Contabilidade de custos: saiba por que é importante para a sua empresa
Fazer a contabilidade de custos pode te ajudar a diminuir gastos e os riscos financeiros da sua empresa. Quer saber mais? Acesse o blog da Omie e confira!
A contabilidade de custos é um dos temas mais relevantes quando se trata de uma boa organização da gestão financeira de uma empresa. Por isso, é preciso entender como ela funciona e como esse processo pode ser útil para o crescimento dos seus negócios.
E para entender o que é contabilidade de custos e quais são os principais objetivos. É preciso saber que o gestor deve ter uma visão clara de todos os elementos de saída que compõem o custo dos seus produtos ou serviços prestados e comparar com as entradas para, assim, administrar melhor a saúde financeira da empresa.
Podemos dizer que a contabilidade de custos, portanto, serve para avaliar minuciosamente todas as possibilidades de uma empresa a partir da sua operação e garantir que as tomadas de decisão sejam sempre voltadas para o crescimento e melhores práticas. Vamos descobrir juntos como este processo funciona?
O que é contabilidade de custos?
Imagine o seguinte cenário: um cliente pede um desconto e você precisa avaliar as possibilidades para garantir o lucro da sua empresa e, ao mesmo tempo, a satisfação do seu cliente. Qual desconto máximo você pode aplicar? Decisão complicada, não é mesmo? E são nesses casos que entram os custos contábeis.
Mas, antes de tudo, lembre-se que a palavra “custos” se refere apenas ao dinheiro envolvido na produção do seu produto ou serviço comercializado. Custo não quer dizer a mesma coisa que despesas ou gastos, mas essa diferença vamos entender um pouco mais à frente.
Primeiramente, para entender a contabilidade de custos, é importante ter em mente que a contabilidade em geral é a grande responsável pelos cálculos e informações para garantir a evolução financeira de uma organização.
A contabilidade de custos é uma parte da contabilidade especializada em gerenciar os custos dos produtos e serviços que são oferecidos por uma empresa, para assim determinar os melhores preços de venda e obter um lucro representativo a partir dos custos gerados pela sua produção.
Já a contabilidade financeira é a parte responsável apenas por analisar os dados e as movimentações financeiras de uma organização. Ou seja, o objetivo da contabilidade de custos, portanto, é analisar se a empresa realmente está ganhando ou perdendo dinheiro, além de ser uma estratégia importante para tomada de decisões sobre o melhor caminho para o sucesso dos negócios.
Por que é importante fazer a contabilidade de custos em uma empresa?
Basicamente, é através da contabilidade de custos que uma empresa pode acompanhar diretamente a evolução dos seus produtos e serviços, além de estabelecer novas metas de custos para determinado período ou produto/serviço comercializado, de acordo com o planejamento estratégico que estiver em ação.
Por isso, a contabilidade de custos precisa se tornar ferramenta indispensável na gestão financeira de uma empresa, pois é com ela que os gestores podem garantir os lucros ao definir o preço de venda correto e até reduzir gastos da operação.
Estabelecer o custo de um produto ou serviço ofertado pode ser um grande desafio de uma empresa. O que se deve considerar ao definir o preço de venda? Para isso, vamos entender um pouco sobre a diferença entre custos, gastos e despesas dentro de uma empresa.
- Gastos: qualquer valor que sai do caixa da empresa, independente da operação;
- Despesas: gastos para manter a estrutura da empresa operando corretamente, por exemplo gastos com os setores de marketing e comercial, mas que não contribuem para a produção de novos itens ou serviços de comercialização,
- Custo de produção: gastos diretamente ligados ao produto final, ou seja, atribuídos à aquisição ou fabricação de mercadorias, como compra de matéria prima, gastos de mão de obra, manutenção e limpeza, dentre outros.
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De maneira geral, ao realizar uma boa gestão financeira e aplicar a contabilidade de custos na sua empresa, você pode controlar e entender facilmente os seus gastos, separá-los corretamente e gerenciar os seus orçamentos de produção com muito mais eficiência.
Entenda a jornada do seu produto. Se as vendas se mantêm, mesmo com aumento de preço, é um sinal de que as pessoas estão prontas a pagar pela qualidade do seu produto. Caso contrário, talvez seja o momento de reavaliar alguma estratégia na sua produção para que não haja impacto no preço de venda ou na qualidade oferecida.
Assim, com o passar do tempo, você pode obter dados de comparação e evolução muito importantes para o histórico dos seus negócios e manter um diagnóstico financeiro eficiente.
Conheça os tipos de custos
A contabilidade de custos separa em tipos de custos e em algumas categorias para facilitar o entendimento do que é gasto na produção. Por isso, abaixo vamos apresentar as definições e diferenças entre cada um:
Custos diretos
Este é o tipo de custo que possui relação direta com o produto, como matéria prima e materiais para a embalagem. É o mais fácil de ser identificado. Por exemplo, em uma produção de sapatos, a matéria prima e a caixa para venda são considerados custos diretos.
Custos variáveis
Os custos variáveis possuem relação direta com o volume de produção, ou seja, quanto mais é produzido, maior o gasto com matéria prima e embalagens, por exemplo. Também pode ser considerado um custo direto.
Custos indiretos
Estes custos têm relação com o produto, porém não de forma direta. Por exemplo, o valor do aluguel de espaço, gastos com água e energia elétrica e o pagamento de funcionários que participam de alguma etapa do processo de produção.
Custos fixos
Os custos fixos estão ligados aos custos indiretos, pois estes não se alteram com a variação do volume de produção. Ou seja, independente do número de sapatos produzidos, o valor do aluguel e o pagamento dos funcionários, sem considerar comissionamento ou horas extras, permanece o mesmo.
Por fim, essa diferenciação dos custos permite que os gestores tenham uma visão mais clara e objetiva de onde estão concentrados cada tipo de custo, para assim, definir melhor as estratégias e manter uma operação mais transparente para toda a organização.
Quais são os métodos para fazer contabilidade de custos?
Para que o cálculo dos custos desembolsados pela empresa e o custo unitário dos produtos seja definido corretamente e de forma coerente, os responsáveis pelo processo de contabilidade de custos precisam estabelecer o método de rateio que melhor se encaixa na sua operação.
Vamos ver abaixo os métodos mais comuns.
- Custeio por absorção ou integral: todos os custos ligados ao produto e à sua fabricação, ou à prestação de um serviço, são absorvidos, sejam eles diretos ou indiretos. Dessa forma, os gastos são rateados por todos os produtos e serviços;
- Custeio direto ou variável: neste método, apenas os custos variáveis são considerados. Sendo assim, os custos fixos são separados e considerados como despesas.
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Baseado no princípio que os custos de uma empresa são gerados a partir das atividades que desempenham, essas mesmas atividades são consumidas pelos próprios produtos e serviços gerados nesta empresa. Por isso, o método mais utilizado pelas empresas é o método de absorção, por ser mais simples e intuitivo para qualquer tipo de negócio.
Depois de tudo o que conversamos e aprendemos com este artigo, lembre-se que o seu maior aliado na jornada de crescimento do seu negócio é o seu contador! Ele é, depois de você, a pessoa que mais entende do seu negócio e pode analisar os cálculos e criar cenários totalmente pertinentes ao seu momento atual.
Busque orientação do seu contador para definir um planejamento satisfatório e esteja sempre atualizado com novas ferramentas para otimizar ainda mais este processo. Além disso, é importante contar com um sistema de gestão integrado que pode te ajudar a organizar ainda mais a contabilização dos seus custos.
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