O que é SPED Fiscal, como funciona e quem deve emitir?

Com o SPED Fiscal, você agiliza a prestação de contas sobre as movimentações internas e externas da sua empresa.
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Dentre as obrigações contábeis da sua empresa está o SPED Fiscal, um sistema de escrituração digital que envia as informações da sua empresa à Receita Federal. 

Neste conteúdo, explicaremos o que é SPED Fiscal, como funciona e as vantagens de utilizar esse sistema. Veja ainda os principais erros que você deve evitar na transmissão das informações. 

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O que é SPED Fiscal?

O SPED fiscal é o Sistema Público de Escrituração Digital, também conhecido como Escrituração Fiscal Digital (EFD). É um processo de digitalização das informações de uma empresa que são fornecidas à Receita Federal.

Nele, todas as informações dos contribuintes, como documentos fiscais e apuração de impostos, são registradas e enviadas mensalmente.

Quando a empresa transmite as informações do SPED Fiscal, ela substitui a escrituração e impressão de:

  • Livro Registro de Entradas;
  • Livro Registro de Saídas;
  • Livro Registro de Inventário;
  • Livro Registro de Apuração do IPI;
  • Livro Registro de Apuração do ICMS;
  • Documento Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP;
  • Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque.

Como funciona o SPED Fiscal?

É uma iniciativa do governo brasileiro para simplificar como os negócios fazem a escrituração contábil e fiscal.

No SPED Fiscal, são registradas as informações mais importantes relacionadas aos processos dos negócios. A saber:

  • registros fiscais de entrada e saída – movimentações de mercadorias, serviços e transportes envolvendo o SPED Fiscal ICMS, permitindo o controle das operações fiscais realizadas pelo seu negócio;
  • apuração dos impostos – aqui, deve-se calcular e registrar os impostos devidos em suas operações, incluindo o ICMS e outros impostos relacionados;
  • cadastros de produtos, clientes e fornecedores – é necessário manter cadastros atualizados de produtos, clientes e fornecedores para emitir corretamente os documentos fiscais;
  • dados de produção, estoque e inventário – o SPED Fiscal registra informações sobre a produção, controle do estoque e inventário, auxiliando no controle e gestão dos recursos.
  • Controle de Crédito de ICMS (CIAP) – o sistema inclui informações sobre o Controle de Crédito de ICMS, permitindo o uso de créditos do imposto para abater outros débitos fiscais.

Quem é obrigado a entregar o SPED Fiscal?

A obrigatoriedade do SPED Fiscal vale para a maioria das empresas, de diferentes tamanhos e naturezas, como comerciantes, industriais e prestadores de serviços. 

Saiba que as empresas no regime de Lucro Real e no regime de Lucro Presumido precisam entregar o SPED Fiscal.

Empresas que não precisam entregar o Sped Fiscal

Microempreendedores Individuais (MEI) e empresas optantes pelo Simples Nacional podem ser dispensados de entregar o SPED Fiscal, desde que não realizem operações interestaduais com Substituição Tributária ou operações sujeitas à retenção de ICMS ou ISS.

Prazo para entrega do SPED Fiscal

Cada estado tem um prazo diferente para a entrega das informações. Acompanhe a tabela do SPED Fiscal

EstadoPrazoDispositivo legal
AcreAté o 25º dia do mês subsequenteRICMS/AC, Artigo 121-L
AlagoasAté o 25º dia do mês subsequenteInstrução Normativa SEF nº 19/2009, Artigo 12
AmazonasAté o 12º dia do mês subsequenteDecreto nº 28.841/2009, Artigo 19, inciso I
Até o último dia útil do mês subsequenteDecreto nº 28.841/2009, Artigo 19, inciso II
AmapáAté o 15º dia do mês subsequenteRICMS/AP, Anexo I, Artigo 222-U
BahiaAté o 25º dia do mês subsequenteRICMS/BA, Artigo 250
CearáAté o 20º dia do mês subsequenteInstrução Normativa nº 45/2009, Artigo 2º, inciso I
Distrito FederalAté o 20º dia do mês subsequenteInstrução Normativa RFB nº 1.685/2017, Artigo 12
Espírito SantoAté o 20º dia do mês subsequenteRICMS/ES, Artigo 758-J
GoiásAté o 15º dia do mês subsequenteRICMS/GO, Artigo 356-N
MaranhãoAté o 25º dia do mês subsequentePortaria GABIN nº 150/2015
Mato GrossoAté o 20º dia do mês subsequentePortaria nº 166/2008, Artigo 12
Mato Grosso do SulAté o 20º dia do mês subsequenteRICMS/MS, Anexo XV, Artigo 12
Minas GeraisAté o 15º dia do mês subsequenteRICMS/MG, Anexo V, Artigo 12
ParáAté o 15º dia do mês subsequenteInstrução Normativa nº 15/2023, Artigo 5º
Paraíba Até o 15º dia do mês subsequentePortaria GSER nº 101/2012
ParanáAté o 20º dia do mês subsequenteRICMS/PR, Artigo 382
PernambucoAté o 15º dia do mês subsequenteICMS – Portaria SF nº 126/2018, Artigo 5º
Até o 20º dia do mês subsequenteIPI – Instrução Normativa RFB nº 1.371/2013, Art. 12
PiauíAté o 15º dia do mês subsequenteRICMS/PI, Anexo VI, Artigo 414
Rio de JaneiroAté o 20º dia do mês subsequenteResolução SEFAZ nº 720/2014, Art. 2º, Anexo VII
Rio Grande do NorteAté o 15º dia do mês subsequenteRICMS/RN, Artigo 154
Até o 20º dia do mês subsequente para empresas do Simples Nacional e Mercados
Rio Grande do SulAté o 15º dia do mês subsequenteInstrução Normativa DRP nº 45/1998, Título 1, Capítulo LI, Subitem 3.4
RondôniaAté o 14º dia do mês subsequenteRICMS/RO, Artigo 106
RoraimaAté o 20º dia do mês subsequenteDecreto 4.335-E/2001, Artigo 289-G
Santa CatarinaAté o 20º dia do mês subsequenteRICMS/SC, Anexo 11, Artigo 33
São PauloAté o 20º dia do mês subsequentePortaria CAT nº 147/2009, Artigo 10
SergipeAté o 15º dia do mês subsequentePortaria SEFAZ nº 073/2012, Artigo 9º, inciso II
TocantinsAté o 15º dia do mês subsequenteRICMS/TO, Art. 384-E

Vantagens do SPED Fiscal para as empresas

O SPED Fiscal é uma ferramenta que ajuda as empresas a prestarem contas ao governo de maneira mais eficiente e confiável. Confira outras vantagens desse sistema:

  • redução de papéis – o processo de entrega das informações fiscais é feito de forma digital. Assim, não é mais necessário lidar com pilhas de papéis e documentos físicos;
  • agilidade – não é mais preciso ir até a Receita Federal para entregar os documentos fiscais. Basta fazer o download do SPED, preencher e enviar eletronicamente;
  • menos custos com armazenamento – você não precisa mais se preocupar em guardar todos os papéis gerados para o Fisco. Isso porque o processo é digital, e as informações são armazenadas em sistemas de nuvem;
  • melhora da produtividade – as informações da sua empresa precisam estar padronizadas, agilizando o fluxo de trabalho do setor financeiro e contábil da sua empresa. 

Quais os principais erros cometidos no envio do SPED Fiscal?

Para evitar multas e penalidades para sua empresa no envio das informações do SPED, acompanhe os erros mais comuns que podem ocorrer nesse processo:

Desatualização em relação à legislação

As leis tributárias mudam constantemente, por isso é preciso acompanhar a legislação e ter um contador de confiança.

Erros de preenchimento

Erros ao cadastrar produtos, no valor total das notas fiscais eletrônicas ou alíquotas incorretas podem levar a falhas no preenchimento, por isso é preciso ter atenção a esse ponto e sempre fazer uma checagem minuciosa.

Caso você identifique que houve erros de preenchimento, é possível enviar um arquivo retificador, informando os dados corretos. Ao fazer isso, observe se a retificação foi aceita e processada pelo Fisco.

Falta de integração dos softwares utilizados

Muitas empresas contam com diferentes sistemas e a falta de integração entre eles pode gerar informações incorretas, levando a erros no preenchimento do SPED Fiscal. É importante contar com um sistema ERP de gestão integrada para evitar essas falhas.

Faça bom uso da digitalização para um trabalho inteligente

Para enviar as informações pelo SPED Fiscal, organize e registre todas as operações, notas fiscais, estoque, inventário e outros dados fiscais e verifique se os registros estão corretos e não tenham erros. 

Para emitir os documentos fiscais corretamente, a melhor estratégia é contar com um sistema de gestão integrada. Com o sistema ERP Omie, você registra todas as movimentações e garante a entrega dos documentos obrigatórios sem erros.

Isso porque todos os setores da empresa estão integrados e você pode acessar as informações em uma única plataforma, garantindo precisão nos dados financeiros e contábeis. Assim, você cumpre as obrigações do SPED Fiscal sem contratempos.

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