Software para clínica médica: qual o melhor e como escolher?

Conheça as vantagens e a importância de ter um software para clínica médica, descubra como escolher a melhor opção e entenda como impulsionar seus negócios!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Cuidar da gestão da sua empresa ocupa muito tempo e é um desafio diário? Caso tenha respondido que sim, veja como um software para clínica médica pode ajudar nessa tarefa. A tecnologia melhora a inteligência das consultas e aumenta a sua produtividade.

Confira neste artigo o que é o sistema para clínica, as vantagens e como escolher a melhor opção. Conheça também o sistema da Omie, seus benefícios e funcionalidades! Leia os próximos tópicos e alavanque seus resultados.

Banner conheça o sistema - gestão online

Software para clínica médica: como funciona?

Um software para clínica médica é um sistema de gestão que, entre outras funções, proporciona gestão das finanças e das informações dos pacientes. A ferramenta permite:

  • administrar melhor o tempo entre agendamento de consultas;
  • emitir notas fiscais de forma mais ágil;
  • fazer relatórios contábeis;
  • digitalizar prontuários médicos;
  • arquivar exames de forma automática;
  • otimizar a gestão do relacionamento com o cliente ao integrar com um software CRM.

Dependendo do sistema de gestão para clínica, há outras funções que podem ser personalizadas conforme as necessidades de cada local.

Em resumo: você ganha tempo em atividades rotineiras, reduz o uso de papel, tem um gerenciamento financeiro mais preciso e melhora o atendimento do paciente.

Quais as vantagens de um software para clínica médica?

O sistema de clínica voltado para a gestão vai facilitar a realização de diferentes processos, tanto os administrativos, quanto aqueles que estão relacionados ao atendimento do paciente.

Assim, as principais vantagens de implementar um software de clínica médica são:

  • atendimento com mais qualidade, pois as informações do paciente estão no prontuário digital, permitindo o fácil acesso;
  • o médico tem todo o histórico de saúde do paciente de forma digital, o que auxilia na conduta clínica e a oferecer uma atenção mais humanizada;
  • a agenda da clínica fica automatizada e, assim, se mantém mais organizada, contando, inclusive, com recurso de lista de espera;
  • redução de faltas nas consultas, pois o sistema faz a confirmação automática por WhatsApp ou SMS;
  • contabilidade da clínica em dia, evitando problemas fiscais;
  • controle financeiro otimizado, o que permite acompanhar e registrar os pagamentos realizados, despesas e outros dados.
Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Funções que não podem faltar em um bom software para clínica médica

Você já viu as vantagens dos sistemas para clínicas e consultórios médicos, agora precisa saber quais funções não podem faltar nessa tecnologia. Acompanhe!

Armazenamento em nuvem

Uma das principais funções que o software deve ter é o armazenamento em nuvem. Assim, médicos e colaboradores das clínicas podem acessar os dados de qualquer lugar acessando o sistema via internet. E os dados são atualizados de forma on-line.

Facilidade de uso

Outro ponto importante é o acesso e uso simplificado. De forma intuitiva, manusear o software torna-se algo simples e sobra mais tempo para se dedicar ao atendimento dos pacientes.

Gestão financeira e contábil

Além disso, um bom software médico deve ter a ferramenta de gestão financeira e contábil, desde a inserção de dados para fluxo de caixa até emissão de notas fiscais e relatórios que auxiliarão a fechar a contabilidade da clínica.

Importante contar também com gestão de estoque de materiais para consultas, exames e procedimentos médicos, bem como com módulos de repasse médico integrado aos planos de saúde.

Lembrete das consultas

Mais um ponto que precisa ser considerado é a agenda dos pacientes. Um bom software conta com agendamento que permite definir lembretes para avisar o dia e a hora da consulta aos clientes da clínica.

Assim, você evita choque de horários e reduz as faltas de pacientes agendados que possam ter esquecido do apontamento. Tudo isso se traduz em mais comodidade para os pacientes.

Prontuário eletrônico

Os dados e histórico dos pacientes ficam no sistema, facilitando o atendimento e reduzindo erros e perda de informação. Ter essas informações digitais ajuda a entender melhor o quadro clínico do paciente e a prescrever os medicamentos.

Integração com outros sistemas

Além de facilitar a gestão de processos, o mais importante é que o software integre com outros sistemas de CRM, ERP que são necessários no dia a dia de uma clínica médica e, com isso, possam atender às principais necessidades da empresa.

Como escolher o melhor software para clínica médica?

São várias opções de softwares para clínica médica disponíveis no mercado, por isso surgem várias dúvidas na hora de escolher. O primeiro passo é verificar quais as necessidades da sua empresa.

Sua agenda de pacientes está lotada e precisa de um sistema que o ajude a administrar melhor o seu tempo e o agendamento de consultas?

Ou o seu problema é com as finanças e você necessita de uma solução para organizar documentos contábeis, fluxo de caixa, notas fiscais e controle de prazos de pagamentos?

Reúna quais são os problemas que você precisa solucionar e utilize-os como base para analisar as opções de softwares médicos.

Anote também essas dicas que podem ajudar a escolher o melhor sistema:

  • um software ERP com armazenamento em nuvem é mais econômico e prático, pois você não paga caro pelas atualizações e porque pode ser acessado de qualquer lugar;
  • ter um design responsivo e uso intuitivo facilita o manuseio por qualquer colaborador da clínica;
  • contar com um suporte rápido e personalizado vai ajudar você em caso de dúvidas ou problemas;
  • é preciso ter um sistema que garanta a segurança das informações dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Otimize a gestão da sua clínica médica com a Omie

O software para gestão de clínicas médicas da Omie é referência no mercado. Ele pode ser personalizado à realidade do seu negócio e tem armazenamento em nuvem.

É uma plataforma de fácil acesso, que integra com outros sistemas médicos e possibilita a automação de processos e de muitas tarefas rotineiras e que demandam tempo.

Como a Omie pode otimizar a rotina da sua clínica?

Com a Omie, você reúne as informações de cada paciente, organiza a agenda de consultas e exames, emite notas fiscais e faz a gestão financeira e contábil em um único local. A emissão de notas fiscais fica conectada ao faturamento, realizado automaticamente.

A nota fiscal e o boleto para pagamento são enviados direto para os pacientes. Além disso, fica mais fácil localizar dados dos pacientes, bastando inserir nome, CPF ou telefone para listar todas as informações e atualizar o cadastro.

Você também obtém relatórios personalizados e acompanha a gestão financeira e contábil com mais tranquilidade, sem o estresse de ficar buscando dados em vários sistemas.

4Medic

O sistema Omie tem integração disponível com o 4Medic, sistema que organiza a rotina de clínicas e consultórios, pois apresenta diferentes módulos, como financeiro, agenda, prontuário, sala de espera, painel de chamadas, repasse médico, entre outros.

Experimente agora mesmo os resultados de um software médico

Depois de conhecer todos os benefícios de um sistema para gestão de clínica médica, é hora de experimentar um gerenciamento mais organizado com a otimização de tarefas na sua empresa.

O atendimento de seus clientes ganhará muito mais qualidade e agilidade com um software para clínica. Sem contar que a automatização dos processos gera mais autonomia e tempo para você dedicar a outras atividades, inclusive para fazer uma administração estratégica.

Quer melhorar  o atendimento aos pacientes com um sistema de gestão para sua clínica médica? Descubra como a Omie pode ser sua parceira e os apps para clínica médica que você pode integrar à nossa tecnologia!

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
ponto eletrônico: mulher com aparelho nas mãos
A implementação de um sistema de ponto eletrônico oferece muitas vantagens que otimizam sua gestão. Conheça mais com a Omie!
pipeline de vendas: mãos em teclado
O pipeline de vendas ajuda a equipe comercial e proporciona uma visão clara do status de cada negociação. Confira com
Sistema ERP
Descubra o que é um sistema ERP, suas principais vantagens e como escolher o melhor para sua empresa. Saiba por