As vantagens de contratar um BPO financeiro

Entenda o que é um BPO financeiro e quais são suas principais vantagens para a área contábil da sua empresa

23/Jul/2020
Finanças

A possibilidade de terceirizar o setor financeiro de uma empresa se torna cada vez mais uma alternativa viável para as empresas. O BPO financeiro é uma ótima opção para as companhias que desejam tornar esse setor mais eficiente com a ajuda de um prestador especializado.


Em inglês, a sigla significa Business Process Outsourcing, ou seja, “terceirização de processos de negócio”. Além do financeiro, outros setores da empresa podem ser um BPO, como o RH ou o setor jurídico.


Quando a companhia conta com um BPO financeiro, é possível ter uma visão mais ampla do negócio por meio de gráficos e relatórios baseados em dados que demonstram os pontos que precisam de atenção. 


Desse modo, o negócio conta com uma empresa prestadora de serviços especializada em cuidar de questões como contas a pagar e a receber, pagamento de impostos, controle do fluxo de caixa, entre outras.


Quais são as vantagens em contratar um BPO financeiro?


Além de não sobrecarregar os gestores e profissionais da empresa, ao contar com um BPO financeiro é possível otimizar os processos de forma que a companhia foque mais em sua atividade de principal. Veja a seguir os principais motivos para optar pela terceirização contábil.


Produtividade e eficiência


Contar com uma prestadora de BPO financeiro pode gerar mais produtividade e eficiência, justamente por deixar essa tarefa nas mãos de profissionais especializados em finanças empresariais.


Ao retirar essa demanda do dia a dia dos gestores, é possível focar no core business da companhia e dedicar mais tempo para realizar suas atividades. Além disso, os processos financeiros serão feitos com mais eficiência e qualidade, evitando erros e retrabalho.


Segurança financeira


Outra vantagem é poder contar com uma estruturação financeira que dê mais segurança para a continuidade do negócio. Ter uma prestadora dedicada a cuidar da contabilidade e das finanças da empresa evita que falhas graves ocorram e gerem prejuízos.


Além disso, o BPO financeiro pode desenvolver um plano de redução de custos para que o negócio se torne mais sustentável. Todas essas vantagens contribuem para promover a saúde contábil da empresa.


Planejamento estratégico


Ao contar com a terceirização contábil e financeira por meio de um BPO, é possível tornar essa área da empresa mais estratégica. Principalmente nos casos de empresas de pequeno e médio porte, onde o controle financeiro é feito pelos próprios gestores, é mais difícil desenvolver esse tipo de planejamento.


Isso acontece porque geralmente eles estão mais focados na administração da companhia como um todo, incluindo fechar novos negócios, manter a equipe produtiva, entre outras responsabilidades. Por isso, o BPO financeiro é uma vantagem competitiva para a empresa, pois permite que profissionais especializados estruturem melhor o setor.


Diferenças entre KPO, LPO e BPO


Após entender mais sobre o que é BPO, vale também entender o que é KPO e LPO. Veja a seguir como esses conceitos funcionam e quais suas diferenças.


KPO


KPO significa Knowledge Process Outsourcing, que é a terceirização dos processos de conhecimento. Ou seja, é o ato de externalizar o  conhecimento da empresa por meio de pesquisas de mercado, pesquisas de público, levantamento de necessidade, mineração de dados. 


O KPO está diretamente ligado ao desenvolvimento de cadeia de valor das companhias, e é prestado por empresas que possuem um grande domínio sobre alguma área ou assunto.


LPO


Já o LPO significa Legal Process Outsourcing, em outras palavras, é a terceirização de processos jurídicos. Sendo assim, ao contratar um LPO, a empresa contará com profissionais especializados no assunto e que estarão 100% dedicados a esse setor da companhia.


Com a contratação desses serviços, a prestadora de serviços jurídicos assume a responsabilidade legal dos processos da empresa. É outra maneira de tornar essas atividades mais eficientes e desenvolver um planejamento mais assertivo.


Como tornar o BPO financeiro mais eficiente?


A contratação dos serviços contábeis já facilita muito os processos de uma empresa. Entretanto, ao contar com um sistema de gestão tudo fica ainda mais simples. Isso porque essa tecnologia auxilia no desenvolvimento de relatórios com base em dados, além de dar mais agilidade na realização das tarefas.


Essa tecnologia pode se integrar ao sistema financeiro, para que a prestadora tenha acesso aos dados fiscais e contábeis do negócio. Além de evitar a inconsistência de dados, esse software também promove mais segurança e agilidade.




Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas