Controle de contas a pagar: entenda esse processo

O controle de contas a pagar é um processo que garante uma boa base de desenvolvimento de uma empresa no mercado. Para saber mais, leia esse artigo.

25/Ago/2020
Finanças

Para ter uma gestão empresarial eficiente é essencial ter um olhar atento sobre os seus gastos. Por isso, tão importante quanto identificar os lucros mensais da sua empresa, é entender onde estão os principais custos para saber a melhor maneira de implementar o controle de contas a pagar.


A atenção aos detalhes, ainda mais quando o assunto é o fluxo de caixa da sua empresa, não deve ser negligenciada. Um pequeno erro de vírgula ou atraso de uma conta pode gerar custos extras, os quais talvez a sua organização não esteja preparada para lidar.


No ano de 2019, o IBGE registrou que somente 39,8% das empresas que nasceram em 2012 sobreviveram após cinco anos, e entre os motivos estão a grande concorrência, a falta de experiência e o descontrole do fluxo de caixa. Para saber mais, continue lendo o artigo abaixo. 


Entenda o controle de contas a pagar

Você sabia que o sucesso da sua empresa pode ser medido pelas suas finanças? E é justamente nesse cenário que entra o controle de contas a pagar. Apesar de parecer um conceito trivial, ele faz toda a diferença no desenvolvimento de um negócio.


Contas a pagar são as obrigações financeiras de um empreendimento, que podem incluir desde impostos e salários de colaboradores — obrigações legais — até a compra de materiais de escritório, que são aquisições ocasionais.


Em outras palavras, o controle de contas a pagar é uma maneira de se referir a uma atenção a mais aos gastos fixos e variáveis de uma empresa. Dessa forma, evita-se extrapolar o valor esperado, zelando pelo equilíbrio contábil.


Leia também: Como encontrar o ponto de equilíbrio contábil de um negócio

Contas a pagar X Contas a receber

Como empresário, certamente você já deve ter ouvido falar sobre as contas a pagar e as contas a receber. Esses são recursos utilizados dentro de um ambiente empresarial para mensurar a saúde financeira.


Definidas como todo o capital que entra no empreendimento, as contas a receber, como vendas e negociações, em geral são maiores do que as quantias registradas no controle de contas a pagar. 


Quero saber como fazer um controle de contas a pagar eficiente! 

Qual a sua importância?

O controle de contas a pagar e a receber é um recurso que ajuda no cotidiano de uma empresa, já que auxilia a ter um panorama sobre as entradas e saídas de capital.


Se feito de maneira correta, o controle de contas a pagar, além de garantir a gestão financeira, ajuda a sua empresa a crescer e se estabelecer no mercado com eficiência e saúde financeira.  


Como funciona o controle de contas?

Apesar de ser um processo relativamente simples, o controle de contas a pagar e receber acaba sendo implementado de maneira incorreta em empresas de todos os portes. 


Para garantir o sucesso dessa prática, ela exige um acompanhamento 24 horas. Por isso, lembre-se da importância de utilizar um  software de controle financeiro na sua empresa. Confira abaixo como funciona o controle de contas a pagar.


Registro das movimentações da empresa

Para ter um controle financeiro eficiente você precisa registrar todas as movimentações da sua empresa. Não importa se o valor é pequeno, qualquer saída de capital precisa ser contabilizada para auxiliar na administração de outras informações, como:


  • Gastos do setor;
  • Fluxo de caixa;
  • Controle de estoque,
  • Lista de produtos e serviços mais vendidos.


Cobrança sistemática dos clientes devedores

No processo de controle de contas a pagar também está incluído um dos setores mais delicados de um empreendimento: a cobrança ao cliente. O atraso dos  consumidores em pagar as contas nas datas de vencimento, pode impactar diretamente nas obrigações da empresa com os fornecedores.


Isso quer dizer que se não entrar dinheiro dentro do prazo esperado, vários compromissos terão que esperar, o que certamente vai gerar uma dor de cabeça a mais para o empresário.


Estímulo ao pagamento adiantado

O pagamento adiantado também é uma ótima maneira de fazer uso do organizador de contas e manter o controle do fluxo de caixa da sua empresa. Essa é uma estratégia que visa evitar a inadimplência, além de garantir um estímulo ao pagamento à vista, criando um fundo para ser usado em emergências.


Conheça a importância da gestão de custo

Agora que você já entende o controle de contas a pagar, que tal aprender mais sobre o fluxo de caixa do seu negócio conhecendo a importância da gestão de custos no blog Omie? Acesse e confira tudo o que precisa para alavancar seu empreendimento.




Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas