Saiba a importância da parceria entre contador e empresário

Descubra como a simbiose empresarial entre contador e empresário pode aumentar os lucros e evitar problemas legislativos.

17/Jun/2022
Contabilidade

Se você já tem uma empresa ou está pensando em abrir um negócio, também pode estar em dúvidas sobre ter ou não um contador disponível. De antemão, já deve saber que a simbiose entre contabilidade empresarial e proprietário é algo que exige muita atenção aos detalhes.

Documentos, prazos, leis fiscais, taxas de impostos são detalhes comuns ao cotidiano de um contador, mas tudo pode se tornar complexo a quem não faz parte da área contábil.

Por isso, contar com um auxílio profissional nessa parte significa um investimento com possibilidades de aumento de lucratividade e com melhor gestão do seu tempo e custos. Dessa forma, a relação entre contador e empreendedor é uma simbiose empresarial, ou seja, eles estão conectados e são dependentes, logo, o sucesso de um profissional é o sucesso de outro.

Antes de tudo, alguns números demonstram isso. No Brasil, mais de 56% das novas empresas fecham em até 5 anos. Mais que isso, 65% fecham por motivos de falta de gestão empresarial profissional e eficiente. Como podemos resolver este dilema? Através de gestão estratégica.

Neste post, você vai entender a importância da relação saudável entre contadores e empresas para uma gestão estratégica e a boa saúde financeira do negócio. Continue lendo e entenda por que a gestão contábil pode auxiliar no aumento da produtividade e tranquilidade nos processos contábeis. Boa leitura!

Simbiose empresarial entre contador e empresário

Você já se perguntou o que o contador faz para empresas? Bom, normalmente, esse profissional é responsável por fazer o diagnóstico de toda a situação financeira de uma organização.

De forma geral, vender e executar serviços contábeis significa saber quanto o cliente fatura, quantas notas ele emite, qual o regime tributário que deve ser enquadrado, quantos lançamentos contábeis ele faz por mês, quantos funcionários ele tem e muitos outros detalhes.

Portanto, diagnosticar uma empresa significa entender o máximo possível sobre as particularidades de cada negócio, além de compreender a visão do empreendedor sobre o próprio negócio. Essa leitura ampla e objetiva auxilia o proprietário a tomar decisões acertadas, assim como a elaborar um plano de ação estratégico.

E para que esse diagnóstico possa fluir da melhor maneira, o trabalho conjunto entre o contador e o empresário é essencial, funcionando como uma parceria empresarial. O contador poderá oferecer uma assessoria contábil completa e, além de ser obrigatório por lei ter um contador para fins fiscais (artigo 1.179 do Código Civil), esse esforço mútuo converge em bons resultados de gestão estratégica e economias diversas.

Gestão estratégica

A expertise dos contadores também possibilita uma consultoria contábil importante, que é indispensável para tomadas de decisões financeiras coerentes. Assim, as análises financeiras do seu negócio permitem a avaliação da possibilidade de novas parcerias, por exemplo.

Saúde financeira

O auxílio de um contador é essencial para manter a boa saúde financeira de uma empresa. O profissional saberá avaliar e priorizar indicadores importantes para o futuro da empresa, cumprir formalidades legais e recolhimento de impostos, além de otimizar a rentabilidade empresarial.

Uma pesquisa do SEBRAE constatou que 50% das micro e pequenas empresas fecham por falta de capital, inadimplência ou falta de lucro. Nesse cenário, o contador pode ser o detalhe crucial para que o seu negócio continue a prosperar.

Tranquilidade nos processos

Contar com a assessoria contábil é ter a certeza de que um profissional qualificado trará muito mais tranquilidade nos processos contábeis com o cumprimento organizado das leis fiscais e acompanhamento dos prazos e documentos necessários.

Além disso, este profissional auxilia a empresa a evitar problemas legislativos, pois parte dos serviços contábeis é acompanhar de perto as relações trabalhistas e a folha de pagamento dos colaboradores.

Considerando tudo isso, pode-se concluir que o trabalho de um contador envolve mais tranquilidade para o cotidiano do empresário e representa menos riscos e problemas legislativos empresariais.

Produtividade

O auxílio de um contador significa que a gestão fiscal, contábil e tributária da sua empresa estará nas mãos de um profissional qualificado. Isso, por sua vez, representa mais tempo e disposição de toda a equipe direcionada a atividades que representem lucro imediato, como fechamento de contrato e busca de clientes.

Logicamente, o empresário deve sempre acompanhar o trabalho do contador e estar disposto a ajudá-lo. Mas ao longo da semana você terá muito mais tempo para priorizar atividades cruciais do seu negócio.

Conclusão

A importância do trabalho de um contador para o sucesso de uma empresa é inegável. Aqui, vimos como essa simbiose empresarial entre contador e empresário é importante para uma gestão estratégica, boa saúde financeira e mais produtividade na sua rotina.

Ainda, também vimos que é interessante refletir sobre os benefícios a longo prazo dessa decisão, com o devido cumprimento das leis fiscais e economia financeira em diversas áreas da sua empresa.

Por isso, escolher o melhor analista contábil para sua empresa faz toda a diferença no resultado final, garantindo mais controle financeiro, planejamento estratégico e foco no seu negócio.

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre gestão empresarial e contabilidade estratégica em nosso blog! Não deixe de conferir também as soluções oferecidas pelo ERP Omie, nosso sistema de gestão que possibilita integrar diversos departamentos de uma empresa em um único software!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas