Sistema ERP Online: como escolher o melhor

Saiba como escolher o melhor sistema ERP online para o seu negócio e assim, otimizar todos os seus processos de gestão
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você já ouviu falar em sistema ERP online? Ele é um software que torna a gestão e os processos de uma empresa mais fáceis, integrados e seguros. Com as informações obtidas neste sistema, é possível conseguir diagnósticos mais assertivos para ajudar a entender quais medidas devem ser tomadas para aumentar a produtividade e reduzir custos.

Embora muitos empreendedores e gestores não conheçam muito sobre essa solução ou suas funcionalidades, é importante que eles se aprofundem um pouco mais no assunto para entender como o sistema ERP online pode contribuir para a empresa.

Afinal, a integração que esse sistema oferece torna a comunicação entre as áreas mais facilitada e aumenta a eficácia dos processos realizados diariamente. Para te ajudar a entender melhor sobre esse software, suas vantagens e como escolher o melhor, preparamos este conteúdo! Vamos lá?

Banner conheça o sistema - gestão online

O que é um sistema ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que quando traduzido significa: “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Sendo assim, um sistema ERP nada mais é do que um software de gestão, utilizado pelas empresas para tornar os processos manuais mais automatizados, armazenando dados e otimizando a visualização dos resultados.

O ERP, de forma geral, serve como um sistema de gestão que integra todas as informações de um negócio com o objetivo de facilitar o fluxo de trabalho entre as diferentes áreas.

Considerando que cada área de uma empresa precisa de uma ferramenta específica para poder gerar relatórios e, principalmente, executar atividades do dia a dia, o sistema ERP passa a ter um papel essencial. Afinal, ele se torna a principal ferramenta de fluxo de trabalho, alinhando e integrando a comunicação de todas as áreas, tornando a tomada de decisão mais facilitada.

Sistema ERP online

O sistema de gestão ERP online segue os mesmos princípios e conceitos do software tradicional, a diferença está no uso da tecnologia. Basicamente, o ERP online é um software de gestão que utiliza como base a tecnologia e a inteligência artificial para tornar os processos ainda mais otimizados, práticos e eficientes.

Ou seja, não é necessário fazer a instalação de um software nos dispositivos utilizados na empresa. Basta o acesso a uma rede de internet.

Ele utiliza uma única base de dados e informações para integrar as áreas de uma empresa. Oferece uma visão mais ampla do negócio, com dados mais assertivos e relatórios personalizados e ainda mais completos.

Qual é a finalidade de um sistema ERP?

Um sistema ERP completo, vai oferecer uma visão mais abrangente das transações e processos realizados pelo negócio. Com isso, é possível obter diversos cenários da empresa, como um todo.

O sistema de gestão ERP online foi desenvolvido, também, para fornecer respostas instantâneas para novas necessidades de um negócio, como por exemplo, a falta de produtos em estoque e também os aumentos em encargos trabalhistas.

Outra função do sistema ERP online é que ele torna as decisões mais assertivas, afinal, com ele é possível ter acesso aos indicadores de desempenho otimizados e mais detalhistas da empresa.

Sendo assim, podemos dizer que o grande diferencial desse software é que ele reúne todas as informações das diferentes áreas gerenciais de uma empresa, incluindo os processos administrativos, de produção e operacionais. Consolidando todos em um único local de trabalho.

Essa troca de informações faz com que as etapas fiquem mais automatizadas, e com isso, a empresa ganha mais produtividade e permite que o fluxo de dados fique mais eficiente e seguro.

Esse sistema é extremamente importante para os negócios, de diversos tamanhos, mas um  sistema ERP online para pequenas empresas, por exemplo, faz com os seus empreendedores tenham tempo para focar em outras coisas que impulsionem o crescimento do negócio, tornando os resultados ainda mais positivos, tanto na gestão quanto na organização.

A importância de ter um sistema ERP para fazer a gestão do seu negócio

Como vimos, um sistema ERP é indispensável para ajudar a empresa a tornar a gestão mais eficaz. É essencial manter todos os processos organizados e claro, dentro da rotina, isso vai ajudar a prevenir surpresas e possíveis crises.

Esse pode ser um dos principais motivos para investir na contratação de um sistema de gestão ERP online, mas não é o único! Além de otimizar o tempo, disponibilizar os dados de maneira acessível e centralizada, ele ainda reduz o tempo gasto com as atividades operacionais.

Isso porque elas passam a ser automatizadas. Com essa automação de processos, as atividades que eram manuais passam a ser executadas pelo software ERP, assim, há mais tempo para que as equipes se concentrem em outras tarefas mais estratégicas.

Outro detalhe que faz toda a diferença é que por disponibilizar todas as informações em uma única base, as tomadas de decisões ficam mais rápidas, facilitadas e estratégicas. Tudo isso graças aos relatórios gerados em poucos cliques, com resultados assertivos e confiáveis.

Conheça os benefícios de um sistema ERP

Quando comparado com os modelos mais tradicionais de ERP, o software online traz alguns benefícios muito atrativos e que contribuem muito para o crescimento do negócio, entre os principais podemos destacar:

  • Padroniza a rotina;
  • Melhora a organização dos dados;
  • Otimiza as atividades e tarefas;
  • Automatiza as tarefas;
  • Reduz, consideravelmente, os erros;
  • Centraliza as informações;
  • Torna a tomada de decisões mais assertiva;
  • Melhora o controle da gestão;
  • Aumenta a produtividade;
  • Torna os processos mais práticos, rápidos e seguros;
  • Integra as áreas.‍

Como escolher um sistema ERP online

Contar com um bom sistema de gestão ERP é essencial para o negócio, além de beneficiar e otimizar os processos, ele torna as equipes mais produtivas. Mas, como escolher o melhor sistema ERP online com tantas opções disponíveis? Bom, para responder essa pergunta separamos alguns pontos de atenção para te guiar na escolha correta. Vamos lá!

Estabeleça as necessidades do seu negócio

‍Existem diversas opções de sistema ERP disponíveis no mercado, por isso, é necessário pesquisar bastante antes de tomar a decisão final.

‍Muitos deles já são especializados em algum setor específico, como serviços, comércios, indústria, logística, distribuição e, salão de beleza, escritório de contabilidade e muitos outros.  Quando o software escolhido é personalizado ao segmento de atuação, a empresa ganha ainda mais velocidade de implementação e efetividade nas soluções.

‍Isso porque o sistema ERP online foi desenvolvido com base nas necessidades e problemas enfrentados no segmento.

Pesquise se as funcionalidades do sistema ERP atendem às suas necessidades

Entender as necessidades de cada área da empresa é fundamental. Assim, será possível analisar quais são os recursos e funcionalidades do ERP que podem beneficiar as equipes, com base em cada necessidade.

Avalie o custo-benefício

Considerar os custos na hora de contratar qualquer serviço é fundamental. Mas é importante se atentar tanto aos valores cobrados quanto aos benefícios e facilidades oferecidos.

Considerar apenas os custos pode levar a contratação de um software que deixe a desejar.

Verifique se o sistema ERP é de fácil implantação

Um software é implementado para descomplicar e tornar os processos mais ágeis, certo? Por essa razão, é importante se atentar a facilidade de implantação do ERP online na empresa.

Essa facilidade vai impactar todos os fluxos e processos de trabalho das equipes, de forma direta e considerável.

Avalie a facilidade de utilização

Além de considerar a facilidade de implementação, é extremamente importante se atentar na facilidade de utilização do sistema, principalmente porque isso irá refletir no sucesso da produtividade. Normalmente, esses sistemas são bem fáceis e intuitivos de serem usados.

Analise o suporte aos clientes

Na hora de escolher o melhor sistema ERP online se informe em como será feito o processo de implementação, qual  é o suporte oferecido pela empresa que fornecerá o sistema.

Outro ponto importante também para se atentar é se a empresa irá oferecer o treinamento necessário para a implementação do sistema aos colaboradores. Caso não ofereça é melhor procurar por outra!

Escolha um bom sistema ERP online

Depois de entender todas as necessidades do negócio, analisar as opções e entender quais são as melhores para a sua empresa, escolha aquele que ofereça um sistema integrado e que possa ser acessado de qualquer lugar, com qualquer dispositivo. Só assim, será possível aproveitar todas as vantagens de um sistema ERP online. ‍

Omie: o sistema ERP ideal para o seu negócio

A Omie oferece aos pequenos e microempreendedores um sistema ERP online personalizado para cada necessidade. Tudo isso para agilizar e otimizar a gestão, contribuindo efetivamente para o sucesso e crescimento do negócio!‍

Com ele, você automatiza todos os processos e tarefas em uma plataforma 100% online. Consegue uma visão mais abrangente do negócio e ainda integra as diversas áreas da empresa.

Olha só as funcionalidades que você encontra por aqui:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Contratos e relatórios;
  • Emissão de boletos;
  • Cadastro de clientes;
  • Gerenciar vendas e CRM;
  • Assuntos financeiros;
  • Conciliação bancária;
  • Gerenciar e controlar o estoque.

Tenha o melhor sistema ERP online para crescer seu negócio

Para que o negócio cresça de forma orgânica é essencial utilizar ferramentas que tornem os processos mais automatizados e possibilitem a tomada de decisões mais estratégicas. O sistema ERP online, faz isso e muito mais!‍

Com ele, as áreas e a comunicação passam a ser integradas, oferecendo autonomia na execução das atividades, tornando as equipes e os resultados mais produtivos. Assim, você passa a ter uma gestão mais eficiente e organizada!

Quer tornar tudo isso possível? Conheça a Omie!

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Saiba o que é e entenda como funciona o Prazo Médio de Recebimento (PMR) e como calcular o da sua
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.