Sistema de gestão integrada na logística

Veja o que avaliar em um ERP integrado com a logística. Acompanhe o artigo completo abaixo!

04/11/2021
Gestão

A logística, assim como qualquer outro segmento, possui processos que necessitam de integração e automatização que facilitam o dia a dia da operação e o acompanhamento de KPIs por parte dos gestores. A tecnologia é uma peça fundamental para o desenvolvimento de negócios e existem inúmeras ferramentas no mercado que podem solucionar problemas básicos e avançados da sua operação.

A utilização de um ERP, por exemplo, pode trazer inúmeros benefícios para a empresa por melhorar a gestão do negócio, automatizar processos e integrar as atividades da organização. Na hora de escolher pelo melhor sistema integrado de gestão empresarial é preciso considerar alguns pontos importantes. Saiba mais a seguir.

O que avaliar em um ERP?

Se a sua empresa está pensando em adotar um sistema de gestão empresarial, entenda a seguir o que avaliar antes de fechar negócio.

Integração rápida com outros sistemas

Um dos maiores desafios de qualquer empresa para contratar um serviço de tecnologia é a integração, em quanto tempo você vai conseguir realmente usar a ferramenta? Seja claro com seus objetivos e expectativas na hora de contratar a solução para sua operação.

Na logística algumas tecnologias são bem comuns como TMS, WMS e sistemas roteirização de entregas, como o da AgileProcess por exemplo. O ERP ideal é aquele que consegue absorver informações e transformá-las em dados relevantes para o seu negócio, disponibilizando relatórios atualizados. Verifique se a integração entre os seus sistemas vai entregar resultados a médio e longo prazo e priorize suas tecnologias.

Investimento

O valor para contratação de um ERP ou de qualquer outro sistema de integração e de gestão varia de acordo com o que a sua empresa já possui. Um sistema online, remoto e na nuvem tende a ter o melhor custo benefício e ainda facilitar o acesso de todos. Enquanto sistemas que possuem instalação física podem necessitar de suportes presenciais em casos de problemas, o que acarreta custos adicionais com mão de obra, estrutura e segurança. 

Qualquer sistema de integração possui pacotes iniciais e avançados de acordo com o momento e necessidade da sua empresa. O que funciona para seu concorrente talvez não funcione para você. Identifique o gargalo que a sua empresa quer automatizar e escolha pacotes que condizem com o seu orçamento e expectativa. 

Personalização 

Quanto mais personalizado com base nas necessidades da organização, melhor será o aproveitamento de um sistema. Por isso, antes de contratar qualquer serviço de tecnologia, avalie os parâmetros do sistema que podem ser personalizados e se esses fazem sentido para o seu negócio. Mas cuidado: algumas empresas oferecem a personalização com custos adicionais ou ainda prometem personalização após a compra e não cumprem. 

O mais completo

Com as informações acima, você pode ter percebido que o ERP ideal é aquele que permite gerenciar o negócio com facilidade e agilidade. Procure por um ERP completo e que atenda todas as suas necessidades de integração e de informação. 

A Omie possui um ERP que permite emissão de nota fiscal, integração com vendas e marketplace, financeiro, compras e estoque. Um sistema de gestão direto ao ponto, para resolver problemas no dia a dia e do jeito que a sua empresa necessita. Saiba mais aqui. 









Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas