Como fazer um plano de negócios eficiente?

Um bom plano de negócios é essencial para projetar o futuro do seu empreendimento e manter a gestão em dia, além de atrair investidores. Saiba como fazer.

13/Ago/2020
Empreendedorismo

Um plano de negócios detalhado e com as informações certas pode ser o diferencial que o seu empreendimento precisa para prosperar. O plano consiste em um documento em que você, empresário, elenca todos os objetivos do negócio, metas a serem alcançadas e cenários de risco para o crescimento. 


Além disso, o documento também auxilia a traçar estratégia do ponto de vista operacional, financeiro e de vendas e oferece uma visão abrangente sobre as forças e fraquezas do negócio por meio da análise SWOT

Qual a importância do plano de negócios? 

Entre as principais vantagens estão:


  • Organização da administração do empreendimento;
  • Planejamento da expansão ou para o início de um novo negócio;
  • Fornecimento de dados para o desenvolvimento de estratégias assertivas;
  • Transparência de processos para aprimorar a comunicação interna;
  • Captação e direcionamento de recursos financeiros e humanos. 

Como fazer um plano de negócios?

Agora que você já sabe o que é plano de negócios, a Omie separou seis passos para construir o seu, além de um bônus para quem pretende captar investidores ou sócios. Papel e caneta na mão? Vamos para as dicas!  

1 - Responda algumas perguntas

O primeiro passo de como fazer um plano de negócios diz respeito à construção da missão, visão e valores da sua marca. Isso porque é preciso visualizar que tipo de negócio você está construindo e como os seus produtos ou serviços preenchem uma lacuna no mercado. 


Assim, antes de começar um negócio, procure ter em mente quem são seus concorrentes, o que eles estão fazendo de positivo e o que evitar, qual o diferencial da sua empresa frente às demais, qual a influência que seu empreendimento pode exercer na sociedade e como você pretende promover os valores associados ao uso dos seus produtos ou a contratação de serviços. 

2 - Investimento

O segundo ponto exige muito cuidado. Quando se fala em investimento, não deve ser considerado apenas o financeiro dentro da estratégia de negócios, mas também os recursos humanos e o enquadramento tributário. 


Comece analisando o setor de atividade e qual o investimento mínimo. A partir daí, estabeleça possibilidades quanto à localização da empresa, o número de funcionários necessários, a estrutura física e a matéria-prima utilizada na elaboração dos produtos. 


Nesse momento, uma boa dica é contar com um plano operacional. Esse complemento ao plano de negócios procura detalhar a forma como o empreendimento está estruturado, do ponto de vista físico, equipamentos, capacidade produtiva e funções do quadro de funcionários. 

3 - Custos e estimativa de vendas

O terceiro passo consiste em somar todos os custos da operação, agora que você já sabe onde deseja investir e como iniciar com os recursos mínimos. É importante considerar, além dos custos operacionais, a carga tributária e o capital de giro. 


Outro ponto fundamental é calcular a margem de lucro a partir de uma estimativa de vendas. Para isso, considere o mercado atual e a realidade econômica do seu público-alvo. 

4 - Estratégia de negócios e análise de mercado

A análise de mercado vai além de estudar seus concorrentes. Aqui, foque em encontrar bons fornecedores e compreender os desejos dos seus futuros clientes. Assim, defina o potencial de precificação e a urgência do seu produto.


Também procure estabelecer qual a velocidade de entrada no mercado, a partir da competitividade e o custo de aquisição de consumidores. Investigue a possibilidade de fornecer produtos secundários ao seu produto principal a fim de ampliar o público interessado. 

5 - Plano de marketing

Com todas as informações em mãos, é hora de planejar como serão feitas as vendas e como você irá se comunicar com o público. Por isso, uma boa dica é se guiar pelos 4 "Ps" do planejamento de marketing empresarial: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

6 - Análise estratégica dos cenários

Para estar prevenido, considere cenários não tão favoráveis. Um exemplo é simular como a empresa pode reagir frente a uma crise econômica ou a um número de vendas abaixo do esperado. 


Outra simulação pode envolver o surgimento de novos concorrentes ou o lançamento de um produto ainda não mapeado por outro player do mercado. 

Plano de negócios pronto para apresentar para um investidor

Para apresentar o seu empreendimento em busca de uma proposta de investimento, lembre-se de apresentar, junto ao plano de negócios pronto, os dados dos empreendedores e o resumo das informações do empreendimento. 


O plano financeiro é um diferencial nesse momento. Ele precisa conter, em detalhes, os custos pré-operacionais, como reforma do espaço ou instalação de itens de segurança, como câmeras. Demais custos devem ser projetados, sendo eles:


  • O valor do investimento total, separando o que é o investimento inicial dos investimentos fixos;
  • Estimativa do faturamento mensal, descontando os custos de venda;
  • O custo dos materiais diretos e/ou mercadorias comercializadas;
  • Demonstrativo ou projeção de resultados, considerando ao menos um semestre de atuação; 
  • Indicadores de viabilidade;
  • Lucratividade x Rentabilidade,
  • Prazo de retorno do investimento.


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