MEI: Conheça 10 sites para fazer recibo virtual

Em dúvida de onde gerar seu recibo virtual para MEI? Confira os melhores sites para a emissão com seus prós e contras.

23/Mai/2022
Empreendedorismo

MEI, você sabe como emitir um recibo virtual ou um comprovante de pagamento online? O recibo de pagamento é um documento fiscal muito importante e que precisa estar disponível em sua empresa. Além do mais, a emissão de recibos é uma tarefa simples, que evita problemas como a contestação sobre recebimento de dívidas.

Mas onde emitir esses recibos? É o que você aprenderá hoje, neste artigo. Veja em que sites você pode fazer o recibo virtual e conheça as vantagens e desvantagens de cada plataforma. 

Entender como fazer um modelo de recibo de pagamento é essencial para que você mantenha a segurança do seu negócio. Vamos nessa? Acompanhe tudo e boa leitura!

Recibo online ou impresso?

Primeiramente, antes de falarmos em como emitir recibo virtual, entenda que o recibo é um documento no qual uma pessoa declara que recebeu um valor de outra pessoa. Mas ele precisa mesmo ser impresso? E o digital, tem a mesma veracidade? É sobre isso que conversaremos neste tópico. 

Para clientes e empresas, o recibo é um comprovante de compra. Para o cliente, o recibo permite que sejam feitos reembolsos ou que ele reflita sobre o custo acordado de uma transação; para a empresa, o recibo prova que o cliente autorizou uma transação. 

A empresa pode emitir um recibo impresso ou online. Veja alguns dos prós e contras de cada um deles a seguir.

Recibo online

Vantagens 

  • Não é necessário esperar que o documento seja impresso, para então encaminhar ao cliente, podendo ser feito via e-mail ou pelo celular, assim que o pagamento é autorizado.
  • Colabora com a sustentabilidade, não consumindo papel.
  • Mais facilidade armazenamento.
  • Melhor organização.
  • Melhor custo-benefício: apesar de o investimento inicial para ter um programa ser maior, a longo prazo, você vai economizar muito em papel, tinta e até em manutenção de equipamentos.

Desvantagens

  • Não é viável para clientes que não possuem acesso à internet.
  • Não é prático para devolução de mercadorias ou obtenção de um reembolso.

Recibo impresso

Vantagens 

  • Viável para consumidores que não possuem acesso à internet ou que têm habilidades limitadas em informática.
  • Prático em casos de trocas ou devoluções de mercadorias.
  • Alguns clientes se sentem mais seguros com a versão impressa.
  • É permanente, seguro e acessível.

Desvantagens

  • Acúmulo de papel.
  • Pode apagar-se com o tempo, dependendo do material / papel em que foi impresso.
  • Não é sustentável.

A função do recibo é comprovar recebimentos e pagamentos entre pessoas físicas ou jurídicas. É uma forma de documentação mais informal que uma nota fiscal, mas que ajuda, de forma efetiva, a manter sua gestão financeira e, apesar de simples, é um recurso que oferece segurança tanto para quem paga quanto para quem recebe, fazendo uma grande diferença para ambos os casos. 

Para o MEI, o recibo é especialmente importante, já que, no dia a dia, auxilia em questões fundamentais. A sua utilização vai além de um comprovante de pagamento online ou impresso em si, mas tem um papel significativo no seu controle e na organização financeira. Devido à praticidade à qual um recibo de pagamento se propõe, vale muito a pena contar com essa ferramenta.

Para o empresário MEI, o uso do recibo serve para que ninguém queira cobrar novamente por um serviço / produto já pago. 

Levando em consideração que todas as operações são devidamente registradas, por meio dos recibos MEI, isso acaba sendo bastante útil para organizar as finanças e contabilidade do seu negócio, pois a sua empresa passa a ter, de forma organizada, esses registros, passando a contar com todas as saídas e também com todas as entradas de valores.

Conheça 10 sites para gerar recibo virtual


Selecionamos dicas de como gerar recibo virtual em 10 sites confiáveis e ainda como utilizar o Word para isso. Confira!

1. Recibo Online

Os dados inseridos no Recibo Online são armazenados temporariamente em memória. Você consegue gerar diversos modelos de recibos de pagamento: recibo com logotipo, recibo de salário, recibo de aluguel e nota promissória. A imagem para o recibo com logo é armazenada no seu navegador de internet.

2. Maxi Recibo

O Maxi Recibo é um software emissor de recibos que funciona de forma 100% gratuita. Você faz o download e instala a ferramenta em sua máquina. O uso é intuitivo e simples. O programa permite a visualização do recibo antes de emitir ou imprimi-lo e ainda oferece uma grande variedade de formatos para exportação.

3. Fotor.com

Com centenas de recibos desenhados por designers gráficos profissionais, o Fotor.com oferece modelos de recibos que se adaptam às suas necessidades comerciais. 

4. Recibo Simples

Um recibo bem simples como o nome sugere. No Recibo simples, é possível emitir recibos para diversas finalidades, que vão desde a retirada de dinheiro do caixa da empresa para uma compra pequena até a entrega de prêmios em um sorteio, por exemplo.

5. Modelo Inicial 

Também como o próprio nome já diz, o Modelo Inicial, emite modelos de documento, de forma bem simples e intuitiva. É ideal para quem recebe algum valor ou serviço e precisa documentar o recebimento, como prova do pagamento a quem paga.

6. Invoice Home

O Invoice Home oferece mais de 100 logotipos para você escolher. Além disso, é possível receber pagamentos dentro de segundos por cartão de crédito ou PayPal. Opção em PDF.

7. Online Invoice Generator

No Online Invoice Generator, você cria e envia sua fatura sem precisar se registrar. Há a opção para baixar o recibo em PDF, de forma rápida e gratuita. Você ainda tem como enviar por e-mail, sendo pago por Paypal, authorize.Net, eWay e outras plataformas. Basta selecionar um modelo de recibo e salvar ou enviar.

8. Recibo Pronto

O Recibo Pronto oferece diversos modelos de recibo simples, para preenchimento de forma intuitiva e gratuita, sem muitas funcionalidades. O foco desse site não é o design, e sim a funcionalidade. Nele é possível encontrar uma grande variedade de categorias e modelos de documentos que podem ser baixados como imagem ou ter seu texto copiado rapidamente.

9. Devtools

O gerador de recibos Devtools oferece a opção de pagamento online, com a possibilidade de impressão, download ou compartilhamento do comprovante gerado. É uma plataforma gratuita, bem simples e intuitiva e possui vários geradores online além dos recibos, como calculadora, conversores e geradores.

10. Canva

O Canva é um site completo, com versão gratuita e paga, de edição de imagens, que conta com um enorme acervo de templates. Existem vários modelos de recibos que podem ser usados e customizados de acordo com o seu negócio. A plataforma torna seus recibos esteticamente agradáveis e com a cara do seu negócio.

Bônus: software ERP

Com um sistema ERP você economiza tempo e conta com a ajuda do melhor controle de recibos emitidos com ferramentas online, agilizando a emissão desse tipo de documento após receber um pagamento, por exemplo. O ERP otimiza todas as suas demandas diárias.

Para o MEI, esse tipo de software para controle e gerenciamento de negócios torna seu trabalho diário mais dinâmico, seu processo torna-se mais confiável e suas informações de gerenciamento de negócios são mais qualificadas, garantindo assim recursos de previsão e planejamento.

Contratar um ERP pode garantir a segurança de dados necessária. Veja algumas das vantagens do ERP para o MEI: 

  • segurança da informação;
  • controle de inventário;
  • controle financeiro;
  • fatura.

Qual é a diferença entre recibo e nota fiscal?

Cada um desses documentos têm uma finalidade diferente. Veja a diferença:

  • Nota fiscal: é um documento que comprova a propriedade de determinado bem ou serviço, exercendo o papel de relatar informações sobre as operações comerciais de empresas ou profissionais autônomos, tornando a arrecadação de impostos possível.

  • Recibo: é um documento com validade fiscal, cuja finalidade é apenas comprovar recebimentos e pagamentos.

Nada melhor que contar com um sistema de gestão que facilite a sua rotina de MEI, tão corrida e cheia de detalhes, concorda? Você pode emitir as suas notas fiscais com a Omie , um sistema de gestão online, 100% na nuvem e com gestão mais completa e automatizada, que possibilita acesso a todos os dados fiscais e contábeis de forma rápida e sem erros ou inconsistências nos dados.

Com o software ERP Omie, você pode automatizar todo o processo de faturamento dos produtos com emissão ilimitada de NF-e e NFS-e e inteligência artificial fiscal e tributária. Converse com um consultor e experimente o ERP Omie em sua empresa!  

Profissionalize seu negócio com recibos virtuais

Como vimos, a emissão de recibos e notas faz parte da rotina de todo empreendedor, seja qual for o seu porte. O MEI pode crescer muito se desejar e andar em linha reta com o fisco. 

Para ajudar no controle financeiro e tributário nada mais eficiente que um ERP para cuidar disso. E se você deseja crescer, que tal investir em um setor que é o futuro? 

Converse com nossos consultores e conheça agora mesmo nossas soluções para microempreendedores!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas