O que é fintech? Saiba o que significa no mercado financeiro

Ter facilidade em serviços bancários é o que todo mundo procura, por isso, vamos te apresentar o que é fintech e como funciona!

23/Ago/2021
Finanças

Para você que tem interesse em entender mais sobre finanças, provavelmente já se perguntou o que é fintech e por que esse termo ficou tão conhecido e utilizado ultimamente. Por isso, é preciso entender mais sobre esse conceito e os motivos dele ser uma das soluções para o mercado financeiro. 



Basicamente, uma fintech é uma empresa de tecnologia que proporciona soluções para os clientes através de serviços digitais. Dessa forma, todos os processos feitos anteriormente apenas em agências físicas, pode ser feito no celular ou computador de onde estiver.


Através da fintech financeira, você consegue aumentar e reduzir o limite do seu cartão de crédito dentro do próprio aplicativo de forma rápida e sem precisar entrar em contato com o banco diretamente e passar por todo aquele processo burocrático. 


E por isso, vamos te apresentar tudo sobre o que é fintech, como funciona e quais são os principais benefícios! Vamos lá?

Conheça mais sobre o termo fintech

O termo fintech surgiu a partir da combinação de duas palavras em inglês: Financial, que significa financeiro e technology de tecnologia. Porém, vai muito além e é usada para definir startups financeiras que desenvolvem produtos totalmente digitais em que a tecnologia é o seu principal diferencial. 


Com soluções mais variadas, é possível controlar os produtos inteiramente a partir do seu smartphone, sendo uma opção incrível para quem não tem tempo de estar sempre dentro de uma agência bancária resolvendo problemas que podem acontecer durante o uso de um cartão. 


E o termo está em relevância porque cada vez mais, surgem empresas para o setor financeiro, e de acordo com o Finnovation, o mapa de fintechs do Brasil, mostra que são mais de 500 fintechs funcionando dentro do país, ou seja, um número expressivo dentro do segmento. E são algumas:


  • Fintech de pagamento;
  • Fintech de crédito ou empréstimo;
  • Fintechs de crowdfunding;
  • Fintech de bitcoins;
  • Controle financeiro;
  • Investimentos.

Quais são as vantagens de uma fintech para o mercado e os consumidores?

Um dos pontos principais desses sistemas operacionais são as soluções financeiras com menos burocracia e com custos mais reduzidos ou zero para os usuários, que consequentemente optam por essa opções. Um exemplo disso são os cartões de crédito que ultimamente não contam com anuidade. 

Como saber se a fintech é segura?

O setor financeiro é um dos mais embasados em regras e normas, e por isso, instituições como o Banco Central é uma reguladora que faz com que as atividades sejam monitoradas. E mesmo as fintechs, que são uma certa novidade no mercado, precisam seguir alguns pontos rígidos. 


E apesar de serem algo seguro, muitas pessoas ainda ficam inseguras, principalmente se as fintechs possuem marcas não tão conhecidas pelo público. E para saber se a fintech é verdadeira, basta fazer uma consulta no banco de dados do Banco Central e digitar o CNPJ no campo de buscas.

Existe diferença entre startup e fintech?

Uma dúvida que percorre as pessoas é se existe alguma diferença entre startups e fintechs, e para isso vamos te explicar! A startup é um modelo de negócio inovador que tem como objetivo ser de baixo custo, com crescimento escalável e atinge um segmento de mercado focado em resultados, desburocratizar processos e propor soluções.


Já as fintechs, são uma evolução da startup, mas no sentido financeiro. Ou seja, conseguem uma proximidade melhor com seus clientes, com assessoria e atendimento mais personalizado, taxas menores e inúmeras outras vantagens para facilitar o seu dia.

Qual a definição de banco digital?

É importante saber que um Banco digital e uma fintech não são a mesma coisa,e isso porque, para uma fintech ser um banco, é preciso atender a uma série de exigências e algumas normas do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)


Esse tipo de regulamentação é importante para garantir a confiabilidade das atividades e por isso, algumas fintechs acabam se alinhando a bancos mais conhecidos para fazer com que as operações funcionem de forma mais rápida e sem burocracias ou desconfiança do público. 


Conta digital para empresas: conheça a Omie.Cash!

Como já dissemos anteriormente, as contas digitais estão cada vez mais dentro da realidade do povo brasileiro, e isso se dá por inúmeros benefícios, que vão desde uma conta sem tarifa de manutenção, até mesmo um processo de abertura rápido e que não precisa passar por dias de aprovação.


E se você tivesse todas as vantagens de uma conta digital com a facilidade em integrar tudo isso com o seu ERP? Com a Omie.Cash isso é possível! Você consegue ter uma gestão otimizada, com fim da conciliação bancária, um cartão de crédito atrelado a sua conta e um sistema antifraude incrível e que funciona. Por isso, para conhecer mais, vale a pena acessar o site e conferir todas as informações sobre essa conta digital.

 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas