8 métodos de redução de custos sem prejudicar seu negócio

Conheça as melhores estratégias para redução de custos na sua empresa

04/Ago/2022
Finanças

A redução de custos é uma maneira de obter mais lucros e otimizar processos, sem prejudicar a qualidade do produto ou do serviço oferecido.

Ter um bom plano de ação tornará muito mais fácil reduzir gastos evitáveis e desperdícios,  pontos fundamentais para o bom funcionamento de qualquer empresa.

Neste artigo, você vai conhecer algumas das estratégias mais eficazes para a redução de custos de forma responsável e eficaz. Boa leitura!

Custos e despesas: entenda a diferença

Os custos são diretamente ligados à fabricação dos produtos ou à prestação de serviços oferecidos pela empresa, enquanto as despesas estão ligadas aos gastos com a administração do negócio, não necessariamente influenciando diretamente os produtos ou os serviços vendidos.

Alguns exemplos de despesas são aluguel, contas de água e energia, internet, materiais de escritório, dentre outros. Um exemplo de custo é a manutenção de uma máquina usada para a fabricação de produtos da empresa, já que isso está diretamente relacionado às atividades exercidas pelo negócio.

8 formas de redução de custos sem prejudicar seu negócio

Tendo em mente um bom plano de negócios, é perfeitamente possível reduzir custos sem comprometer a qualidade dos serviços e dos produtos oferecidos pela empresa. Essa redução pode ser feita em várias esferas diferentes. Vamos dar algumas dicas a seguir. 

1. Antes, estude os impactos ao reduzir custos

Antes de qualquer coisa, é necessário avaliar de que forma a redução de custos poderá impactar certas áreas da empresa.

Com uma análise ampla do fluxo de caixa, é possível fazer um mapeamento da empresa e averiguar se tais mudanças poderiam contribuir para manter o bom funcionamento de forma mais econômica, uma vez que o resultado final nunca deve ser negativo.

Saber como a empresa funciona atualmente é essencial para avaliar o que precisa ser mudado e de que forma isso pode ser feito.

2. Negocie com fornecedores

A negociação com fornecedores torna possível a obtenção de melhores resultados a longo prazo, já que você pode negociar preços sem comprometer a qualidade dos seus produtos, melhorando a redução de custos.

Isso também contribui para que você esteja sempre em busca das melhores opções disponíveis no mercado. Lembrando que não é uma boa escolha ficar totalmente dependente do mesmo fornecedor para todos os seus produtos. O mais interessante para a empresa é buscar sempre diversificar seus fornecedores.

3. Use a tecnologia

Hoje em dia, o uso da tecnologia é uma ferramenta indispensável para obter resultados mais eficientes e com menos custos. Ela é uma grande aliada na hora de otimizar processos e mapear os fluxos dentro do seu negócio.

A utilização de um bom software de gestão, como o da Omie, torna muito mais fácil analisar quais áreas do negócio precisam de melhorias e o que poderia ser feito para solucionar esses problemas, tudo isso de forma muito mais simples e eficiente. 

Seu sistema de total integração torna possível o gerenciamento de todos os custos corporativos com exatidão e de forma descomplicada.

Além disso, o investimento em equipamentos mais modernos, por exemplo, poupa muitos gastos com manutenção e aumenta a produtividade, trazendo resultados extremamente positivos até mesmo a curto prazo.

4. Reduza internet e telefonia

Opte por planos mais econômicos de internet e telefonia. Busque sempre negociar com as empresas que prestam esse serviço e reavalie se o uso de um plano de telefonia é realmente indispensável para a sua empresa.

5. Avalie a redução de estoque

Avaliar seu estoque e reduzir as mercadorias de baixa rotatividade são ótimas formas de reduzir custos.

Isso diminui o desperdício de produtos, seja por vencimento, extravio ou por qualquer outra causa. Além disso, não compromete o capital de giro da empresa. Assim, fica mais fácil pagar seus fornecedores na data certa e ter um bom faturamento.

6. Corte os gastos de materiais para escritório

Cortar gastos não estratégicos é uma ótima forma de reduzir custos, e isso inclui materiais para escritório.

O uso da tecnologia nos processos torna materiais descartáveis e de papelaria dispensáveis. No final das contas, ter esse controle pode ajudar a otimizar ganhos. Há, ainda, a possibilidade de utilizar materiais renováveis, contribuindo para uma política sustentável.

7. Renegocie dívidas e tarifas

Estar livre de dívidas com os bancos é a melhor forma de trazer mais tranquilidade financeira para a sua empresa. Por isso, busque formas de negociar dívidas pendentes com o seu banco, reavaliando tarifas. Conheça bem a situação da sua empresa e esteja disposto a buscar soluções benéficas para o bem-estar financeiro do negócio.

8. Insira a sustentabilidade no dia a dia da empresa

Atualmente, a sustentabilidade deve ser levada a sério por qualquer empresa, já que apresenta não só um impacto muito positivo no planeta, mas também pode ajudar a controlar os gastos do negócio em diversas áreas. Essa estratégia apresenta sua marca como adepta ao modelo contemporâneo de empreendedorismo.

Alguns exemplos de escolhas mais sustentáveis são tornar o ambiente favorável à luz natural e à ventilação, cortando consideravelmente gastos com contas de energia e reduzindo o uso de matéria-prima. 

Outras opções são o reuso da matéria-prima o máximo possível, o investimento em instalações mais sustentáveis (isso pode ser feito até mesmo trocando algumas lâmpadas por opções mais econômicas), placas de energia solar, dentre outros.

Comece já a transformar o futuro da sua empresa!

Cortar gastos na sua empresa é totalmente possível. Se feito de maneira responsável e eficiente, apresentará ótimos resultados, até mesmo a curto prazo.

Acompanhe o blog da Omie para ficar por dentro de mais dicas de empreendedorismo e gestão que levarão sua empresa a outro patamar.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas