Overdelivery: o que é e quais as vantagens?

Aprenda mais sobre como agregar valor à sua marca e surpreender seus clientes com essa estratégia

29/Jul/2022
Empreendedorismo

O propósito principal de qualquer empresa deve ser sempre oferecer os melhores produtos e serviços a seus clientes. Por isso, todas as estratégias devem ser pensadas tendo em mente a maior satisfação do seu público-alvo.

Pensando nisso, foi criado o termo overdelivery, uma estratégia que tem como objetivo oferecer esse tipo de performance e criar um verdadeiro ciclo de crescimento para a sua empresa.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é overdelivery, citar alguns exemplos, suas vantagens e, principalmente, sobre como colocá-lo em prática de forma eficiente. Acompanhe!

O que é overdelivery?

Overdelivery é uma palavra do inglês que significa “entregar mais”. Sendo assim, essa estratégia busca superar todas as expectativas do consumidor, oferecendo a melhor experiência de compra possível, durante todo o processo.

Ao ser surpreendido dessa forma, o público tende a construir uma maior relação de fidelidade com a empresa, o que é um grande passo à frente da concorrência.

Exemplos de overdelivery

O overdelivery pode ser usado em diferentes estágios de contato entre o consumidor e a empresa. Confira abaixo algumas alternativas para o seu negócio:

  • Prazo de entrega reduzido: essa é uma ótima estratégia para a retenção de clientes, já que a comodidade oferecida pelo prazo de entrega reduzido tende a gerar uma ótima impressão no cliente.
  • Conteúdos extras: essa é uma estratégia muito válida em cursos on-line, por exemplo. Ao oferecer conteúdos além do currículo de forma gratuita, o fato surpresa gerado no cliente provavelmente fará com que ele volte a comprar outros cursos oferecidos pela empresa.
  • Experiências: garantir uma experiência de compra única durante todo o processo é essencial para gerar uma boa impressão no cliente e fazer com que ele tenha ainda mais interesse pela empresa.
  • Oferecer cupons de desconto: quem não gosta de poupar dinheiro, não é mesmo? Ao oferecer um cupom de desconto ao seu cliente, você deixa claro que está disposto a pensar em formas que o façam voltar a comprar na sua empresa. Isso pode ser usado como estratégia de divulgação ou como uma forma de reter clientes.
  • Embalagens: ter uma atenção especial à forma como seus produtos serão embalados evidencia cuidado e uma atenção maior ao cliente, o que gera um vínculo mais substancial. Além disso, muitas pessoas tendem a postar embalagens com designs atrativos nas redes sociais, o que é uma ótima forma de captar novos clientes de forma orgânica.
  • Brindes: como o fator surpresa é essencial ao overdelivery, o brinde é uma ótima forma de garantir que o cliente se sinta especial para a sua empresa, o que muito provavelmente fará com que seu negócio saia na frente no quesito preferência do cliente.

Vantagens do overdelivery

Ao buscar sempre superar as expectativas dos clientes e oferecer o melhor serviço possível, é claro que a empresa colherá muitos frutos.

A atração de novos compradores, movidos pelo interesse de obter a melhor experiência de compra e um bom atendimento ao cliente, é um dos maiores benefícios do overdelivery. Além disso, ao demonstrar cuidado e dedicação em todos os processos da empresa, a fidelização de clientes se tornará muito mais viável de acontecer.

Sem falar que essa estratégia melhora consideravelmente o posicionamento da empresa. Ela sai na frente da concorrência, pois oferece um serviço acima do esperado, dentro do seu ramo.

Como fazer overdelivery?

A estratégia de overdelivery é vantajosa tanto para o cliente quanto para o negócio, pois este adquire grande crescimento na fidelização de clientes com base na ótima experiência de compra proporcionada, e aquele tem as expectativas superadas a partir das alternativas utilizadas. 

Existem muitas alternativas inovadoras e estratégicas que podem ser aplicadas em empreendimentos físicos e virtuais, como experiências sensoriais, cupons, brindes, frete grátis, entre outros recursos já mencionados. 

Porém, antes de planejar de quais recursos lançar mão, é preciso conhecer bem o seu cliente, para assim, garantir que o atendimento oferecido condiz com suas mínimas expectativas e a sua necessidade.

Não adianta oferecer um prêmio ou uma recompensa que não condiz com o interesse do cliente. Sendo assim, essa estratégia deve ser pensada minuciosamente desde o início, de forma a captar e encantar o consumidor sem que isso acarrete prejuízos à empresa.

Utilize a tecnologia para aprimorar a gestão de relacionamento com o cliente

Com o sistema ERP da Omie, fica muito mais fácil ter acesso a todas as etapas de compra da sua empresa, oferecendo ao cliente a experiência mais única e completa possível. Os diferentes módulos contam com praticidade e eficiência em todos os processos, um recurso essencial para levar o seu negócio adiante e fidelizar o cliente.

Com o módulo CRM, incluso no sistema ERP, é possível controlar oportunidades de negócio e analisar propostas, de acordo com a probabilidade de sucesso. Ao automatizar esse processo, fica muito mais fácil para o seu time estabelecer um melhor relacionamento com os clientes, já que este se torna o foco principal do negócio.

Seus clientes merecem a melhor experiência possível

Agora que você já sabe o que é e como funciona o overdelivery, fica claro como um bom planejamento e o uso dessa estratégia são peças-chave para conquistar e fidelizar cada vez mais clientes.

Oferecer a melhor experiência possível ao consumidor deve sempre ser o foco principal da empresa, pois só assim é possível sair na frente da concorrência e obter os melhores resultados possíveis em tempo recorde. Não deixe de conferir mais dicas no site da Omie.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas