Liderança e gestão de pessoas: quais são os pilares e como colocar em prática?
Você sabe quais são os principais desafios da gestão de pessoas? Vem saber mais!
A peça mais importante de uma empresa, são as pessoas e seus talentos. De nada adianta oferecer o melhor serviço ou produto do mercado, se a sua empresa não se preocupa com os seus talentos e não investe em boas práticas que maximizem o conhecimento e as competências de seus colaboradores.
O que é gestão de pessoas?
Realizar gestão de pessoas, ou gestão de recursos humanos, nada mais é do que garantir que as necessidades dos funcionários sejam atendidas de forma coerente, através de práticas e técnicas que potencializem a sua eficiência, produtividade e capacidade dentro das suas funções na empresa.
A imagem de chefe autoritário vem sendo cada vez mais esquecida. Hoje, a realidade dos líderes é estar cada vez mais presente e envolvido com o desenvolvimento de suas equipes, tanto profissional quanto pessoal, motivando-os e promovendo o seu bem estar.
E qual a importância da liderança e gestão de pessoas em uma empresa?
Colaboradores motivados, capacitados e, principalmente, engajados, são a principal fonte de resultados positivos e sucesso das empresas. É simples: equipes desmotivadas, improdutivas e desorganizadas não produzem!
Para manter a harmonia no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais, é preciso deixar de lado todos os atritos que envolvem competitividade, pressão, diferenças sociais e/ou religiosas, e diversos outros tipos de estresse que deixam o ambiente tóxico e totalmente ineficiente.
Outro ponto importante, é definir objetivos claros e ouvir o seu colaborador! Valorizar a equipe em todos os seus âmbitos é fundamental para o crescimento de qualquer empresa.
5 Pilares da gestão de pessoas - O conceito também vale para Home Office, ein?
Para atingir todos esses objetivos, existem alguns pilares essenciais. Vamos ver:
Motivação
Toda empresa depende do comprometimento de cada um dos seus colaboradores para render e ser produtivo. Por isso, este é o pilar base. Aqui, o mais importante, é entender o que motiva as pessoas a fazerem parte do seu negócio, seja incentivo financeiro, propósito e missão da empresa, plano de carreira, desafios, entre diversos outros.
Cada pessoa reage de forma diferente a cada tipo de incentivo ou fator motivacional, por isso, é necessário entender o que funciona melhor para o seu negócio e os seus colaboradores. Ou seja, o que realmente vai fazer a diferença e estimular, principalmente, a automotivação.
Comunicação
Todos sabemos que manter uma boa comunicação é essencial para qualquer tipo de relacionamento, seja profissional ou pessoal. No ambiente profissional, busque uma comunicação que elimine hierarquias, as equipes precisam (e devem!) ser ouvidas. E não só isso, elas precisam se sentir confortáveis ao trocar informações e idéias.
Crie um ambiente com acessibilidade, onde seus colaboradores sejam encorajados a resolver problemas e se comunicar com eficiência, respeito e sempre buscando atingir os objetivos em comum como equipe e empresa.
Trabalho em equipe
O trabalho em equipe deve ser motivado de todas as formas, sempre unificando os objetivos e, também, valorizando o trabalho individual para que estejam todos em harmonia com o mesmo propósito.
Invista na criação de elos e união entre seus colaboradores, realize confraternizações, reuniões descontraídas, eventos corporativos internos e crie um ambiente dentro da organização que incentive que o bom relacionamento seja natural no dia a dia.
Conhecimento
Claro que, para tudo isso acontecer de forma estruturada, é preciso planejar a contratação de pessoas com as competências e conhecimentos necessários para cada função e promover o desenvolvimento contínuo dentro da organização através de uma cultura organizacional muito bem elaborada.
O ideal é sempre identificar os pontos fortes e de melhoria de cada pessoa e focar em todas as oportunidades de melhoria possíveis, aplicar um feedback estruturado e acompanhar os passos desse desenvolvimento.
Treinamento e desenvolvimento
Não é novidade que a busca pelo desenvolvimento deve ser constante, certo? Assim como no pilar anterior, manter uma rede de treinamentos e capacitação é essencial e o incentivo deve partir de todos, principalmente dos líderes.
O colaborador precisa se sentir valorizado de todas as formas. Um funcionário capacitado está muito mais a frente para conseguir exercer suas funções do dia a dia e ainda ir além, com mais criatividade e motivação para realizar mais do que somente o necessário, aumentando sua confiança e sua realização profissional.
6 dicas de gestão de pessoas para aplicar em uma organização
Colaboradores valorizados produzem mais e com muito mais assertividade e produtividade. Por isso, para que a gestão de pessoas seja bem feita e os pilares bem aplicados, é preciso adotar algumas práticas diárias, como:
1 - Ouça seus colaboradores: esteja disponível para ouvir e busque soluções aplicáveis, mostrando a sua valorização e garantindo a eficiência da comunicação;
2 - Comunicação livre e aberta com todos: mantenha uma comunicação ativa que permita que todos os colaboradores estejam na mesma página e informados sobre tudo o que passa no dia a dia da empresa, evitando o famoso “rádio peão”.
3 - Fit cultural: alinhe todas as premissas culturais da empresa com os seus funcionários e busque contratar pessoas que estejam dentro deste perfil;
4 - Atraia talentos: invista no processo seletivo da sua empresa para buscar pessoas que se identifiquem com a sua marca e se sintam motivadas a trabalhar para o seu negócio;
5 - Realize feedbacks estruturados e periodicamente: aposte nos feedbacks! Lembre-se de realizar feedbacks negativos de forma individual, nunca publicamente. Feedbacks positivos estão sempre permitidos! Preocupe-se com o desenvolvimento do seu colaborador e estruture um feedback com perguntas poderosas para que ele mesmo descubra seus pontos fortes e de melhoria.
6 - Dê autonomia: autonomia é a palavra chave, principalmente, da nova geração millenials. Por isso, empodere o seu colaborador com mais autonomia e flexibilidade.
Por isso, reforçamos que realizar a gestão de pessoas não é apenas motivar seus colaboradores com pequenos agrados financeiros ou um dia de folga. É preciso um plano estratégico muito bem desenhado e articulado para que os resultados sejam positivos e aconteçam de forma orgânica.
Junte-se aos seus colaboradores e evoluam sempre juntos!