8 métodos de redução de custos sem prejudicar seu negócio

Conheça as melhores estratégias para redução de custos na sua empresa
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A redução de custos é uma maneira de obter mais lucros e otimizar processos, sem prejudicar a qualidade do produto ou do serviço oferecido.

Ter um bom plano de ação tornará muito mais fácil reduzir gastos evitáveis e desperdícios,  pontos fundamentais para o bom funcionamento de qualquer empresa.

Neste artigo, você vai conhecer algumas das estratégias mais eficazes para a redução de custos de forma responsável e eficaz. Boa leitura!

Custos e despesas: entenda a diferença

Os custos são diretamente ligados à fabricação dos produtos ou à prestação de serviços oferecidos pela empresa, enquanto as despesas estão ligadas aos gastos com a administração do negócio, não necessariamente influenciando diretamente os produtos ou os serviços vendidos.

Alguns exemplos de despesas são aluguel, contas de água e energia, internet, materiais de escritório, dentre outros. Um exemplo de custo é a manutenção de uma máquina usada para a fabricação de produtos da empresa, já que isso está diretamente relacionado às atividades exercidas pelo negócio.

8 formas de redução de custos sem prejudicar seu negócio

Tendo em mente um bom plano de negócios, é perfeitamente possível reduzir custos sem comprometer a qualidade dos serviços e dos produtos oferecidos pela empresa. Essa redução pode ser feita em várias esferas diferentes. Vamos dar algumas dicas a seguir.

1. Antes, estude os impactos ao reduzir custos

Antes de qualquer coisa, é necessário avaliar de que forma a redução de custos poderá impactar certas áreas da empresa.

Com uma análise ampla do fluxo de caixa, é possível fazer um mapeamento da empresa e averiguar se tais mudanças poderiam contribuir para manter o bom funcionamento de forma mais econômica, uma vez que o resultado final nunca deve ser negativo.

Saber como a empresa funciona atualmente é essencial para avaliar o que precisa ser mudado e de que forma isso pode ser feito.

2. Negocie com fornecedores

A negociação com fornecedores torna possível a obtenção de melhores resultados a longo prazo, já que você pode negociar preços sem comprometer a qualidade dos seus produtos, melhorando a redução de custos.

Isso também contribui para que você esteja sempre em busca das melhores opções disponíveis no mercado. Lembrando que não é uma boa escolha ficar totalmente dependente do mesmo fornecedor para todos os seus produtos. O mais interessante para a empresa é buscar sempre diversificar seus fornecedores.

3. Use a tecnologia

Hoje em dia, o uso da tecnologia é uma ferramenta indispensável para obter resultados mais eficientes e com menos custos. Ela é uma grande aliada na hora de otimizar processos e mapear os fluxos dentro do seu negócio.

A utilização de um bom software de gestão, como o da Omie, torna muito mais fácil analisar quais áreas do negócio precisam de melhorias e o que poderia ser feito para solucionar esses problemas, tudo isso de forma muito mais simples e eficiente.

Seu sistema de total integração torna possível o gerenciamento de todos os custos corporativos com exatidão e de forma descomplicada.

Além disso, o investimento em equipamentos mais modernos, por exemplo, poupa muitos gastos com manutenção e aumenta a produtividade, trazendo resultados extremamente positivos até mesmo a curto prazo.

4. Reduza internet e telefonia

Opte por planos mais econômicos de internet e telefonia. Busque sempre negociar com as empresas que prestam esse serviço e reavalie se o uso de um plano de telefonia é realmente indispensável para a sua empresa.

5. Avalie a redução de estoque

Avaliar seu estoque e reduzir as mercadorias de baixa rotatividade são ótimas formas de reduzir custos.

Isso diminui o desperdício de produtos, seja por vencimento, extravio ou por qualquer outra causa. Além disso, não compromete o capital de giro da empresa. Assim, fica mais fácil pagar seus fornecedores na data certa e ter um bom faturamento.

6. Corte os gastos de materiais para escritório

Cortar gastos não estratégicos é uma ótima forma de reduzir custos, e isso inclui materiais para escritório.

O uso da tecnologia nos processos torna materiais descartáveis e de papelaria dispensáveis. No final das contas, ter esse controle pode ajudar a otimizar ganhos. Há, ainda, a possibilidade de utilizar materiais renováveis, contribuindo para uma política sustentável.

7. Renegocie dívidas e tarifas

Estar livre de dívidas com os bancos é a melhor forma de trazer mais tranquilidade financeira para a sua empresa. Por isso, busque formas de negociar dívidas pendentes com o seu banco, reavaliando tarifas. Conheça bem a situação da sua empresa e esteja disposto a buscar soluções benéficas para o bem-estar financeiro do negócio.

8. Insira a sustentabilidade no dia a dia da empresa

Atualmente, a sustentabilidade deve ser levada a sério por qualquer empresa, já que apresenta não só um impacto muito positivo no planeta, mas também pode ajudar a controlar os gastos do negócio em diversas áreas. Essa estratégia apresenta sua marca como adepta ao modelo contemporâneo de empreendedorismo.

Alguns exemplos de escolhas mais sustentáveis são tornar o ambiente favorável à luz natural e à ventilação, cortando consideravelmente gastos com contas de energia e reduzindo o uso de matéria-prima.

Outras opções são o reuso da matéria-prima o máximo possível, o investimento em instalações mais sustentáveis (isso pode ser feito até mesmo trocando algumas lâmpadas por opções mais econômicas), placas de energia solar, dentre outros.

Comece já a transformar o futuro da sua empresa!

Cortar gastos na sua empresa é totalmente possível. Se feito de maneira responsável e eficiente, apresentará ótimos resultados, até mesmo a curto prazo.

Acompanhe o blog da Omie para ficar por dentro de mais dicas de empreendedorismo e gestão que levarão sua empresa a outro patamar.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 13
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado