Empreendedorismo corporativo: o que é, exemplos e características

Qual é o conceito de empreendedorismo corporativo e como pode ser uma boa alternativa para colaboradores com espírito empreendedor.
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Já considerou dar espaço a seu espírito empreendedor mesmo estando consolidado em uma empresa que não é sua? Sim, isso é possível. O empreendedorismo corporativo é uma forma de ampliar horizontes, trazendo inovação e boas ideias para todos os que fazem parte da empresa. 

Essa é uma ótima forma de empreender sem necessariamente ter que assumir os riscos de abrir o próprio negócio, já que se trata da mescla dessas duas posições.

Esse tipo de abordagem é ideal para pessoas visionárias, com um perfil empreendedor e comunicativo, que estão sempre em busca de dar o melhor de si para a empresa onde trabalham, mesmo que não ocupem um cargo de chefia. 

Atualmente, grande parte das companhias estão em busca de profissionais com esse perfil, já que o engajamento e a boa desenvoltura são características que diferenciam um colaborador médio daqueles com performances excepcionais.

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O que é empreendedorismo corporativo?

Também chamado de intraempreendedorismo, trata-se da inserção de técnicas empreendedoras no contexto de uma organização. 

Isso quer dizer que, dentre os tipos de empreendedorismo, esse é o que contempla aqueles que têm o perfil empreendedor, mas não estão dispostos ou interessados em abrir sua própria empresa.

Esse tipo de profissional é dinâmico, positivo, tem uma visão muito clara de qual é seu papel na empresa e de que forma pode agregar valor a ela, tendo ideias inovadoras e praticáveis. Ainda, conta com uma boa habilidade de comunicação para levar sua abordagem a outros membros do time.

É muito importante ressaltar que, para que essa dinâmica funcione, a empresa precisa estar bem preparada para lidar com ela. Isso significa que o negócio deve ter uma cultura bem estruturada, que acate ideias, mas que, ao mesmo tempo, saiba delimitar bem o papel de todos os membros da empresa. 

Além disso, precisa indicar os pontos, tanto positivos quanto negativos, para a empresa continuar caminhando de forma alinhada em meio a todo esse processo.

Quais os tipos de empreendedorismo corporativo?

O empreendedorismo corporativo não é uma atividade isolada, ou seja, deve acontecer em uma equipe alinhada e precisa de recursos necessários para que as ideias sejam colocadas em prática. 

Apenas dessa maneira é possível dar forma e incentivo a novas soluções trazidas por colaboradores, o que pode ser um desafio, principalmente, em empresas familiares ou de menor porte.

Dito isso, existem dois tipos principais de empreendedorismo corporativo. Acompanhe!

Valor agregado

O intraempreendedorismo de valor agregado é aquele que está ligado à atividade que a empresa já desempenha. 

Nesse caso, a inovação está muito mais ligada a ideias que consideram as necessidades dos clientes, sempre buscando oferecer novas versões e tipos de produtos dentro do seu nicho.

Spin-off

No intraempreendedorismo spin-off, a ideia e projeto fogem totalmente daquilo que a empresa é conhecida por fazer originalmente. 

Logo, são novas proposições que requerem uma análise mais aprofundada de riscos e planejamento para que deem certo, o que pode ser feito utilizando as pesquisas e know-how já desenvolvidas pela atuação da empresa e pelo seu time.

Quais os benefícios de uma empresa ter um empreendedor corporativo?

Os benefícios do empreendedorismo corporativo contemplam tanto a empresa quanto o funcionário. 

Para a empresa, é muito positivo contar com um profissional visionário, que busca sempre agregar com novas ideias e alto nível de comprometimento, além de ser uma boa forma de reduzir custos.

Hoje, cada vez mais as empresas estão em busca de profissionais com espírito empreendedor e uma boa visão de mercado, expandindo os horizontes do negócio sem necessariamente ocupar um cargo de gestão.

Já para o colaborador, é uma ótima forma de unir a segurança de um emprego fixo, sem que tenha que se preocupar com a abertura de uma empresa e toda a burocracia e riscos envolvidos no processo, ao passo que explora suas características de empreendedor. 

Dessa forma, é possível atuar em uma empresa já estabelecida ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades empreendedoras junto a seus colegas de trabalho.

Vale a pena conquistar o cargo de empreendedor corporativo?

O empreendedorismo corporativo tem muitas vantagens, assim como alguns desafios a serem enfrentados.

Vantagem

O empreendedorismo é uma ótima forma de desenvolver habilidades empreendedoras sem que seja necessário correr todos os riscos trazidos pela abertura do próprio negócio, o que pode ser uma ótima saída para pessoas com esse perfil, mas que preferem a segurança de um trabalho fixo.

Desafio

Muitas vezes, pode ser difícil desenvolver as habilidades necessárias para tirar uma ideia do papel e trazê-la para o mundo real. 

Isso requer um bom alinhamento entre os outros membros da empresa e o empreendedor, garantindo que a inovação se traduza da melhor forma possível para gerar bons resultados concretos.

3 cases de sucesso

Os bons resultados gerados pelo incentivo ao empreendedorismo podem ser vistos em seus avanços em empresas bem estabelecidas no mercado. 

Bilhões de dólares são movimentados todos os anos em empresas dos mais diversos nichos, em produtos e serviços, a partir de ideias e inovações trazidas por colaboradores que tiveram o espaço para desenvolver suas habilidades.

Um ótimo exemplo disso é o Facebook, com sua tão conhecida ferramenta ‘’curtir’’, que mais tarde foi, inclusive, utilizada por muitas outras plataformas de redes sociais. 

Esse recurso foi criado no Hack-a-Tons, uma espécie de competição onde os engenheiros e codificadores da empresa apresentam novas ideias e constroem protótipos para elas.

Mais um exemplo de empreendedores corporativos trazendo bons resultados para a empresa está na Sony, que desenvolveu o console mais vendido em todo o mundo, o PlayStation, a partir das alterações feitas por um colaborador, Ken Kutaragi, no Nintendo de sua filha.

Por fim, outro excelente exemplo é o Google, que, por conta de sua cultura de sempre valorizar a integração de colaboradores e suas ideias na empresa, desenvolveu o Gmail: ferramenta inventada por um funcionário, Paul Buchheit, durante o tempo dado pela empresa para que pudesse desenvolver suas próprias ideias.

Como se tornar um empreendedor corporativo de sucesso?

Um empreendedor corporativo tem algumas características típicas para poder desempenhar essa função. A seguir, veja algumas delas.

Comportamento empreendedor

Em primeiro lugar, é preciso ter em si um comportamento empreendedor, ou seja, a vontade e tendência a sempre explorar novas ideias, dar o máximo para a empresa e ajudar seus colegas de profissão, além da necessidade de constante crescimento. 

Para tanto, é necessário que ele enxergue a empresa na totalidade e se veja como um instrumento para a melhoria contínua em áreas diversas.

Promove inovações

O empreendedor corporativo é, antes de tudo, um inovador. Assim, ele deve sempre estar em busca de novas ideias e novos tipos de inovação para melhorar o dia a dia na empresa, o desempenho de todos dentro da companhia, o oferecimento de novos produtos e serviços a seus clientes e ter em si a vontade de sempre explorar novas possibilidades.

Pensa nas soluções e melhorias

Para ser um bom intraempreendedor é necessário também ter uma boa visão da empresa e saber identificar pontos que precisam de melhorias, sempre buscando soluções eficientes e desenvolvendo um bom plano de estratégia de negócios.

Flexibilidade

Outra característica muito importante em um empreendedor corporativo é a flexibilidade, ou seja, ele deve ser capaz de se adequar às situações que aparecerem com maestria, além de encontrar formas de acomodar as necessidades de todos que fazem parte da empresa, dentro do possível.

Proatividade

Por último, mas não menos importante, a proatividade é uma das habilidades mais importantes de um empreendedor corporativo. 

Isso porque, além das ideias, é necessário saber colocá-las em prática em conjunto com os outros membros da empresa, sempre buscando explorar novas possibilidades e contornar os problemas que possam surgir.

O empreendedorismo corporativo está relacionado apenas à cultura da empresa

O empreendedorismo corporativo está ligado à cultura da empresa, como mencionados, o que significa duas coisas: em primeiro lugar, não se trata de um novo cargo. Na verdade, é uma habilidade de um membro da empresa que pode ser desenvolvida e levada a outros patamares. 

Em segundo lugar, o desenvolvimento do empreendedor corporativo dependerá da forma de liderança da empresa, do nível de incentivo que ela dá à inovação trazida por seus colaboradores e da capacitação que presta à sua equipe.

Caso o seu desejo seja ter um CNPJ, a legislação empresarial e trabalhista facilitou a contratação entre empresas, assim como a terceirização de trabalhadores para a realização de determinadas atividades. 

Cabe ressaltar, porém, que a pejotização — abertura de um CNPJ para que um funcionário CLT continue a atuar na empresa — é estritamente proibida.

Caso tenha se interessado pelo tema e queira saber ainda mais sobre os diferentes tipos de empreendedorismo, não deixe de ler sobre empreendedorismo individual.

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