Quais são as Normas Brasileiras de Contabilidade?

Veja neste artigo qual a importância das Normas Brasileiras de Contabilidade e quais são as principais que devem ser seguidas pelas empresas.

24/Set/2020
Contabilidade

As Normas Brasileiras de Contabilidade foram especialmente criadas para regulamentar a atividade contábil no país no ano de 1976. Em 2006, foram adaptadas também aos padrões internacionais e são utilizadas para definir os padrões técnicos e éticos da profissão.


As normas são regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e, com elas, é possível padronizar todos os procedimentos contábeis, para que os profissionais possam se basear nas mesmas regras.

Por que as Normas Brasileiras de Contabilidade são importantes?

As Normas Brasileiras de Contabilidade garantem mais transparência nas atividades contábeis, além de se alinharem com as normas internacionais. Esse fator é importante, especialmente para as empresas que desejam fazer negócio no exterior.


Além disso, as NBC também tornam os processos operacionais mais eficientes, já que impactam o modo como as atividades são executadas. Com essa adequação, passa a existir um padrão de execução das tarefas que não dá margem para erros e evita a refação de trabalho.

Principais Normas Brasileiras de Contabilidade

As NBC foram criadas em 1976, e, desde então, sofreram diversas mudanças para estarem de acordo com os padrões internacionais de contabilidade. Veja a seguir como se classificam as Normas Brasileiras de Contabilidade:

Normas técnicas

As chamadas normas técnicas envolvem questões essenciais relacionadas à realização de atividades formais que os contadores devem executar. Elas regulamentam assuntos específicos na rotina de trabalho contábil.


Essas normas permitem que os contadores apliquem conceitos e procedimentos contábeis padrões que devem ser seguidos em certas situações. Veja:


  • Normas completas: 70 regras que visam estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de relatórios, demonstrativos, contratos, transferência de ativos e outras operações;


  • Normas simplificadas: diversas determinações contábeis voltadas para as PMEs (pequenas e médias empresas);


  • Normas específicas: regras que visam regulamentar atividades em organizações como entidades esportivas, setor público e cooperativo, entre outras;


  • NBC TSP: normas que envolvem o setor público. Seu objetivo é regulamentar contratos, sejam de concessão ou até de sistemas de informação de custos;



  • NBC TR: normas regulamentadoras de informações contábeis históricas;


  • NBC TO: normas que regulamentam informações não históricas;


  • NBC TSC: normas que regulamentam serviços que possuem correlação com a contabilidade, como no caso dos demonstrativos;


  • NBC TI: regras para que seja possível organizar os procedimentos de auditoria interna,


  • NBC TP: conjunto de normas que regulamentam o trabalho dos peritos.


Normas profissionais

Já as normas profissionais regulamentam a realização das atividades dos contadores e são divididas nas seguintes categorias:


  • NBC PG: são aplicadas a contadores e profissionais da contabilidade. Aqui também se incluem outras quatro regras que estão relacionadas a essa norma mais geral, são elas: NBC PG 100, NBC PG 200, NBC PG 300 e NBC PG 12-R3, que regulamentam a educação continuada desses profissionais;


  • NBC PA: normas que regulamentam as atividades praticadas por auditores independentes. Estes também estão relacionados a mais cinco tópicos que possuem regras que abrangem qualidade, qualificação técnica, autonomia no trabalho, revisão externa, entre outros assuntos,


  • NBC PB: conjunto de normas que regulamentam as atividades dos peritos contábeis.

Normas Internacionais de Contabilidade

Para entender qual a origem das Normas Brasileiras de Contabilidade, é preciso saber que elas se baseiam nas Normas Internacionais de Contabilidade. Por isso, as NBC visam padronizar a apresentação das demonstrações contábeis e regulamentar as atividades do dia a dia contábil brasileiro em todo o mundo.


Quando existe um padrão global, é possível que pessoas de diversos países sejam capazes de analisar e compreender as informações contábeis de todas as empresas, inclusive as brasileiras. Isso viabiliza a expansão de corporações multinacionais em diversos países.


Além disso, ao entender o que são as Normas Brasileiras de Contabilidade e se adequar a elas, os investidores podem entender a capacidade geradora de lucro da empresa, o que dá mais credibilidade para essa companhia e pode atrair mais investimentos.

Contabilidade internacional

Como pudemos entender neste artigo, ao aderir às Normas Brasileiras de Contabilidade, a empresa poderá se padronizar conforme as normas internacionais.

Fique por dentro também de tudo sobre a contabilidade internacional no Blog Omie.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas