Lucro x receita x caixa: saiba quais são as diferenças dentro da gestão financeira

Lucro, receita e caixa, você sabe quais são as diferenças? Conheça os termos e entenda tudo sobre no blog da Omie!

07/Mai/2021
Finanças

Muitos termos e conceitos do mundo financeiro são usados como sinônimos por várias pessoas, mesmo tendo significados completamente diferentes, e esse é o caso da caixa, receita e lucro. Por isso, é fundamental saber as diferenças entre eles para fazer uma boa gestão financeira. 


Porém, um problema que acontece normalmente nas empresas é ter muito dinheiro de movimentação nas contas ao longo do mês e não fazer um controle dos valores em um relatório ou em um arquivo de receitas e despesas. 


E se você souber todas as diferenças entre receita líquida e lucro líquido e caixa, é muito mais fácil ter um diagnóstico real da saúde financeira da sua empresa e assim, evitar endividamentos.

Confira no artigo abaixo, tudo sobre lucro x receita e caixa, para empreender com muito mais segurança!

Qual a principal característica entre os três termos?

Para começar a contextualização e entender como funciona e qual a diferença entre os termos, é preciso saber que cada um tem um objetivo diferente que se complementa de acordo com as necessidades. Vamos lá?

Receita

Antes de saber o que é a receita, vale entender que existem dois tipos, a bruta e líquida. Porém, de forma geral, a receita é todo o dinheiro que entra na empresa a partir da principal atividade do negócio. Ou seja, se você tem uma empresa de tênis e realiza as vendas, esse é o retorno que você recebe.

Receita Bruta x Receita líquida

Com a receita bruta, o faturamento entra a partir das vendas. Dessa forma, se você vende 10 pares de tênis durante 1 mês cada um por R$200 reais, o seu valor final de receita bruta é de R$2.000,00. Por isso, se você estiver escrevendo um texto ou falando sobre a receita da sua empresa, saiba que esse é o caso da receita bruta. 


E quando falamos em receita líquida, é preciso entender que ela é mais complexa e varia de acordo com os tributos que a empresa paga, porém, no geral é todo o saldo depois dos descontos, impostos, vendas canceladas e outros tipos de descontos. 


Já a receita líquida é um pouco mais complexa e varia de acordo com os tributos pagos pela empresa. Mas, em geral, é o saldo final depois de descontar os impostos, vendas canceladas e outros descontos.

Lucro

E muitas pessoas procuram a diferença entre receita e lucro, e por isso, é preciso saber que o lucro é todo o dinheiro que sobra após os descontos, mas utilizado em investimentos. Ou seja, lucro líquido = (receitas - descontos) - despesas e custos. Além disso, o lucro também tem divisão de bruto e líquido.

Lucro bruto x lucro líquido

O lucro líquido é aquele que leva em consideração não apenas custos variáveis, mas também os fixos. Ou seja, é um rendimento que permanece mesmo após a subtração de gastos e custos da empresa. 


Já o lucro bruto, é aquele que permanece após a dedução de custos variáveis, sendo ele a diferença entre a receita total e o custo para o oferecimento do produto ou até mesmo de um serviço.

Caixa

E o controle de caixa, significa saber quanto a empresa tem disponível de dinheiro para usar em seus projetos. Seja para pagamento de despesas comuns do dia a dia, investimento em negócios ou até mesmo reserva de emergência. 


O dinheiro do caixa pode vir de uma operação, investimentos, ou até mesmo empréstimos. E é extremamente importante ficar atento a esse ponto porque se você tem uma empresa e acaba recorrendo muitas vezes ao cartão de crédito, você pode ter lucro, mas não ter dinheiro em caixa por consequentemente gastar tudo que recebe.


Além disso, você também pode ter um negócio com o fluxo de caixa em funcionamento perfeito, mas sem lucro. Sendo assim, é essencial investir no crescimento e desenvolvimento da sua empresa antes de pensar apenas nos lucros.


Agora que você já sabe qual a diferença entre receita líquida e lucro líquido, além do controle de caixa, vale saber que o gerenciamento e planejamento são essenciais e te ajudam a não ter problemas financeiros em seu negócio. 


Outro ponto que pode te ajudar ainda mais é ter um sistema de gestão capaz de manter a sua empresa organizada e mais automatizada. O software da Omie é 100% online, na nuvem e é um passo excelente para você conseguir fazer a sua empresa crescer. 

 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas