Centro de Custo: o que é, tipos, vantagens e exemplos

Entenda o que é centro de custo e saiba como essa ferramenta de gestão financeira é fundamental para o crescimento sustentável do seu negócio.
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Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. Para manter os negócios em um bom ritmo de crescimento, é muito importante ter conhecimento sobre as ferramentas e técnicas disponíveis para ganhar eficiência — e o centro de custos é um dos aliados mais importantes.

Dentre toda a extensa gama de ferramentas que podem ser adotadas, o centro de custo pode ser aplicado em todos os tipos e tamanhos de empresas. Afinal, essa ferramenta é utilizada para reunir informações separadas por setores e/ou projetos, junto com todos os seus detalhes.

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O que é centro de custo?

O centro de custo é uma ferramenta de gestão de custos que separa a empresa em setores ou projetos, dependendo da sua atuação. 

Cada centro de custo possui uma parcela independente de responsabilidades, seja operacional ou financeira, e todos juntos representam a empresa como um todo.

Além disso, o centro de custo pode auxiliar nas análises sob uma ótica de custo contábil e gerencial, separadamente. No caso da contabilidade, por exemplo, a separação pode ser feita por centro de custos de matriz e filiais.

Já no gerencial, além dos modos citados acima, a divisão pode ser feita por centro de custos de produtos e por áreas de mercado da empresa.

Manter o controle financeiro dividido em centros de custo possibilita melhores análises pontuais e aprofunda o conhecimento sobre todas as partes do negócio, permitindo as melhores tomadas de decisão e o agrupamento de receitas e despesas por departamento.

Por que o centro de custo é importante para a gestão financeira?

Realizar um bom planejamento financeiro por centro de custo proporciona vida muito mais sustentável para o seu negócio. Afinal, ele permite:

  • Planos de ação mais claros e objetivos
  • Aumento da lucratividade
  • Clareza nas metas por área
  • Autonomia entre setores
  • Melhor divisão dos investimentos
  • Tomadas de decisão baseadas em dados

Para garantir um bom controle, inclusive, é recomendado manter uma boa gestão da planilha de gastos.

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Exemplos de centro de custos

Como já vimos, os centros de custos são divisões internas de uma empresa que ajudam a gerenciar e controlar os custos de forma mais eficaz. Aqui estão alguns exemplos de centros de custos com base na definição fornecida:

  • Departamento de Produção: O departamento de produção em uma fábrica pode ser considerado um centro de custo. Ele é responsável por todos os custos relacionados à produção de bens ou serviços.
  • Call center: Um call center pode ser tratado como um centro de custo, gerenciando despesas associadas à equipe de atendimento ao cliente, infraestrutura de comunicação e tecnologia.
  • Setor de Recursos Humanos: O setor de RH também pode ser um centro de custo. Ele gerencia os custos associados a salários, benefícios, treinamento e recrutamento de funcionários.
  • Projeto específico: Quando uma empresa está trabalhando em um projeto específico, como o lançamento de um novo produto, esse projeto pode ser tratado como um centro de custo independente. Isso permite que a empresa rastreie todos os custos associados ao projeto.
  • Filiais ou Unidades de Negócios: Se uma empresa tem várias filiais ou unidades de negócios, cada uma delas pode ser considerada um centro de custo separado. Isso ajuda a analisar o desempenho de cada unidade individualmente.

Diferença entre centro de custo e centro de resultado

A ideia de centro de resultado é bem parecida com a de centro de custo. A pequena diferença é que, na estrutura de centro de custo, os gestores de cada área devem se responsabilizar pela apresentação de como a área está gastando dinheiro.

Por outro lado, com a estrutura de centro de resultados, os gestores se responsabilizam também por todo o retorno financeiro de sua área, quanto o seu departamento está gerando de lucro e resultados financeiros positivos para a empresa.

Quando combinados, o centro de custo e o centro de resultado são importantes para uma melhor gestão de custo, pois ajudam a identificar excessos e oportunidades de corte ou outras aplicações dos recursos do negócio.

Quais são os tipos de centro de custo?

Os centros de custo podem ser divididos em dois tipos: o centro de custo produtivo e o centro de custo não produtivo. Confira os detalhes de cada um deles.

Centros de custo produtivos

Também chamados de centros de custo diretos, são os departamentos que impactam diretamente na geração de e na margem de lucro de uma empresa. 

Por exemplo, as áreas de vendas e marketing podem ser consideradas produtivas, já que participam ativamente do processo de entrada de recursos na empresa.

Centros de custo não produtivos

Os também chamados centros de custo indiretos ou administrativos são aqueles que não possuem relação direta com a geração de lucro da empresa. São as áreas voltadas ao administrativo e ao financeiro e geram apenas despesas. 

Assim, seus resultados quase sempre são negativos, mas isso é algo normal. Mesmo não dando lucro, são setores essenciais para o bom funcionamento de qualquer negócio, então lembre-se de dividir as suas despesas entre os outros centros de custo.

Como escolher os centros de custos para a sua empresa?

Após conhecer os tipos e os exemplos de centro de custo, já é possível colocar em prática um plano de ação e começar a usar essa ferramenta para controlar os custos e as despesas:

  • Defina quais são os seus centros de custo diretos e administrativos
  • Dentre eles, selecione quais são os seus principais centros de custo diretos, dividindo-os por tipo de produto ou por suas atividades
  • Para os centros de custo administrativos, ou não produtivos, considere os departamentos da empresa como um centro de custos. Exemplos: administrativo, financeiro, jurídico, dentre outros.

As vantagens de realizar gestão por centro de custo

Já deu para perceber que realizar o controle financeiro com base nos centros de custo traz muitas vantagens, certo? Abaixo, confira alguns dos benefícios trazidos para os negócios que adotam essa ferramenta.

Otimização do processo produtivo

Com a aplicação da estrutura por centro de custo e departamentação, fica muito mais fácil tomar decisões e definir um planejamento assertivo para cada área da empresa, a partir do entendimento profundo de como cada uma delas funciona e de todas as suas atividades.

Responsabilidade compartilhada

Cada setor passa a ter suas próprias responsabilidades e a prezar pela saúde financeira do seu centro de custo, visando tanto aos seus resultados individuais quanto aos resultados da empresa como um todo e contribuindo para o aumento dos lucros dos negócios em geral.

Melhoria na análise de resultados

Os números separados por centros de custo permitem melhor visualização e entendimento do que os números tomados como um todo. Com as informações separadas, fica muito mais fácil analisar e detalhar o que está bom e o que precisa melhorar em cada área.

Metas alcançadas com mais facilidade

Com metas e objetivos traçados por setores e respeitando o potencial de cada um, fica muito mais fácil atingir a meta coletiva como empresa. 

Com os centros de custo, as metas são adequadas à realidade de cada departamento, evitando colaboradores desmotivados e carga excessiva de trabalho.

Perguntas sobre centro de custo 

Ainda restam dúvidas sobre o centro de custo? Veja abaixo:

Qual o objetivo dos centros de custos?

O objetivo dos centros de custos é permitir que uma empresa controle e gerencie os custos de suas diferentes divisões ou áreas, facilitando a análise e o monitoramento dos gastos em setores específicos, além de melhorar a tomada de decisão.

O que é centro de custo de um funcionário?

Um centro de custo de um funcionário refere-se à atribuição de custos diretos ou indiretos a um funcionário específico em uma organização. Isso ajuda a empresa a acompanhar os gastos associados a esse funcionário.

O que colocar no centro de custo?

No centro de custo, você deve incluir todas as despesas e custos relacionados a uma área específica, projeto, departamento ou funcionário na empresa. O objetivo é separar e acompanhar os custos de maneira organizada para facilitar a gestão e o controle financeiro.

A boa gestão de custos leva ao sucesso empresarial

Como vimos, os centros de custos desempenham um papel fundamental na gestão financeira de uma empresa, permitindo a separação e análise dos gastos em áreas específicas. 

Isso facilita o planejamento, o monitoramento e a tomada de decisões baseadas em dados. Por sua vez, essa boa gestão garante uma empresa saudável. Mas como garantir que todas as informações estejam bem organizadas e sejam úteis, sempre?

É nesse momento que entra a importância de um bom ERP e/ou um sistema de processos financeiros que atue justamente nessa centralização e de informações indispensáveis. Assim, você consegue focar nas atividades estratégicas, usando a tecnologia a seu favor.

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