Conta digital PJ: saiba como escolher e aprenda a abrir a sua

Confira os benefícios da conta digital PJ: organização financeira, baixo custo e muitos recursos. Leia o artigo completo!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ter uma conta digital PJ é uma grande vantagem para empreendedores, pois oferece menos burocracia e tarifas reduzidas (ou até mesmo nenhuma). Com essa opção, você pode organizar suas finanças de forma prática e eficiente.

As contas digitais são perfeitas para gerenciar suas finanças de maneira rápida e transparente, além de permitirem escolher as opções que melhor se adequam às suas necessidades.

Neste artigo, vamos explicar o que é uma conta digital PJ e como escolher a melhor opção para o seu negócio. Não deixe de conferir!

Como funciona uma conta PJ?

Após abrir uma empresa, é normal que você queira organizar suas finanças e realizar pagamentos de forma adequada. É aí que entra a conta digital PJ, uma conta bancária especialmente voltada para empresas e microempreendedores, diferente das pessoais.

Ter uma conta PJ é essencial para todas as empresas, já que existem impostos e encargos específicos para esse tipo de categoria. Independentemente do tamanho ou segmento do seu negócio, abrir uma conta PJ é uma prática recomendada.

Nela, você separa suas finanças pessoais das finanças da empresa, garantindo uma organização financeira excelente. Isso ajuda no controle do fluxo de caixa e no orçamento da sua empresa.

Dessa forma, você não utiliza seu dinheiro pessoal nem mistura os recursos da empresa com outros fins. Além disso, uma conta bancária PJ oferece recursos importantes para a empresa, como emissão de boletos e possibilidade de cobrança vinculados ao CNPJ do negócio.

Com a conta digital PJ, muitas transações podem ser realizadas rapidamente pelo celular. A burocracia é reduzida e, em muitos casos, há isenção de taxas e cobranças.

Diferenças entre a conta digital PJ e para PF

Na hora de abrir uma conta bancária, é importante entender que existem diferenças entre uma conta para pessoas físicas e uma para pessoas jurídicas. No entanto, ambas podem ser facilmente abertas de forma digital, o que é super prático.

Para começar, você precisa escolher a instituição financeira que mais se adequa às suas necessidades. Independentemente da escolha, é fundamental entender as diferenças entre as contas PF e PJ:

  • a conta PJ exige o cadastro com um CNPJ, enquanto a conta PF está vinculada a um CPF;
  • além disso, a conta digital PJ oferece recursos específicos para empresas, como a emissão de boletos e a geração de relatórios contábeis. Já a conta PF é mais voltada para as necessidades financeiras pessoais;
  • é possível ter uma conta poupança PJ, porém os rendimentos são pagos trimestralmente. Além disso, empresas sem fins lucrativos são isentas do Imposto de Renda, enquanto na conta PF o IR é aplicado conforme a faixa de renda;
  • a conta PJ está sujeita a obrigações fiscais e tributárias relacionadas às atividades da empresa, enquanto a conta PF não possui essas obrigações específicas;
  • geralmente, a conta PJ oferece mais opções de linhas de crédito, como empréstimos e financiamentos, estimulando a movimentação financeira. Já na conta PF, as opções de crédito são mais voltadas para necessidades pessoais.
Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Quais os benefícios de ter uma conta digital PJ?

Ter um empreendimento traz muitos desafios e preocupações diárias, o que pode tornar a rotina agitada e dificultar a resolução de problemas, especialmente na área financeira.

Para facilitar a gestão financeira e minimizar esses problemas, a conta digital PJ é uma ótima solução, oferecendo agilidade e comodidade.

Para ajudá-lo a avaliar a melhor opção, listamos abaixo alguns dos benefícios de ter uma conta PJ gratuita:

Tarifas reduzidas

Analisar as tarifas cobradas mensalmente é essencial para aplicar seus recursos financeiros, se necessário.

Com a conta digital PJ, você pode desfrutar de facilidades como emissão e compensação de boletos sem taxas, gestão de boletos emitidos e compensados para controle financeiro, transferências bancárias sem custo (TED e PIX) e integração com maquininha de cartão.

Abertura de conta sem burocracia

Outra grande vantagem da conta digital MEI é a possibilidade de abri-la de qualquer lugar. Como o processo é totalmente online, você não precisa se deslocar para uma agência física e passar por todo o processo para abrir sua conta.

Basta separar os documentos necessários da sua empresa e seus dados pessoais, aguardar o tempo de avaliação e abertura da conta, e, em breve, você terá seu cartão e poderá acessar o aplicativo.

Cada banco tem um processo e um tempo para abrir a conta, mas é muito mais rápido do que um banco tradicional.

Segurança nas transações

Muitas pessoas têm receio em relação à segurança das contas digitais PJ. No entanto, saiba que todas as fintechs de crédito são regulamentadas pelo Banco Central desde abril de 2018. Isso significa que todo o dinheiro depositado em seu banco digital está seguro.

Como abrir uma conta digital PJ?

Ter uma conta bancária digital para sua empresa não é uma exigência legal, mas é uma ferramenta muito importante para manter suas finanças organizadas e aproveitar a agilidade da tecnologia no seu dia a dia.

Além disso, a conta digital PJ facilita a gestão financeira e permite prestar contas para o governo ou até mesmo para investidores, caso seja necessário. Se você está interessado em como ser PJ e ter uma conta digital nessa categoria, siga o passo a passo abaixo:

Escolha o banco para abrir a conta digital PJ

Decida em qual banco você deseja abrir sua conta digital PJ. Existem opções em bancos tradicionais, como Itaú e Santander, e também em bancos digitais, como C6 Bank e Nubank.

Cada instituição tem suas próprias características e recursos, então escolha aquela que melhor atende às suas necessidades.

Separe os documentos necessários

Reúna os documentos para abrir a conta PJ. Você precisará ter em mãos informações da empresa, como o CNPJ ativo, comprovante de endereço atualizado, documento constitutivo que comprove a natureza jurídica da empresa, comprovante de faturamento, além do CPF e RG do empresário.

É importante saber como consultar na Receita Federal o seu registro CNPJ, bem como as atividades exercidas por seu negócio.

Analise os recursos necessários

Após abrir a conta, analise os recursos oferecidos pela instituição bancária e escolha aqueles que são mais relevantes para o seu negócio. É interessante associar o controle financeiro, como o fluxo de caixa, à conta bancária.

Nem todos os recursos disponíveis precisam ser utilizados, portanto, foque apenas naqueles que realmente vão facilitar o seu dia a dia.

Dicas sobre como escolher uma conta PJ

Escolher a conta empresarial certa e a instituição financeira adequada é crucial para o sucesso do seu negócio. O banco não é apenas um fornecedor, mas também um parceiro estratégico.

Antes de tudo, é importante avaliar o que é mais relevante para a sua empresa. Considere os serviços incluídos no pacote da conta, as opções de crédito disponíveis, se há possibilidade de obter capital de giro e, é claro, considere os custos envolvidos nessas operações.

Além disso, é importante verificar se a instituição oferece um atendimento eficiente e humanizado. Certifique-se de que eles têm uma equipe de profissionais prontos para responder a todas as suas dúvidas de forma ágil.

Quando se trata de empreendimentos, é fundamental ter cautela com os gastos desnecessários. Portanto, ao escolher a conta PJ para a sua startup, busque opções que ofereçam tarifas competitivas e transparentes. Analise bem as estruturas de custos dos bancos e verifique se existem pacotes de serviços atraentes.

Pense nas necessidades específicas do seu negócio. Você precisa de serviços como emissão de boletos, maquininha de cartão, relatórios contábeis? Quais são as suas metas de crescimento e como o banco pode ajudá-lo a alcançá-las?

Por fim, é uma boa opção ter uma conta PJ que ofereça rendimento automático. Verifique se a conta rende uma porcentagem do CDI com liquidez diária que permite que você movimente os valores quando quiser, sem perder os rendimentos.

Omie.Cash: conta-corrente digital completa

É possível gerenciar suas contas a pagar e a receber, além de realizar operações bancárias, tudo sem sair de uma só plataforma. Você pode desfrutar disso com a Omie.Cash, a melhor opção de conta digital para sua empresa.

Trata-se de uma conta digital específica para pessoa jurídica, integrada ao sistema Omie. Com a Omie.Cash, você ganha mais tempo para se concentrar no desenvolvimento do seu negócio, realizando operações bancárias diretamente no seu sistema de gestão.

Esqueça o trabalho manual e as tarefas complicadas. A conciliação bancária é feita automaticamente, eliminando a necessidade de lidar com arquivos de remessa, importações de extrato e CNABs de pagamento.

Além disso, você terá mais tempo para se dedicar ao seu negócio. Emita e pague boletos, tributos e realize transferências TED e Pix sem precisar sair do seu sistema de gestão com a Omie.Cash!

Tenha uma conta digital PJ e otimize suas finanças

Diante dos desafios de ter um negócio, é preciso procurar formas de facilitar processos diários. No entanto, cuidar das operações financeiras da sua empresa nunca foi tão rápido e fácil como agora.

Com a conta digital integrada ao sistema ERP Omie, você terá total controle financeiro, analisando a situação da empresa em poucos minutos e com total clareza.

Com a Omie.Cash, você cuida das finanças e em um simples clique tem o fluxo de caixa em tempo real, sem tarifas de manutenção e com operações 100% online e automáticas. Experimente!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
omnichannel
Saiba o que é e como implementar o omnichannel em sua empresa para proporcionar uma experiência de compra incrível e
Experiência do cliente: homens se cumprimentando
Descubra como melhorar a experiência do cliente em sua empresa através de estratégias eficazes de gestão implementando essas práticas em
como fazer gestão de dados
A gestão de dados é fundamental para o sucesso empresarial. Aprenda a implementar um plano eficaz e veja como isso