Software de gestão empresarial: conheça a importância e suas principais funcionalidades

Em dúvida se um sistema de gestão é o que você precisa? Confira a resposta neste artigo!

01/Abr/2022
Gestão

O uso de um software de gestão empresarial é uma forma prática de automatizar atividades que levariam muito mais tempo caso fossem realizadas em uma planilha de Excel manual, por exemplo. 

Um longo caminho foi percorrido e, hoje, não dá para ignorar o avanço tecnológico em todas as áreas de nossas vidas. O digital faz parte do dia a dia, seja no âmbito pessoal ou profissional. 

Nas empresas da atualidade, um software de gestão empresarial, também conhecido como sistema ERP, deve ocupar um papel central, pois controla os dados de todo o negócio ao promover a integração de diversas áreas da empresa além de acelerar as rotinas e garantir mais eficiência.

Você não entende muito de tecnologia e quer saber o que é e qual a importância de um ERP para o seu negócio? Então, este conteúdo é para você. Continue a leitura e veja como um software de gestão empresarial pode entregar muitas funcionalidades úteis para o seu negócio. 

O que é software de gestão empresarial?

Os softwares são utilizados por diversos segmentos de mercado, seja na educação, saúde ou para gestão interna das empresas, que é o caso do software de gestão empresarial. 

O sistema ERP é um grande exemplo de como a transformação digital tem se espalhado pelos mais diversos setores da economia. Mas antes de chegarmos nesse patamar, foi traçado um longo caminho. Para entender melhor, vamos voltar um pouco no tempo?

A união entre gestão e tecnologia se iniciou na década de 50, quando os mainframes — aqueles computadores gigantes —, na época utilizados para o processamento de um volume intenso de informações, rodaram os primeiros sistemas de controle de estoque, o pontapé inicial para a junção do que viria a ser um ERP.

Passados 20 anos, em 1970, surgiu o antecessor do ERP, o MRP (Manufacturing Resource Planning), mais ligado ao processo de produção dentro de uma indústria. 

Somente nos anos 1990 é que o mundo saberia o que é um ERP e aproveitaria todos os benefícios do sistema. Com a interligação de rede de computadores e modulação, ficou mais fácil esse processo evoluir para o que conhecemos hoje. 

As funções dentro de um ERP são modulares, ou seja, divididas em módulos que se encaixam e complementam para a entrega de um sistema completo, capaz de reunir as informações de todas as áreas de um negócio, da contabilidade ao controle do estoque até as vendas. 

Hoje, vivemos a era mais moderna de um ERP até então, já que não é necessário instalações robustas como as que mencionamos anteriormente quando citamos os mainframes. 

Atualmente, as publicações são feitas em nuvem. E o que isso quer dizer? Uma instalação em nuvem, ou cloud, permite o acesso de qualquer navegador da web, a qualquer hora ou lugar, de um celular, desktop, tablet ou notebook.

Recapitulando, um software de gestão empresarial é a tecnologia que vai aproximar o seu negócio da automação de tarefas, integração de informações entre todos os setores, gerir vendas e finanças e a ter maior produtividade. Legal, não é mesmo?

Além disso, como ele é modular, não é necessário adquirir todas as soluções de uma só vez, sendo possível uma aquisição gradativa, de acordo com as necessidades da sua empresa. 

Por que é importante ter um software de gestão empresarial? 

Após conhecer um pouco da história da tecnologia ligada à gestão, chegou a hora de saber a importância de contar com um software de gestão empresarial. Vamos lá?

Redução de custo e tempo 

De forma imediata, um sistema entrega informações valiosas, com segurança e maior controle das operações da empresa. Além disso, há a redução de tempo para a realização de algumas atividades que, se feitas manualmente, estariam passíveis a erros e levariam muito mais tempo. 

Melhorias no atendimento ao cliente 

O processo de vendas também é melhorado com a tecnologia. Com a integração, o controle do estoque, a baixa na venda e a emissão de nota fiscal são feitos de forma automática, o que melhora o fluxo e, consequentemente, o atendimento e o relacionamento com o cliente.

Profissionalização da gestão e entregas: relatórios personalizados 

Dados importantes de qualquer área da empresa ao alcance de alguns cliques. Chega de quebrar a cabeça para conseguir acessar informações que você precisa de maneira imediata. 

Organização

Quem tem um negócio sabe, não se pode pecar na organização. Uma empresa mal organizada na gestão, reflete isso para parceiros e clientes. O ERP é capaz de manter a sua “casa” em ordem e mostrar isso nas relações diárias com todos. 

Diminuição de erro

Falhas humanas é algo natural. No entanto, com um software de gestão é possível evitá-las e diminuir erros que causam prejuízos. Logo, mais tranquilidade para você e seus funcionários.

Controle em tempo real 

Processar informações e lidar com elas em uma grande planilha, com certeza, já levou boa parte do seu dia. Com a automação, o controle é realizado em tempo real e o tempo vira um aliado do seu negócio.

Visão 360º dos processos

A integração das informações de todos os departamentos confere à empresa uma visão ampla dos processos internos, possibilitando maior previsibilidade. 

Leia também: Como o sistema de gestão empresarial pode otimizar seu negócio?

As principais funcionalidades de um ERP

Antes de contratar um ERP para o seu negócio é necessário se atentar para as funcionalidades que o sistema oferece. A seguir, comentaremos as principais características que devem ser averiguadas. Confira!

Automatizações 

As automações de processos que um ERP entrega possibilitam muitas vantagens para um dia de trabalho, duas delas são o aumento da produtividade e o maior aproveitamento do tempo. 

Integrações

Como já mencionamos, as integrações transformarão o seu negócio em uma forte engrenagem, onde tudo estará sob o seu controle. Um bom ERP deve possibilitar integrações a marketplaces e outras plataformas complementares, como lojas virtuais no caso de expansão do seu empreendimento físico para o virtual. 

Gerenciamento de estoque e produção 

O controle da entrada e saída de produtos do seu estoque também é um diferencial que deve constar na hora de pensar em critérios de decisão por um sistema. A depender do seu segmento, a ordem de produção ou industrialização de produtos é primordial para a gestão de custos e monitoramento de matéria-prima. 

Gestão e serviços

Um ERP completo também deve entregar aplicações relacionadas a:

  • gestão de relatórios: visualize, de forma personalizada, relatórios gerenciais de serviços relacionados a todos os setores;
  • gestão de contratos: gerencie contratos, serviços prestados, periodicidade de faturamento e emita NFS-e com apenas alguns cliques;
  • gestão de nota fiscal: emita notas fiscais sem burocracia com a garantia das informações contidas e tenha um maior controle financeiro;
  • gestão de emissão de boleto: automatize a emissão, controle recebimentos e inadimplências, evite erros de valores e dados de recebimentos;
  • visão ampla e em tempo real dos seus negócios: a forma de conferência de processos mais visual permite tomadas de decisão rápidas e estratégicas.

CRM

O CRM permite uma gestão comercial completa durante todas as fases de negociação:

  • Cadastro de clientes: com um ERP que contém o módulo para CRM, é possível cadastrar clientes;
  • Gerenciamento de clientes: após o cadastro, também é possível fazer o gerenciamento de clientes e prospects com o acesso completo de toda a negociação;
  • Funil de vendas: analise em tempo real o funil de vendas de negociações e corra atrás das suas metas.

Controle financeiro

Cuidar da saúde financeira do seu negócio é mais prático com um ERP. Procure um sistema que permita o cuidado com as finanças em uma operação totalmente automatizada e integrada. 

Veja alguns dos benefícios:

  • integração: acesse em uma só plataforma o histórico de todas as movimentações financeiras e conciliação bancária;
  • automatização: reduza erros de trabalhos manuais com a automação de processos financeiros;
  • praticidade: acesse todos os dados quando quiser e com informações precisas;
  • lançamento financeiro: tenha mais eficiência e facilidade ao realizar registros com conciliação financeira automática.

Omie: software de gestão empresarial para todos os portes! 

A Omie é um software de gestão empresarial completo que oferece todas as funcionalidades que um ERP precisa. 

Dentre as funções estão a integração de informações, a automação de processos internos, controle financeiro, gerenciamento de estoque, emissão de notas fiscais, entre muitas outras!

O sistema de gestão empresarial é voltado para diversos segmentos, atendendo o comércio, indústria e serviços. 

Confira algumas das vantagens da Omie: 

  • instalação na nuvem;
  • intuitivo e eficiente;
  • 100% online;
  • módulos completos;
  • implementação fácil;
  • suporte;
  • segurança de dados.

Gestão empresarial: aproveite tudo o que um sistema oferece 

Neste artigo você entendeu o que é um ERP, conferiu um pouco da história dos sistemas de gestão empresarial, a importância para os empreendedores da atualidade e quais funcionalidades são indispensáveis, além das vantagens trazidas.

Estar em conformidade com a atualidade é aproveitar tudo o que um software de gestão empresarial oferece. Se você ainda não faz parte dessa realidade, conheça a Omie e entenda todas as facilidades que o ERP pode entregar ao seu negócio. 

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas