Liderança e gestão de pessoas: o que é, qual papel do líder e como colocar em prática?

A liderança que faz a gestão de pessoas é essencial para melhorar a produtividade e os resultados de um negócio.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O capital humano é uma das maiores riquezas dos negócios e é indispensável associá-lo à liderança e gestão de pessoas. De nada adianta oferecer o melhor serviço ou produto se a sua empresa não se preocupa com os talentos.

A liderança de pessoas possibilita que as equipes desenvolvam suas funções com alta performance e melhore os resultados do negócio. 

Neste artigo, entenda mais sobre a gestão de pessoas, as habilidades importantes da liderança, o papel do líder e muito mais.

O que define gestão de pessoas?

A gestão de pessoas consiste em garantir que as necessidades dos colaboradores sejam atendidas de forma coerente, por meio de práticas e técnicas que possam potencializar suas competências e produtividade.

A gestão de pessoas tem como foco a coletividade, a diversidade cultural e o aculturamento que a própria empresa busca passar aos profissionais. Com isso, as lideranças nesta área podem transmitir esses ideais para suas equipes, além de motivá-los e inspirá-los.

Portanto, a gestão de pessoas e liderança andam juntas, deixando a imagem de chefe autoritário no passado. Hoje, a realidade dos líderes é estar cada vez mais presente e envolvido com o desenvolvimento de todos.

Qual o papel da liderança na gestão de pessoas?

Um bom líder realiza a gestão de equipes, assim tem o papel de manter o time alinhado e o clima organizacional saudável para que os profissionais se sintam satisfeitos em trabalhar na empresa e desafiados a dar o seu melhor.

Saiba que colaboradores motivados, engajados e valorizados são a principal fonte de resultados positivos e sucesso das empresas, independentemente de seu porte ou setor. 

Ao garantir um ambiente harmônico, a liderança reduz, por exemplo, atritos que envolvem competitividade entre as pessoas e que deixam o local tóxico e totalmente ineficiente.

Habilidades de um bom líder na gestão de pessoas

A liderança é uma habilidade que pode ser boa para alguns profissionais, enquanto para outros ela pode ser desenvolvida com a experiência no trabalho e cursos de qualificação.

Existem diferentes tipos de liderança, mas seja qual for o perfil do líder, é fundamental que ele tenha algumas habilidades comportamentais. Veja a seguir!

Comunicação interpessoal

Todos sabemos que manter uma boa comunicação é essencial para qualquer tipo de relacionamento. Logo, é importante criar um ambiente onde seus colaboradores sejam encorajados a resolver problemas e a se comunicar com eficiência e respeito.

O líder na gestão de pessoas deve ser transparente quanto aos objetivos da empresa e quanto àquilo que é esperado de cada colaborador. Realizar reuniões periódicas para alinhar os pontos e manter canais abertos para ouvir o time também é indicado.

Em resumo, um bom líder é aquele que está próximo do seu time e pode definir objetivos claros com ele, além de ter uma escuta ativa junto ao colaborador. 

Senso de planejamento

Um bom líder deve saber definir as prioridades e orientar os liderados para a ação. Dessa forma, os recursos são melhores aproveitados, como tempo, produtividade, investimento, entre outros fatores importantes.

Confiança

O líder que faz a gestão de pessoas, além de conhecer bem cada profissional, estabelece uma relação de confiança com ele. Assim, descentraliza as atividades e sabe como delegar as tarefas segundo as potencialidades de cada um.

Resiliência

É necessário entender que liderar é um aprendizado constante, por isso, é preciso que um líder esteja disposto a enfrentar a tensão e o estresse de gerir pessoas, além de saber admitir erros e falhas cometidas. 

Assim, é preciso ser resiliente para entender que existirá cenários favoráveis e desfavoráveis para trabalhar e nos dias difíceis ser aquele que tem uma visão positiva e inspira sua equipe.

Gerenciamento de conflitos

A liderança também deve estar pronta para um posicionamento no caso de conflitos. Sabemos que diferentes mentes podem ser conflitantes em alguns momentos e o líder deverá saber como agir e trazer a equipe de volta aos ideais da organização.

Assim, deve saber ouvir todos os lados envolvidos e agir de modo imparcial e justo para resolver os atritos.

Capacidade de dar feedbacks

A troca de feedbacks deve ser um dos fundamentos da cultura organizacional de uma empresa que tem uma liderança estratégica. Assim, todos são capazes de melhorar sua atuação e corrigir os pontos fracos, a fim de que possam se desenvolver profissionalmente.

Pilares da liderança e gestão de pessoas

A prática da liderança e gestão de pessoas terá bons resultados ao considerar os pilares abaixo. Confira.

Motivação e engajamento dos colaboradores

A motivação e engajamento dos colaboradores é fundamental para que eles possam se sentir inspirados e ter uma boa performance. Para isso, é importante estar sempre de olho nas suas necessidades e oferecer treinamentos que possam sanar dificuldades.

Inclusão e senso de pertencimento dos profissionais

A liderança inclusiva é um importante pilar para a gestão de pessoas. Nesse sentido, os profissionais devem se sentir parte do time, criando um sentimento de pertencimento. Ou seja, é preciso valorizar a diversidade e particularidade de todos.

Aperfeiçoamento profissional das equipes

A gestão estratégica de pessoas prevê o desenvolvimento técnico e comportamental da equipe para que os resultados traçados sejam obtidos com mais rapidez e facilidade. 

Nesse ponto, liderança e gestão de pessoas se encontram para debater competências e formas de aprimorá-las para um melhor desempenho geral.

Disseminação da cultura organizacional

É necessário alinhar todas as premissas culturais da empresa com os funcionários e contratar pessoas que estejam dentro do perfil esperado. 

Aqui, uma dica é pensar em estratégias de como disseminar essa cultura para o público externo, pois, dessa maneira, será mais fácil atrair e reter talentos que combinem com o negócio.

Retenção de talentos

A liderança e gestão de pessoas deve trabalhar para buscar pessoas que se identifiquem com a empresa, assim é possível reduzir a rotatividade e os custos que isso gera. 

Então, além de investir em processos seletivos que possam encontrar o profissional certo, é necessário pensar em práticas, como treinamentos e planos de carreira, que também possam reter os talentos.

Dicas de como desenvolver líderes para fazer a gestão de pessoas

Para que sua empresa possa contar com líderes que façam a gestão de pessoas, é necessário desenvolver esses profissionais. Para isso, é importante:

  • oferecer treinamentos que desenvolvam habilidades técnicas e comportamentais (hard skills e soft skills);
  • estimular o aprendizado contínuo, oferecendo flexibilidade para que os futuros líderes possam fazer cursos, inclusive MBAs;
  • identificar os profissionais que tenham o perfil de líder e oferecer oportunidades para que eles possam assumir cargos com mais responsabilidade e crescer na empresa.

Principais desafios na gestão de pessoas

A gestão de equipes é um desafio, especialmente porque profissionais têm personalidades, perfis, vivências e expectativas diferentes. Assim, os conflitos podem existir.

Mas esse tipo de situação pode ser vencida com dedicação, boa comunicação e uma cultura organizacional bem estruturada. Assim, é preciso um plano estratégico muito bem articulado para que os resultados sejam positivos e aconteçam de forma orgânica.

Mais um desafio para a liderança e gestão de pessoas é identificar as potencialidades de cada um. Então, para que todos possam oferecer um bom desempenho, é preciso estar sempre próximo ao time, escutar as demandas e atuar de forma integrada.

Para exercer a gestão de pessoas com tranquilidade, facilite sua rotina empresarial com um sistema de gestão online.

Banner CTA

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Gerenciamento de equipe
Um bom gerenciamento de equipe promove a harmonia, a coerência e a eficiência do time, resultando em maior produtividade e
Cálculo de rescisão, veja um passo a passo
Entenda como funciona o cálculo rescisão e suas diferentes opções, com passo a passo completo!
o que é DP "departamento pessoal": mulher cumprimentando outra pessoa
Descubra a importância e a rotina do Departamento Pessoal para a sua empresa. Tire suas dúvidas aqui!