas C2C, ou business-to-consumer, são as transações comerciais entre os próprios consumidores finais. Uma das principais vantagens desse modelo é a possibilidade de vender e comprar produtos usados ou não utilizados, permitindo uma maior economia para os consumidores.
Com a facilidade de vender produtos usados pela internet, os clientes podem desfazer-se de itens que não precisam mais, gerando uma renda extra e evitando o desperdício. Existe ainda a possibilidade de construir uma rede de confiança entre compradores e vendedores. Por meio de avaliações e comentários sobre as transações realizadas.
Um exemplo deste tipo de e-commerce é o marketplace Enjoei, plataforma onde os consumidores podem cadastrar de segunda-mão e vendê-los ao ganhar uma comissão pelas transações realizadas.
4. D2C
O e-commerce D2C, ou direct-to-consumer, é um modelo de negócio que permite que as empresas vendam seus produtos diretamente aos consumidores finais, sem a necessidade de intermediários.
O e-commerce D2C oferece o controle da experiência do consumidor desde o início até o fim. Ao eliminar intermediários, as empresas podem ter maior controle sobre a qualidade do produto, a entrega e a experiência do cliente. Isso permite uma maior personalização e um melhor atendimento às necessidades dos consumidores, o que pode aumentar a fidelização dos clientes.
Com a venda direta ao consumidor final, as empresas podem coletar informações importantes sobre o perfil dos clientes, suas preferências e hábitos de consumo. Esses dados podem ser utilizados para criar campanhas de marketing mais eficientes e para desenvolver produtos que atendam às necessidades dos consumidores.
O e-commerce D2C oferece uma maior flexibilidade para as empresas em relação à logística e ao estoque. Ao vender diretamente para o consumidor final, as empresas podem ter um maior controle sobre a gestão do estoque e do processo de entrega.
5. Social commerce
O social commerce é uma modalidade de comércio eletrônico que integra as redes sociais ao processo de compra e venda de produtos e serviços. Nesse modelo de negócio, as empresas utilizam as redes sociais como canal de vendas e de interação com os clientes, oferecendo uma experiência de compra mais integrada e personalizada.
Entre as vantagens do Social Commerce, estão: aumento do alcance e visibilidade da marca, facilidade no compartilhamento, aumento da conversão, maior interação com os clientes e redução do ciclo de vendas.
Em contrapartida, muitas redes sociais têm facilitado a divulgação de produtos e serviços ao criarem funcionalidades que permitem a exibição de uma vitrine virtual e direcionando os usuários para um local onde eles possam finalizar as compras.
E-commerce: defina a melhor opção para sua estratégia de negócios
Ao longo deste artigo, conhecemos alguns tipos de vendas que podem ser realizadas no digital e as vantagens de cada uma delas. É preciso entender se as opções apresentadas oferecem benefícios para sua empresa e se encaixam nas estratégias desenhadas para sua marca.
Para obter mais sucesso com um e-commerce, um sistema de gestão empresarial (ERP) pode ser integrado para gerar ainda mais insights e automatizar muitos dos processos diários. Confira como escolher um ERP para e-commerce.