Conta digital PJ: o que é e como escolher a melhor opção?

A conta digital PJ é uma opção interessante para manter as finanças da empresa organizadas, com baixo custo e vários recursos.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Contar com um serviço bancário com menos burocracia e poucas (ou nenhuma) tarifas é uma das melhores coisas que existe para um empreendedor. Por isso, ter uma conta digital PJ faz toda a diferença na rotina e transações financeiras, ajudando a organizar seu negócio.

As contas digitais são ótimas para atender às necessidades de gerenciamento financeiro de forma rápida e com muita transparência. Além disso, é possível escolher as opções que mais se adequam à sua realidade. Acompanhe neste artigo o que é uma conta digital PJ e como escolher a melhor opção para seu negócio.

O que é conta digital PJ?

Após abrir uma empresa, é comum que o empreendedor busque uma forma de organizar as finanças, além de realizar e receber pagamentos. Assim, a conta digital PJ nada mais é que uma conta bancária com recursos adequados para as empresas, diferentes de uma conta para pessoa física.

Ela é necessária para todas as Pessoas Jurídicas, pois alguns impostos e encargos são específicos para quem faz parte dessa categoria. Ou seja, ao abrir uma empresa, é muito comum abrir uma conta PJ, independente do porte ou segmento do negócio.

Ter uma conta digital PJ é poder dividir as finanças pessoais das empresas com uma excelente organização financeira, melhorando o controle do fluxo de caixa e orçamento do seu empreendimento.

Assim, o empreendedor não usa o dinheiro pessoal nem gasta os recursos dos negócios com outros fins. Além disso, uma conta bancária PJ tem recursos importantes para a empresa, como a emissão de boletos e a possibilidade de cobrança, atrelados ao CNPJ do negócio.

A conta digital PJ é um recurso que pode trazer diversas vantagens, porque muitas coisas podem ser resolvidas rapidamente pelo próprio celular. A burocracia tende a ser menor e, muitas vezes, existe a isenção de taxas e cobranças.

Diferenças entre a conta PJ e PF?

Embora sejam contas bancárias, uma conta para pessoas físicas é diferente de uma para pessoas jurídicas. Antes disso, um ponto positivo para os dois casos é a facilidade de contratação e cadastro em contas digitais.

Para isso, é preciso escolher a instituição financeira que mais atende às suas necessidades. Independente da escolha, saiba as diferenças entre contas PF e PJ:

  • Uma conta PJ exige um CNPJ para realizar o cadastro. A conta PF está ligada a um CPF.
  • A conta PJ possui funções específicas para empresas, como emissão de boletos e relatórios contábeis.
  • Existe ainda a possibilidade de ter conta poupança PJ, mas os rendimentos são pagos trimestralmente e empresas sem fins lucrativos estão isentas do Imposto de Renda.
  • A conta PJ geralmente oferece mais linhas de crédito, incentivando a movimentação financeira.

banner cta empreendedor

Vantagens de ter um conta digital PJ

Todos sabemos o quanto ter um empreendimento é um desafio. Isso porque são várias preocupações todos os dias e que fazem com que a rotina fique muito corrida e alguns problemas sejam mais difíceis de serem resolvidos.

Para minimizar os problemas na área financeira, a conta digital PJ é uma excelente saída, oferecendo agilidade e comodidade. Além disso, as economias ficarão organizadas, trazendo mais clareza para a gestão do empreendedor.

Para ajudar você a avaliar a melhor alternativa, separamos abaixo alguns dos benefícios de ter uma conta PJ gratuita, que pode ser utilizada mesmo após a abertura de uma microempresa

Tarifas reduzidas

Analisar as tarifas que são cobradas mensalmente é essencial para que você aplique recursos financeiros, se necessário. Visto que um dos principais motivos de falência das empresas está diretamente ligada à gestão financeira, ao ter uma conta digital PJ as facilidades são:

  • Emissão e compensação de boletos sem taxas;
  • Gestão de boletos emitidos e compensados para controle financeiro;
  • Transferências bancárias sem custo (TED e PIX);
  • Integração com maquininha de cartão.

Sem burocracia na abertura de contas

Outra grande vantagem de ter uma conta digital MEI é a possibilidade de abrir a sua conta em qualquer lugar que você estiver. Como o processo é totalmente online, você não precisa se deslocar para nenhuma agência física e passar por todo o processo.

‍Separe os documentos necessários da sua empresa e os seus dados pessoais; aguarde o tempo de avaliação e de abertura para ter seu cartão e poder acessar seu aplicativo.

Cada banco possui um processo e um tempo para abrir a conta, mas é muito mais rápido do que um processo tradicional. Isso facilita a organização da sua microempresa, que logo pode começar a pagar e receber com a conta bancária.

Segurança nas transações

Esse é outro ponto que muitas pessoas acabam tendo receio e se perguntam se a conta digital PJ é realmente segura. Porém, saiba que todas as fintechs de crédito são regulamentadas desde abril de 2018 pelo Banco Central. Ou seja, todo dinheiro que você deposita no seu banco digital está seguro.

Como abrir uma conta digital PJ?

Embora não exista uma lei obrigando as empresas a terem uma conta bancária digital, esse recurso é muito importante para a organização das finanças, trazendo a rapidez da tecnologia para o dia a dia.

Além disso, a conta digital PJ facilita a gestão financeira e permite a prestação de contas para o governo e algum investidor, se necessário. Para abrir uma conta PJ, siga o passo a passo:

Escolha o banco para abrir a conta digital PJ

Existem opções em bancos tradicionais como Itaú e Santander, além dos bancos digitais, como C6 Bank e Nubank. Esse ponto é importante, porque cada instituição tem uma forma de operar e pode oferecer diferentes recursos para o empreendedor.

Separe os documentos necessários

É preciso ter em mãos informações da empresa e do empresário. Para a pessoa jurídica, tenha o CNPJ ativo, sabendo como consultar na Receita Federal, comprovante de endereço recente, documento constitutivo comprovando a natureza jurídica da empresa, comprovante de faturamento, CPF e RG.

Analise os recursos necessários

Após a abertura da conta, é importante analisar as funcionalidades que oferece para utilizar o que faz sentido. Vale sempre associar o controle financeiro, como o fluxo de caixa, às contas bancárias. Nem tudo precisa ser utilizado, apenas aquilo que realmente vai facilitar seu cotidiano

Tenha sua conta digital PJ com a Omie!

Além das opções que comentamos, você pode contar com a Omie para gerenciar sua empresa. Com Omie.Cash, você cuida das finanças e em um simples clique tem o fluxo de caixa em tempo real, sem tarifas de manutenção e com operações 100% online e automáticas.

Unifique seu ERP Omie com a conta bancária e tenha total controle das finanças, analisando a situação da empresa em poucos minutos e com total clareza. Conheça todas as funcionalidades e contrate o Omie.Cash!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Quanto custa abrir uma empresa
Desvende os custos de abrir uma empresa em 2024. Conheça taxas indispensáveis e inicie seu negócio com segurança!
boas práticas na estruturação de operações de customer success
Neste artigo, falaremos sobre como implementar customer success em uma empresa.
Alvará de funcionamento
Alvará de funcionamento é um documento indispensável para empresas que querem garantir a regularidade das atividades. Saiba mais neste artigo!