Como funciona o BPO financeiro e quais os benefícios

O BPO financeiro pode organizar as contas do seu negócio, além de apresentar dados para uma gestão mais estratégica!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Fazer a gestão financeira de uma empresa é uma tarefa árdua e que pode tomar um tempo precioso na rotina do empreendedor. Para otimizar esse processo e ainda melhorar os resultados do seu negócio, você pode contar com o BPO financeiro.

Entenda neste artigo o que é, como funciona esse tipo de serviço, vantagens e como implementar na sua empresa. 

O que significa BPO financeiro?

Em inglês, a sigla BPO significa Business Process Outsourcing, traduzindo, “terceirização de processos de negócio”. Além do financeiro, outros setores da empresa podem ser um BPO, como o contábil, RH ou o Jurídico.

O BPO financeiro é uma ótima opção para as companhias que desejam tornar esse setor mais eficiente com a ajuda de um prestador especializado. Com isso, o gestor pode se dedicar aos aspectos mais estratégicos do seu negócio.

O que faz um BPO financeiro?

Empresas que realizam o BPO financeiro disponibilizam especialistas para cuidar de questões, como contas a pagar e a receber, pagamento de impostos, controle do fluxo de caixa, conciliação bancária, análise de indicadores, entre outras.

Como funciona o BPO financeiro?

Com o BPO financeiro, você terceiriza as atividades financeiras na sua empresa, passando a contar com especialistas na área para fazer uma gestão mais eficiente para o seu negócio.

Tem, portanto, mais agilidade e controle nas tarefas financeiras, além de ter acesso a uma visão mais ampla do seu negócio. Ademais, conta com gráficos e relatórios baseados em dados que demonstram os pontos que precisam de atenção.

No caso de empresas com equipes reduzidas ou sem um responsável financeiro, por exemplo, esse serviço garante ainda a expertise necessária para a gestão financeira completa do negócio.

Quais são os serviços de um BPO financeiro?‍

Toda empresa é única e tem suas especificidades. Portanto, para contratar um BPO financeiro, tudo dependerá do porte e das necessidades do negócio. 

Em linhas gerais, esses são os serviços agregados mais comuns:

  • conciliação diária de todas as entradas e saídas do negócio;
  • gerenciamento de pagamentos de fornecedores;
  • lançamento de contas a pagar na plataforma de gestão financeira;
  • agendamento de pagamentos para que o empregador autorize transações;
  • transações de pessoas por meio de folha de pagamento de empregados;
  • emissão de notas fiscais;
  • elaboração do fluxo de caixa;
  • gestão de indicadores;
  • análise de crédito;
  • gestão de documentos.

Como fazer a implementação do BPO Financeiro?

Com o BPO financeiro, você passa a ter uma equipe terceirizada especializada em gestão financeira, o que pode corrigir falhas e melhorar os resultados do seu negócio. Mas como implementar esse serviço? Veja as nossas dicas:

  • pesquise por empresas de credibilidade que oferecem esse serviço, especialmente em relação à expertise e segurança de dados;
  • converse com outros empreendedores para pedir indicação de empresas de BPO financeiro;
  • adote uma tecnologia para facilitar os serviços de BPO financeiro, como o sistema ERP online Omie, que integra todos os departamentos da sua empresa em uma única plataforma;
  • depois de contratar o serviço, mantenha uma comunicação transparente e constante com a equipe de BPO financeiro para ter insights que possam ajudar a traçar estratégicas e a tomar decisões no seu negócio.

Quando é necessário um serviço de BPO financeiro?

Caso fique na dúvida se o BPO financeiro de fato agregaria ao seu negócio e facilitaria sua vida como empreendedor, basta atentar-se a algumas perguntas sobre tarefas do dia a dia na empresa, como:

  • quantas vezes você teve problemas para enviar todos os dados financeiros para o seu contador fechar o mês contábil da sua empresa?
  • seu contador já teve problemas para analisar os dados da sua empresa por conta de informações desatualizadas e números que não refletiam o cenário real do negócio?
  • você tem uma equipe interna para cuidar das questões financeiras?
  • quanto tempo você perde para organizar as informações financeiras da sua empresa?

Assim, ter um serviço de BPO financeiro pode, a longo prazo, corrigir erros no gerenciamento de recursos, eliminando, por exemplo, gastos desnecessários, além de apresentar dados valiosos para a condução do seu negócio.

O serviço pode ser ideal para empresas que expandiram e nas quais as tarefas financeiras ficaram mais complexas. Por exemplo: o empreendedor conseguia dar conta da gestão financeira MEI, porém a empresa cresceu e pode ser preciso um auxílio especializado.

Qual a diferença entre BPO, Assessoria e Consultoria?

Alguns conceitos se esbarram quando falamos de auxílio na gestão de empresas, mas é importante diferenciar BPO, assessoria e consultoria para, assim, entender como cada um impacta o seu negócio:

  • BPO financeiro – impacta na terceirização do modelo de negócio e influencia tanto na estrutura financeira quanto na cultura da empresa. A cultura tende a mudar quando o BPO é feito e, normalmente, a empresa se torna mais disciplinada.
  • assessoria – trata-se de um auxílio técnico, normalmente, acompanhado de um projeto específico da implementação até a conclusão, sendo um serviço pontual;
  • consultoria – está mais atrelada ao aconselhamento na solução de problemas ou decisões a serem tomadas.

Quais são as vantagens em contratar um BPO financeiro?

Com profissionais amplamente qualificados atuando à frente do setor financeiro, além de se obter uma gestão mais assertiva, as chances de erros são menores. Segundo uma pesquisa do portal Clutch, focado em terceirizações, um BPO Financeiro pode:

  • aumentar em 24% o desempenho na gestão do setor;
  • elevar a expertise das finanças em 18%;
  • diminuir em até 12% os custos de operação na rotina da empresa.

Acompanhe, a seguir, os principais benefícios do BPO financeiro.

Produtividade e eficiência

Contar com o BPO financeiro pode gerar mais produtividade e eficiência, justamente por deixar essa tarefa nas mãos de profissionais especializados em finanças empresariais.

Ao retirar essa demanda do dia a dia dos gestores, eles podem focar no core business da companhia e dedicar mais tempo para realizar suas atividades.

Segurança financeira

Outra vantagem é poder contar com uma estruturação financeira que dê mais segurança para a continuidade do negócio, evitando falhas graves e prejuízos.

Além disso, o BPO financeiro pode desenvolver um plano de redução de custos para que o negócio se torne mais sustentável.

Planejamento estratégico

A terceirização financeira com o BPO torna essa área da empresa mais estratégica. Isso porque, quando o controle financeiro é feito pelos próprios gestores, é mais difícil desenvolver esse tipo de planejamento.

Geralmente, eles estão mais focados na administração da companhia como um todo, incluindo fechar novos negócios, manter a equipe produtiva, entre outras responsabilidades.

Para entender melhor como aplicar e ter todas essas vantagens, conte com o curso de BPO financeiro da Omie Academy! Com ele, você consegue aprender mais sobre o conceito, modelagem de negócio, precificação, prospecção, mapa de riscos, implementação e atuação como consultor.

Como tornar o BPO financeiro mais eficiente com a Omie?‍

‍Como vimos, o outsourcing process ou, simplesmente, a terceirização de processos, é uma tendência de mercado em vários aspectos. Para ter os melhores resultados com esse serviço, busque utilizar um sistema online para BPO financeiro.

Assim, todos os processos financeiros e contábeis ficam ainda mais simples e otimizados. Isso porque é uma tecnologia que auxilia no desenvolvimento de relatórios com base em dados, além de dar mais agilidade na realização das tarefas do seu dia a dia.

Uma opção super completa é o software de gestão da Omie, que pode se integrar ao sistema contábil do seu contador ou da sua prestadora, para que eles possam ter acesso aos dados fiscais e contábeis do negócio com mais segurança e agilidade.

Tenha os olhos para o futuro: conte com um sistema ERP para empreendedores e agilize a sua rotina empresarial!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
o que é e como funciona a contabilidade financeira
Entenda a importância da contabilidade financeira na gestão empresarial, destacando seu papel crucial de contador na interpretação e aplicação das
contabilidade gerencial
Entenda como o serviço de contabilidade gerencial pode ser um diferencial competitivo para escritórios contábeis, melhorando seus resultados e ajudando
conquistar um cliente contábil
Para se destacar da concorrência, é importante conhecer as melhores táticas para conquistar o cliente contábil.