Por que a gestão de relacionamento com o cliente é tão importante?

Saiba como a gestão de relacionamento com o cliente pode fazer sua empresa crescer, nesse artigo falamos o que é e como funciona!

15/Mar/2022
Gestão

A maioria das vezes, o que determina a volta do cliente a buscar por seus serviços novamente é o relacionamento que você cria com ele, desde a venda até o pós venda,  mas você sabe a importância da gestão de relacionamento com o cliente e suas ferramentas?

 

Entenda a seguir como isso pode ajudá-lo a firmar sua marca na área contábil e destacar sua empresa.

O que é gestão de relacionamento com o cliente?

 

Gestão de Relacionamento com o Cliente ou CRM (Customer Relationship Management) é a definição de um software de gestão de empresas que ajuda equipes de vendas e melhora a gestão da carteira de clientes, sendo uma estratégia de negócios para qualquer empresa que busca melhorar as receitas e a lucratividade, além de reduzir custos e aumentar a fidelidade do cliente.

 

Entretanto, a gestão de relacionamento com o cliente é muito mais que só um auxílio comercial - engloba vendas, marketing e o relacionamento com seu cliente. 

 

O objetivo é ajudar a empresa a criar e estreitar sua relação com os clientes, simplificando os processos de atendimento e prospecção, para que, assim, o seu negócio possa aumentar a lucratividade e otimizar o atendimento, fidelizando seus clientes, que se sentirão valorizados e com a atenção voltada a eles.

 

Com essa gestão você terá: 

  • Maior controle das vendas;
  • Maior controle das propostas;
  • Maior controle das prospecções;
  • Criação de tarefas para a realização de follow-up;
  • Maior gestão e controle de tempo.

Como fazer a gestão do relacionamento com o cliente? 

Preparamos as principais etapas para que você possa entender como colocar em prática a gestão do relacionamento com o cliente. Confira.

1º Aquisição - trazer novas pessoas

O primeiro passo é: tenha como prioridade capturar as informações necessárias para identificar seus clientes e categorizar seu comportamento. 

Conheça-o. Tenha as suas básicas informações como nome, telefone e endereço, formas de contato que prefere, entre outras. Com isso, é possível iniciar esse trajeto que é o caminho do relacionamento com seu cliente.

2º Transação - nutrindo com conteúdos e relacionamento 

Para o segundo passo, é necessário entender qual o tipo de consumidor da sua empresa, pois para cada perfil, um conteúdo deverá ser relacionado, para que suas estratégias atendam às necessidades de seu cliente, gerando uma otimização e facilitando o relacionamento.

3º Atendimento - relacionamento/ experiência do cliente

Personalize os meios de contato que sua empresa oferece, de acordo com as informações que tem sobre o perfil do seu cliente, mantendo um relacionamento próximo, estreito, de forma que ele se sinta envolvido e com a atenção voltada à ele, encontrando em seus produtos e serviços a solução que precisa.

4º Retenção - fidelizar o cliente/ experiência com o cliente 

Por último, você deve garantir que o seu cliente tenha as necessidades atendidas. Para tal, o trabalho de pós-vendas vem para ajudar a entender como foi a experiência do cliente com seus serviços. 

Além disso, é uma forma de saber como sanar alguma dúvida que ficou, ou como melhorar seu atendimento, caso haja alguma crítica por parte dele. O importante é seu cliente se sentir ouvido e atendido com atenção.

Afinal, qual a importância da gestão de relacionamento com o cliente? 

Veja estes pontos importantes em uma gestão de relacionamento:

  • Benefícios: conquistar um bom relacionamento com o cliente e estreitar a distância entre você e quem consome seus produtos e serviços. Você identifica as soluções por conhecer melhor seu cliente e entrega aquilo que ele espera verdadeiramente de você;

  • Fidelização do cliente: com um atendimento qualificado e voltado à ele, e com suas dores sanadas através dos seus serviços, o cliente estará ali, sempre fiel à sua empresa;

  • Organização no controle de novos clientes: você tem pleno domínio na organização da documentação de dados na entrada de novos clientes;

  • Experiência do cliente: oferecer a melhor experiência possível na contratação de um serviço seu ao seu cliente é o melhor customer experience, pois conquista sua confiança;

  • Time mais integrado: tenha equipes integradas, acessando facilmente as informações e dados necessários, independentemente do setor;

  • Jornada do cliente: melhor estruturada, ajudando em ações de marketing e prospecção de novos clientes.

Como integrar o CRM com o ERP?

 

A integração entre o CRM e o ERP garante um panorama mais confiável de toda a operação envolvida, deixando a rotina mais fluida e organizada, beneficiando todo o processo contábil e de vendas da empresa.

 

Uma das grandes dúvidas de quem deseja integrar um sistema de CRM com um ERP é se haverá um conflito de dados em sua operação geral. Portanto, é imprescindível que as plataformas “conversem”, já que os dados devem ser atualizados automaticamente em todas as aplicações.

 

A integração entre CRM e ERP deve ser personalizada. Isso é possível através de um trabalho de customização da ferramenta, que nem sempre é viável de forma automática. 

 

Esse processo envolve análises da solução de ERP, possibilidade de alterações e adaptações no código do sistema, entre outros detalhes técnicos. 

 

A Omie, por exemplo, oferece essa integração inteligente com suas soluções, de acordo com o seu perfil, através de gestão direto ao ponto, para resolver seu dia com agilidade, atendendo o que sua empresa precisa, em infinitas possibilidades.

A gestão de relacionamento com o cliente para crescer o seu negócio

Agora que você já sabe a importância do CRM e os muitos benefícios que isso pode trazer à sua empresa, está na hora de tomar a sua ação e alavancar sua empresa contábil. 

 

Para isso, conte com o ERP Omie, para gerir de forma fluida e transparente seus dados. 

 

Conheça alguns de nossos diferenciais:

  • Sistema ERP on-line, integrado e sem complicação, ative e use;
  • Gestão empresarial na nuvem: máxima economia, implementação rápida e suporte total;
  • Segurança e integridade de dados;
  • Criação e restrição de usuários ilimitada;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Integração com o contador;
  • Vendas e marketplace;
  • Controle compras, estoque e produção na mesma ferramenta;
  • O único sistema pronto para atender indústria, comércio e serviços.

Conheça a Omie e finque a bandeira de sua marca contábil. Bem-vindo ao sucesso com Omie!

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