Como fazer avaliação de desempenho empresarial

Os preços dos concorrentes estão atrapalhando o seu negócio? Entenda aqui como reverter esse cenário fazendo uma analise de desempenho empresarial.

16/Set/2019
Omie Academy

Esta tem sido uma realidade dolorosa para muitas empresas no Brasil. O número de concorrentes que oferecem soluções semelhantes tem crescido nos últimos anos, gerando, naturalmente, uma grande concorrência, que implica em lutas por preço, diminuição de receitas e uma maior demanda por recursos-chave.


Por conta dessa concorrência excessiva, você se depara com duas opções:

  • Deixar que as ameaças superem seus esforços e sua empresa;
  • Usar as ameaças para encontrar oportunidades de crescer e se diferenciar no mercado.


Superando a concorrência com a tecnologia

Para que sua empresa tenha sucesso na competição, existe a necessidade de repensar a maneira de fazer negócios, renovando suas práticas e estratégias.


É fundamental diferenciar-se em um mar de concorrentes.


Devido à facilitação de tarefas burocráticas, através da tecnologia, empresas estão aprendendo a se diferenciar no mercado. Isso acontece por conta dos diferentes níveis de tratamento, que as empresas oferecem a seus clientes.

Isso ocorre quando se percebe que a mesma solução pode ser oferecida para diferentes nichos, dependendo de como aquelas soluções resolvam as dores desses clientes.

Pense nas ferramentas Dropbox e Google Drive. Elas oferecem a mesma proposta, que é o armazenamento de dados acessíveis em qualquer lugar. Essa solução pode ser oferecida a diversos tipos de clientes, desde o usuário que precisa de pouco espaço de forma gratuita, até empresas que estão crescendo e carecem de mais espaço, demandando funções mais específicas dentro da plataforma, como também grandes empresas que exigem todas as funções disponíveis para aprimorarem sua experiência com a solução.

Você não precisa ofertar um produto ou serviço de armazenamento de dados, para oferecer esses três níveis de serviços para seus clientes. Basta que você faça uso das tecnologias disponíveis, para poder aprimorar suas práticas e investir mais tempo em questões que demandam tratamento humanizado.


Exponenciando o crescimento da empresa com dados e métricas

O levantamento de dados através de ações internas e externas é a melhor maneira de concluir se suas ações estão dando os frutos desejados. 

E hoje em dia muito se fala em 1st, 2nd e 3rd party data, que nada mais são que formas de computar, administrar e integrar dados da sua empresa, de parceiros e do mercado, a fim de encontrar padrões e brechas para exponencializar o crescimento do seu negócio 100% baseado em dados. O que torna a tomada de decisão ainda mais assertiva!

Esses dados possuem formas e características diversas, dificultando sua análise e, claro, sua conclusão. Por isso, é necessário usar as ferramentas e metodologias adequadas.


Com a coleta e integração dos dados, você pode avaliar os resultados da sua empresa.


Assim que você coletar os dados de suas ações, será possível compreender qual foi o real resultado de seus esforços e compará-lo com rendimentos passados, para entender se foi realmente significativo. A partir dessa compreensão, será possível elaborar novas ações, que visem atingir o efeito que você deseja.

O objetivo de suas ações pode variar, dependendo da conclusão obtida pela análise dos dados. Para ter uma análise assertiva, é essencial realizar uma avaliação detalhada e precisa dos dados obtidos.


Mas é claro que a análise dos números não formula a receita para o sucesso. Isso não existe. O papel dos dados aqui é confirmar, ou não, a percepção dos resultados obtidos.


Você deve estar se perguntando:

Como mensurar os resultados de minha empresa?

Será através de três métodos de gestão empresarial e suas métricas, que você poderá concluir se suas ações estão atingindo o sucesso que você deseja. Elas são:


Metodologias do Vale do Silício 

O Vale do Silício ficou muito famoso pela ascensão das empresas que lá prosperaram. Foram desenvolvidas metodologias extensas e complexas, chamadas de Lean e Growth Hacking, fundamental para que as empresas do Vale do Silício pudessem entender seus números e o mercado fez uso destas, modificando-as para micro, pequenas e médias empresas.


Utilizar as metodologias do Vale do Silício pode ser complexo, assim, o ideal é usar uma versão simplificada delas, aplicando-as de forma de teste, a fim de gerar resultados rápidos.


A Matriz SWOT

Uma vez que você tenha mitigado e mensurado os resultados de sua empresa usando as metodologias do Vale, é o momento de aplicar a avaliação global dos aspectos internos e externos de sua empresa, conhecida mundialmente por Análise SWOT.

A análise SWOT é estruturada a partir das forças e fraquezas de sua empresa e das oportunidades e ameaças que ela enfrenta. Depois de listados os aspectos internos e externos nos quadrantes da matriz, é o momento de cruzá-los, com o objetivo de abordar os fatores externos usando os fatores internos.


Esse cruzamento é fundamental para usar os recursos que você possui, para lidar com questões de macro ambientes.


O mapa estratégico

De posse dos números referentes aos resultados e tendo feito o cruzamento dos aspectos internos e externos, é o momento de rever e mapear estratégias para obter o sucesso que você almeja.

O mapa é estruturado a partir de quatro óticas, sendo elas:

  • Perspectiva Financeira;
  • Perspectiva do Consumidor;
  • Perspectiva Interna;
  • Perspectiva de Crescimento.

A partir de cada ótica, você pode elaborar ações que irão ao encontro de seus objetivos, sendo possível desenvolver um mapa para cada objetivo.


A partir da avaliação do desempenho de sua empresa, você pode tomar decisões efetivas, que levem ao seu sucesso.


Concluindo, usar as ferramentas garante o sucesso, certo?

Errado! As ferramentas provocam em você a mudança, uma oportunidade de repensar a maneira como você faz negócio e, em consequência, lhe permitem agir para se aproximar do sucesso.


Interessou-se pelos benefícios que uma avaliação de desempenho empresarial pode gerar? Então, clique no link e conheça o curso online de avaliação de desempenho nas empresas da Omie Academy. 


Gilberto Cunha Jr.

Atualmente sou o Head da Omie.Academy na Omie! Na área de vendas há 16 anos, sou apaixonado por negociações saudáveis e me tornei especialista em vendas B2B. Tenho como objetivo criar e desenvolver novas ideias, realizar treinamentos e implantar metodologias para a expansão de negócios.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas