Consultoria financeira: saiba como funciona e quais são os impactos em empresas

A consultoria financeira pode te ajudar a diagnosticar e antecipar problemas dentro da sua empresa. Quer saber como? Acesse o artigo e confira!

18/Mar/2021
Finanças

Ter uma empresa é saber que algumas dificuldades podem surgir em qualquer momento. Seja por problemas na venda de produtos, itens como defeito que precisam ser trocados pelo fabricante ou até mesmo falta de um controle dos ganhos e lucros. E é nesse cenário que ter uma consultoria financeira faz total diferença.


Contar com profissionais qualificados para ajudar na resolução de problemas pode fazer toda a diferença dentro do seu empreendimento. Principalmente quando está no começo e alguns erros podem ser evitados e consequentemente diminuir o risco de falência da empresa nos primeiros meses de início.


E sabendo disso, neste artigo vamos falar sobre como o que é consultoria financeira e como ela pode te ajudar a deixar as finanças da sua empresa em ordem e sem complicações. Acompanhe!

O que significa a consultoria financeira?

Basicamente, a consultoria nada mais é do agir como consultor em assuntos específicos, sendo esse caso o financeiro de uma empresa. Por isso, é importante contratar um profissional qualificado que possa avaliar as suas finanças e apontar quais são as ações e estratégias que devem ser tomadas para manter a organização.


Para realizar uma consultoria financeira empresarial, é preciso fazer uma análise de todos os principais problemas e quais são as soluções imediatas e a longo prazo. Tudo isso para deixar o seu empreendimento mais estável, seguro e com todo o preparo para enfrentar todos os desafios do mercado. 

Por que é necessário uma consultoria de qualidade?

Se o seu negócio está começando a se desenvolver de maneira crescente, não existe nada melhor do que ter um bom controle e planejamento das suas finanças. Isso porque, sem dinheiro no caixa e para imprevistos, dificilmente a sua empresa vai conseguir se manter por muito tempo.


Mesmo que a sua empresa tenha uma ótima rentabilidade e não pareça passar por problemas, contratar uma consultoria financeira evita com que você feche o mês com dificuldades. Imagine as empresas que não tinham uma reserva financeira quando o lockdown foi necessário durante a pandemia? 


Por isso, não importa qual for o tamanho da sua empresa ou o segmento em que atua, a segurança e estabilidade só irá acontecer quando o setor financeiro estiver bem organizado e controlado. Porém, não é algo tão fácil, visto que alguns erros comuns podem acontecer, e são eles:


  • Não separar as finanças pessoais das empresariais;
  • Não fazer os cálculos corretos na folha de pagamento;
  • Não precificar os produtos ou serviços corretamente;
  • Não fazer acompanhamento do fluxo de caixa.

Como é o funcionamento de uma consultoria financeira?

Agora que você já sabe qual o conceito, vale aprender como funciona a consultoria financeira na prática. Afinal, apenas quando se entende o processo, é possível colocar em prática e melhorar a saúde monetária do seu negócio.


Primeiro, entenda que existem dois tipos de consultoria, a focada em projetos pessoais, e a que estamos buscando, a empresarial. Ambas têm o objetivo de proporcionar foco e diminuição de gastos, porém, com finalidades diferentes, sendo a segunda para preparação do seu negócio para o crescimento e expansão. 


E não se engane que apenas empresas que estão com problemas devem procurar um consultor financeiro. Empreendimentos saudáveis também podem procurar apoio de um profissional para antecipar situações e planejar estratégias que aumentem os seus resultados.

Principais serviços de consultoria para empresas

Aplicada em pequenas, médias e grandes empresas, a consultoria financeira busca melhorar a estrutura de gestão, solucionando os problemas diários e estudando a fundo quais são as ações que podem ser tomadas.



E para isso, existem algumas áreas de atuação mais comuns que um consultor financeiro pode atuar, e são:

Diagnóstico e planejamento estratégico

Essa deve ser a primeira fase e uma das mais importantes, afinal para saber qual foco seguir, é preciso entender quais são os principais problemas da empresa. Por isso, nesse passo faça um estudo profundo de quais são as despesas e custos da companhia.


Faça a análise de quanto é gasto em equipamentos, fornecedores, gastos extras e tudo que sai do caixa da empresa. Dessa forma, você consegue fazer projeções futuras e saber quais gastos podem ser cortados e o que está de acordo com os limites financeiros. 


Ou seja, nesse ponto é fundamental apresentar ao dono da empresa quais foram os principais acontecimentos no passado da empresa que foram prejudiciais para a saúde financeira. Tenha os dados sobre os lucros, fluxo de caixa e custo. 

Valuation

No valuation, a avaliação feita é sobre quanto vale a sua empresa se você quiser vendê-la posteriormente. A partir disso, é feito um estudo com o objetivo de definir o valor da sua companhia, analisando toda a parte de geração de futuro.

Viabilidade do negócio

Essa análise serve para mensurar todos os negócios da empresa que existem, definir novos itens e possibilidades, além de verificar a viabilidade de orçamento, ajustar a precificação dos produtos e calcular taxas como a TIR e payback simples.

Reestruturação de carga horária e rotina de trabalho

A reestruturação tem como objetivo reduzir ou alterar a carga de trabalho de diretores para facilitar o dia de trabalho e ajudar a conciliar a implementação de novos setores da empresa, ou melhorar os que já existem. 

Investimentos e aplicações

E para que os recursos da empresa sejam ainda mais valorizados, realizar investimentos é uma ótima opção. Tudo com muito controle das aplicações e dos resgates para obter as melhores taxas.

Quais são as principais vantagens?

Agora que você já sabe como fazer consultoria financeira, vale entender quais são as principais vantagens. Um dos pontos principais é saber qual a direção que a empresa está indo, ou seja, sabendo desses detalhes você pode mudar o rumo em caso de resultados insatisfatórios.


Continue a leitura para saber todos os benefícios de aderir a consultoria financeira em sua empresa!

Contabilização correta das entradas e saídas da empresa

Os procedimentos relacionados à gestão financeira são muito complexos e acabam sendo difíceis de serem administrados por qualquer pessoa. Por isso, é extremamente importante contar com alguém que faça o monitoramento das finanças.


Isso porque, é possível contabilizar corretamente todas as entradas e saídas para analisar com precisão se existe algo errado e que está prejudicando as finanças sem que você perceba. E o melhor é que com essa contabilização você tem um controle 100% do financeiro da sua empresa. 

Menos burocracia 

Em meio a tantos problemas, dificilmente momentos de burocracia serão bem-vindos, não é mesmo? Esses obstáculos acabam sendo prejudiciais para a produtividade do negócio. E contratando um consultor ou uma empresa de planejamento financeiro, essa parte pode ficar livre para investir tempo em outras atividades.

Tomada de decisões de forma rápida 

Com as informações financeiras da sua empresa em mãos, é muito mais fácil tomar boas decisões e manter o controle do seu negócio. Seja para comprar novos produtos e investir em serviços diferenciados, ou para contratação de fornecedores ou funcionários.


Além disso, se você quer apostar nos investimentos, - que já foram abordados pelos parágrafos acima - essa tarefa se torna muito mais fácil. Ter o controle das suas contas a pagar, contribui para que você saiba o momento certo para realizar esse investimento. 

Maior lucratividade para o negócio

O aumento da lucratividade é algo inevitável quando se tem bom controle das vendas, dos gastos e um excelente planejamento e conhecimento do seu público-alvo. Isso acontece porque quanto menos capital você gasta com coisas que não vão dar resultado e mais se aplica e investe de forma inteligente, mais sucesso se obtém.


Portanto, não se esqueça que ter uma consultoria pode ser a grande chance de expandir seus negócios com muito planejamento e de forma produtiva. Procure por profissionais de qualidade e que entenda as suas necessidades.

Maior domínio das finanças

Por fim, é fundamental entender que todo o processo de consultoria financeira tem como foco ajudar o empreendedor a gerir sua empresa com muito mais conhecimento e domínio das finanças. 


Sendo assim, o consultor pode ser aquela peça que faltava para que você tenha mais organização dos seus rendimentos, lucros, despesas, investimentos e gastos e consiga com o tempo colher ótimos resultados. 


Principalmente nesse cenário de crise econômica e alta competitividade no mercado, apenas empresas com ótima gestão e organização vão conseguir sobreviver ou crescer. 

Tenha uma consultoria financeira em sua empresa!

Como te apresentamos ao longo deste artigo, realizar a organização das suas finanças pode te proporcionar vários benefícios ao longo do tempo. Além de te dar mais segurança em momentos de instabilidade, principalmente no momento atual da COVID-19 em que muitas empresas estão quebrando e perdendo seus recursos.


Por isso, é importante ter uma consultoria financeira em sua empresa. Com ela você vai mudar a forma com que administra seus recursos e investimentos e melhora a tomada de decisão relacionada a finanças e até mesmo outros problemas empresariais. 


Não considere apenas como um gasto, mas como um investimento para a sua empresa, que pode otimizar os processos, aumentar a rentabilidade e ajudar na obtenção dos objetivos. Além disso, delegar responsabilidades pode te dar mais segurança e liberdade para focar em outros processos. 


Com o sistema de gestão Omie, você consegue ter um módulo completo para organizar as finanças da sua empresa, totalmente integrado à toda a sua operação. Além de mais facilidade no dia a dia de forma efetiva, segura e completa com fluxo de caixa e relatórios gerenciais customizados. Acesse o site e experimente!



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas