O que é BPO financeiro? Entenda quais as vantagens e seu papel nas empresas

Aumento de desempenho, diminuição de burocracia e otimização de custos são algumas dos destaque de um BPO financeiro

18/fev/2022
Finanças

Compreender o que é BPO financeiro e todos os benefícios trazidos por ele é fundamental para o progresso de uma empresa. Isso porque, devido à complexidade da gestão financeira, a possibilidade de terceirizar esse setor se torna cada vez mais uma alternativa viável para os empreendedores. 

‍Por isso, o BPO financeiro é uma ótima opção para as companhias que desejam tornar esse setor mais eficiente com a ajuda de um prestador especializado.

Nesse sentido, a empresa conta com especialistas para cuidar de questões como contas a pagar e a receber, pagamento de impostos, controle do fluxo de caixa, dentre diversas outras, inclusive em outros setores.

Caso fique na dúvida se o BPO financeiro de fato agregaria ao seu negócio e facilitaria sua vida como empreendedor, basta atentar-se a algumas perguntas simples sobre tarefas do dia a dia na empresa, como:

  • quantas vezes você teve problemas para enviar todos os dados financeiros para o seu contador fechar o mês contábil da sua empresa?
  • seu contador já teve problemas para analisar os dados da sua empresa por conta de informações desatualizadas e números que não refletiam o cenário real do negócio?

O processo de controladoria financeira é um dos principais de qualquer empresa, por isso não pode falhar! E é justamente neste momento que o contador entra em ação e oferece um serviço terceirizado e especializado. Quer saber mais? Acompanhe!


O que é BPO financeiro e como funciona?

Em inglês, a sigla significa Business Process Outsourcing, traduzindo, “terceirização de processos de negócio”. Além do financeiro, outros setores da empresa podem ser um BPO, como o RH ou o Jurídico.

Por meio da contratação de um BPO financeiro, o empreendedor proporciona maior agilidade e controle nas atividades contábeis, além de ter acesso a uma visão mais ampla do seu negócio. Ademais, gera gráficos e relatórios baseados em dados que demonstram os pontos que precisam de atenção. 

No caso de empresas com equipes reduzidas ou sem um responsável financeiro, por exemplo, esse serviço garante ainda a expertise necessária para a gestão financeira do negócio.

Qual a diferença entre BPO, Assessoria e Consultoria?

Alguns conceitos se esbarram quando falamos de auxílio na gestão de empresas, mas é importante diferenciar e saber o papel de cada um desses serviços para, assim, entender como cada um impacta o seu negócio.

  • BPO financeiro: impacta na terceirização do modelo de negócio e, ainda, influencia tanto na estrutura financeira quanto na física e na cultura da empresa. A cultura tende a mudar quando o BPO é feito e, normalmente, a empresa se torna mais disciplinada.
  • Assessoria: trata-se de um auxílio técnico, normalmente, acompanhado de um projeto específico da implementação até a conclusão, agindo dentro do projeto, porém sem grandes responsabilidades na tomada de decisão.
  • Consultoria: a consultoria está mais atrelada ao aconselhamento na solução de problemas ou decisões a serem tomadas. Nesse sentido, o consultor é como se fosse a bússola da empresa, que dá o horizonte ao empresário, mas cabe a ele indicar o caminho que vai seguir.

Quais são as vantagens em contratar um BPO financeiro?

Com profissionais amplamente qualificados atuando à frente do setor financeiro, além de se obter uma gestão mais assertiva, as chances de acontecerem erros são menores. Segundo uma pesquisa do portal Clutch, focado em terceirizações, a contratação de um BPO Financeiro pode:

  • aumentar em 24% o desempenho na gestão do setor;
  • elevar a expertise das finanças em 18%;
  • diminuir em até 12% os custos de operação na rotina da empresa.

A contratação de um serviço de BPO, além de não sobrecarregar os gestores e profissionais da empresa, ainda otimiza os processos de forma que a companhia foque mais em sua atividade principal para garantir bons resultados. 

Veja, a seguir, os principais benefícios do BPO financeiro

Produtividade e eficiência

Contar com uma prestadora de BPO financeiro pode gerar mais produtividade e eficiência, justamente por deixar essa tarefa nas mãos de profissionais especializados em finanças empresariais.

Ao retirar essa demanda do dia a dia dos gestores, eles podem focar no core business da companhia e dedicar mais tempo para realizar suas atividades. 

Segurança financeira

Outra vantagem é poder contar com uma estruturação financeira que dê mais segurança para a continuidade do negócio. Ainda, ter uma prestadora dedicando-se exclusivamente a cuidar da contabilidade e das finanças da empresa evita que falhas graves ocorram e gerem prejuízos.

Além disso, o BPO financeiro pode desenvolver um plano de redução de custos para que o negócio se torne mais sustentável. Todas essas vantagens contribuem para promover a saúde contábil da empresa.

Planejamento estratégico

Ao contar com a terceirização contábil e financeira por meio de um BPO, é possível tornar essa área da empresa mais estratégica. Isso porque, nos casos de empresas de pequeno e médio porte, onde o controle financeiro é feito pelos próprios gestores, é mais difícil desenvolver esse tipo de planejamento.

Geralmente, eles estão mais focados na administração da companhia como um todo, incluindo fechar novos negócios, manter a equipe produtiva, entre outras responsabilidades. Por isso, o BPO financeiro é uma vantagem competitiva para a empresa, pois permite que profissionais especializados estruturem melhor o setor.



Quais são os serviços de um BPO financeiro?‍

Toda empresa é única e tem suas especificidades. Portanto, para contratar um BPO financeiro, tudo dependerá do porte e das necessidades do negócio. Assim, analisar os fatores externos e qual o seu cenário é fundamental antes de adquirir um serviço. 

Mas para que você saiba, em linhas gerais, esses são os serviços agregados mais comuns:

  • conciliação diária de todas as entradas e saídas do negócio;
  • gerenciamento de pagamentos de fornecedores;
  • lançamento de contas a pagar na plataforma de gestão financeira;
  • agendamento de pagamentos para que o empregador autorize transações;
  • transações de pessoas através de folha de pagamento de empregados;
  • emissão de notas fiscais;
  • elaboração do fluxo de caixa;
  • gestão de indicadores;
  • análise de crédito;
  • gestão de documentos. 

Como tornar o BPO financeiro mais eficiente com a Omie?‍

Como vimos, o outsourcing process ou, simplesmente, a terceirização de processos, é uma tendência de mercado em vários aspectos.

Para não ficar para trás, converse com a sua contabilidade, entenda o momento da sua empresa e facilite os processos com a contratação de novos serviços contábeis.

E para ajudar ainda mais, busque utilizar um sistema para BPO financeiro. Assim, tudo fica ainda mais simples. Essa tecnologia auxilia muito no desenvolvimento de relatórios com base em dados, além de dar mais agilidade na realização das tarefas do seu dia a dia.

Uma opção super completa é o software de gestão da Omie. Isso porque ele pode se integrar ao sistema contábil do seu contador ou da sua prestadora, para que eles possam ter acesso aos dados fiscais e contábeis do negócio. Além de evitar a inconsistência de dados, esse software também promove muito mais segurança e agilidade. 

Para conhecer mais sobre o tema, conheça o curso de BPO financeiro da Omie Academy! Com ele, você consegue aprender mais sobre o conceito, modelagem de negócio, precificação, prospecção, mapa de riscos, implementação e atuação como consultor. Não perca!


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas