Contrato de prestação de serviços e faturamento recorrente

Veja como otimizar sua gestão de contratos e como isso pode influenciar diretamente na produtividade e no faturamento do seu negócio.

24/Set/2020
Evolução Omie

Se você é um prestador de serviços e realiza trabalhos de forma permanente, temporária ou pontual, é comum que faça a emissão periódica de contratos de prestação de serviço. Mas, para controlar todas essas informações, é preciso muita organização e atenção às informações pertinentes aos  serviços.

É importante manter a atenção em todas as negociações, renovações, data de cobrança, emissão de notas e até mesmo no controle financeiro dos faturamentos recorrentes. Ter um gerenciamento efetivo sobre as atividades que são realizadas na sua empresa pode representar uma grande diferença no seu faturamento e muitos ganhos para o seu negócio. 


Utilizar um sistema que contribua efetivamente na gestão de contratos pode ser um grande diferencial para sua empresa e levar o seu negócio para altos níveis de gestão. Entenda como o sistema Omie pode te ajudar nisso.

 

O que é contrato de prestação de serviço?

O contrato de prestação de serviços é um documento que formaliza juridicamente um negócio entre todas as partes envolvidas. Seja ele feito para um serviço pontual - regulamentado por uma Ordem de Serviço (OS) - ou periódico, neste contrato o prestador se obriga a realizar algum tipo de atividade em troca de uma contraposição, isto é, na maioria dos casos, o pagamento.

Seu objetivo, além de prever o faturamento recorrente seja ele mensal, bimestral ou até mesmo anual, é descrever todas as informações pertinentes àquele objeto, como serviço, datas de pagamento, valores e estabelecer quais são as responsabilidades e qual o nível de comprometimento do prestador em relação ao contratante.

Agora que você já sabe o que é contrato de prestação de serviço, entenda melhor qual a sua importância e como elaborar um.

 

Qual a importância deste processo?

O objetivo principal de se firmar um contrato é proteger todas as partes envolvidas. É um documento que oferece segurança jurídica necessária para que um projeto aconteça da forma como foi previamente planejado e combinado.

Para o empreendedor, o contrato é fundamental para proteger seu empreendimento, ter uma maior garantia do retorno das atividades realizadas e evitar os famosos “calotes”.

 

Como fazer um contrato de prestação de serviços?

Vimos acima que trabalhar com contratos é extremamente importante para manter a ordem dos processos internos e externos de uma prestadora de serviços, mas mais importante do que tê-los, é saber organizar as informações contidas nestes documentos de modo que você reverta isso em favor do seu negócio, aumentando sua produtividade e seu faturamento.

Com o ERP Omie você consegue registrar e gerenciar os contratos de serviços que executa e cobra todo mês.

Mas, você pode estar se perguntando, como fazer um contrato de prestação de serviço? A resposta é: da forma mais simples e intuitiva possível. Você precisa apenas:

- Indicar quem é o cliente;

- Especificar qual o serviço contratado;

- Qual o período de vigência;

- Incluir as condições comerciais e financeiras negociadas;

- Definir a data de emissão da nota fiscal,

E pronto! Omie controla todo o resto para você: organiza os contratos com  faturamento recorrente, mostra quais clientes devem ser faturados naquele dia, gera as ordens de serviço e notas fiscais automaticamente, e muito mais.

Uma vez que essas informações estão cadastradas e o contrato ativado, você pode visualizar todas elas em uma única tela de gerenciamento e consegue faturar tudo de uma só vez, otimizando tempo e aumentando a produtividade da sua equipe.

Confira o passo a passo para ativação do contrato clicando aqui.


Contrato de prestação de serviços para MEI e autônomos

O MEI é um modelo de pessoa jurídica que se enquadra no Simples Nacional para facilitar a regulamentação de empresários individuais e profissionais autônomos, ou seja, seus impostos devidos são simplificados em uma única guia e são exigidas menos obrigações fiscais. 

Porém, se o MEI é um prestador de serviços e precisa garantir a veracidade e a segurança jurídica dos seus serviços prestados, é preciso utilizar um contrato assinado por ambas as partes para oficializar todos os detalhes e, principalmente, evitar problemas com falta de pagamento ou entrega do serviço.

Se em algum momento houver qualquer descumprimento das cláusulas descritas no contrato de prestação de serviços para MEI, seja por parte do contratante ou do contratado, este documento serve como base para processos judiciais caso seja necessário. Por isso, é muito importante mantê-lo atualizado e assinado sempre que houver qualquer alteração.


Como a gestão de contratos de prestação de serviços pode te ajudar com o faturamento recorrente da sua empresa?

Faturamento recorrente é um valor creditado na conta da empresa por um período determinado. Esse valor é consequência de um serviço prestado e tem seu acordo de faturamento previamente estabelecido por um contrato firmado entre as partes. 

Com o ERP Omie você consegue definir, de forma regular, a vigência inicial e final da prestação de serviços e, além do faturamento, você pode visualizar as previsões em seu fluxo de caixa pelo período estabelecido com rapidez e facilidade, para não perder mais nenhum detalhe das suas negociações.


Use a tecnologia a seu favor 

Para uma empresa que visa o seu crescimento, é importante contar com um sistema que facilite e traga soluções inteligentes para o dia a dia. Demandar tempo para fazer a gestão manual de contratos, não é mais uma opção para quem quer crescer e se destacar no mercado.

Com Omie, você pode visualizar e gerenciar de forma simplificada os todos os seus contratos e arquivos em um único clique.

Imagine o tempo que você economiza e a produtividade que poderá proporcionar para sua equipe e para o seu negócio? Converse com um de nossos especialistas e saiba mais. 

                



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas