Contabilidade empresarial: como gerenciar da maneira certa

Aprenda a gerenciar a contabilidade empresarial e a alavancar os resultados do seu negócio.

23/Mai/2022
Empreendedorismo

Você sabe para que serve a contabilidade empresarial? Se você tem o seu próprio negócio, ou pretende ter, já deve saber que controlar as finanças e o patrimônio empresarial de forma adequada e eficiente é fundamental para a saúde e sobrevivência do negócio. 

 

É comum pensar que só a força de vontade é suficiente para oferecer um bom desempenho para a empresa, mas essa não é a realidade. Para que todos os processos fluam harmoniosamente e tragam resultados realmente positivos, é essencial contar com uma boa gestão e um bom profissional da área contábil. E é nesse momento que entra a contabilidade empresarial

 

Neste artigo vamos te contar tudo sobre o assunto: o que é, quais atividades estão envolvidas, como gerenciar todos os processos e muito mais!

 

Continue acompanhando para conhecer um pouco mais sobre a contabilidade nos negócios empresariais. 

O que é contabilidade empresarial?

 

A contabilidade empresarial tem como principal objetivo organizar o pagamento de obrigações fiscais que a empresa possui. Nesse processo estão incluídos: os impostos e taxas, coleta e análise de informações referentes à quitação de parcelas de empréstimos, entrada e saída de receitas vindas das vendas ou serviços da empresa, além de organizar o nível em que a empresa se encontra com as dívidas e o valor do patrimônio. 

 

Ou seja, podemos dizer que a contabilidade empresarial abrange todos os bens adquiridos pelo negócio.

 

Por meio da análise de dados, a empresa consegue ter uma visualização melhor da sua realidade financeira e, com isso, os gestores conseguem escolher e tomar decisões precisas sobre quais são as melhores opções para o empreendimento. 

 

Sendo assim, podemos dizer que todas as decisões referentes à área financeira da empresa só podem ser tomadas com base na contabilidade empresarial. Seja escolher o melhor momento para investir, adquirir um bem, se a compra deve ser realizada com ou sem empréstimo, enfim, todas as decisões sobre o crescimento do negócio são contempladas. 

Principais atividades da contabilidade empresarial

 

Como se dedica à parte financeira do negócio, a contabilidade empresarial está diretamente relacionada às receitas e despesas da empresa. Tanto é que uma das principais funções dessa área é justamente registrar e acompanhar tais atividades. 

 

Com base nas informações coletadas, são emitidos relatórios que demonstram em qual posição financeira a empresa está, por exemplo. Mas essa não é a única atividade realizada pela contabilidade digital. Entre as outras tarefas estão:

 

Como gerenciar a contabilidade da sua empresa?

 

Para que a saúde financeira se mantenha saudável é preciso gerenciar a área de contabilidade de forma assertiva, certo? Mas como fazer isso? Vamos responder essas perguntas para te ajudar a tornar a contabilidade empresarial um sucesso.

  • Organize todos os processos 

 

Para que um negócio tenha sucesso, é importante que todos os processos estejam bem alinhados e sejam executados de forma eficiente. Sendo assim, criar alguns procedimentos padrões e rotinas para que a execução seja realizada vai ajudar a eliminar os erros, retrabalhos e, consequentemente, os atrasos.

 

Por isso, organize todos os processos, assim você irá manter todos os documentos em dia, evitando problemas inclusive com a Receita Federal. 

  • Melhore a comunicação interna

 

A comunicação interna é a chave para tornar os processos mais fluidos e otimizados em uma empresa. É por ela que é possível integrar as áreas, fazendo com que os repasses de informações sejam completos.

 

Melhorar a comunicação interna significa melhorar os processos e evitar refações. 

  • Capacite seus profissionais

 

Não adianta investir em comunicação interna e processos se os colaboradores não sabem como utilizá-los a favor da empresa, certo? 

 

Sendo assim, é fundamental investir no treinamento dos colaboradores para que cada processo seja executado de forma correta, seguindo as práticas e exigências recomendadas pelo mercado e regulamentações.

 

  • Faça um planejamento

 

É sempre importante fazer um planejamento, independentemente dos resultados já conquistados. Afinal, sempre surgem novas metas e objetivos, ou então novas oportunidades que precisam de mais estratégias para serem alcançadas. Dependendo do objetivo, o planejamento pode ser feito por trimestre, semestre ou por ano. 

 

Vale destacar também que, quando a empresa possui objetivos bem definidos e integrados com a sua cultura, acaba transmitindo ainda mais valor e credibilidade aos clientes e públicos envolvidos com a organização. 

  • Use sistemas softwares

 

Sim, os softwares de gestão são fundamentais para tornar os processos da área de contabilidade empresarial ainda mais otimizados e eficientes. Utilizar a tecnologia como aliada faz toda a diferença na execução das tarefas pertinentes à área. 

 

Quanto mais atualizado e personalizado for o sistema de gestão, melhores serão os resultados alcançados pela empresa e seus colaboradores. 

 

Uma excelente alternativa para você que busca revolucionar sua rotina de trabalho, automatizar suas tarefas e facilitar processos burocráticos são os serviços do sistema Omie:

A Omie te fornece soluções únicas, estratégicas e personalizadas para que você só precise se preocupar com o crescimento do seu negócio.

 

Por aqui você encontra: 

  • Gestão on-line completa com armazenamento em nuvem;
  • Consultoria contábil estratégica;
  • Sistemas integrados e 100% on-line;
  • Educação, que transforma e gera resultados positivos, através da Omie Academy, e muito mais. 

Na Omie você tem tudo o que precisa para alavancar os resultados da sua empresa!

Conclusão

 

Como foi possível perceber, a contabilidade empresarial é a área responsável por envolver todos os processos contábeis necessários para que o negócio funcione de forma integrada e assertiva.

Nela, são considerados principalmente os processos que envolvam a conformidade com o governo, ou seja, todas as questões fiscais, tributárias, previdenciárias, trabalhistas e legais. 

 

Agora você tem propriedade para responder quando te perguntarem para que serve a contabilidade empresarial, certo?

 

A contabilidade comercial e empresarial são fundamentais para manter a saúde financeira da empresa e, assim, atingir as metas e objetivos para obter resultados positivos. E a melhor forma de fazer isso é contando com um serviço de gestão automatizado, como o da Omie!

 

Com ele, você controla todos os dados e atividades financeiras em um só lugar, integrando todos os dados e processos com as outras áreas da empresa. Quer conhecer mais conteúdos como esse? Acesse o nosso blog e leia muitos outros artigos, como o que discutimos as diferenças entre Contabilidade Online e Contabilidade Digital. Com certeza você vai se interessar!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas