Como reforçar para o seu cliente a importância da contabilidade?

Quer saber mais sobre a importância da contabilidade? Confira o artigo da Omie!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Para quem é do meio contábil, falar e entender sobre a importância da contabilidade é algo fácil, porém, quando se tem que fazer um reforço para o seu cliente isso pode ter uma situação diferente. Principalmente porque a área é vista como burocrática e muitas vezes complicada.

E por isso, surgem os questionamentos de como rebater esses argumentos e tirar todas as dúvidas para esclarecer tudo sobre a contabilidade para as empresas, seu conceito, qual a relevância e como ela pode transformar a realidade de uma empresa em seu dia a dia.

Se você quer saber como lidar com essas dúvidas, acompanhe o artigo completo abaixo!

Mas, o que é contabilidade?

A contabilidade empresarial é uma área que coloca em prática todas as funções de registro das empresas, ou seja, através de dados contábeis é feito a demonstração de resultados obtidos na empresa.

E para que as informações sejam usadas corretamente, é importante ter o auxílio de um profissional contábil, mais conhecido como contador, que pode assim, ajudar na tomada de decisões e processo de administração do negócio.

Para que serve a contabilidade dentro das empresas?

Um dos papéis de um contador é simplificar o processo de uma empresa quando se fala em relatórios. Sendo assim, ele traduz os dados em uma linguagem mais acessível e transforma todas as informações contábeis em relatórios gerenciais.

Além disso, a contabilidade abrange todas as obrigações acessórias, planejamento tributário, estratégico e financeiro. Dessa forma, o profissional fica responsável por todo o departamento contábil e fiscal, seja através de dados de notas fiscais, relatórios ou extratos bancários.

E dentro dessas obrigações, existem algumas atividades realizadas durante a rotina que são fundamentais. Conheça:

Organização e controle financeiro

Não importa qual o tamanho da sua empresa, se você quer ter um excelente controle financeiro e entende a importância da contabilidade nas empresas, provavelmente sabe que ter uma organização financeira facilita todos os processos.

Em muitas empresas isso é um problema que acaba comprometendo o capital de giro, e gerando inadimplência, por isso, felizmente essa é uma parte em que o contador assume a parte estratégica e assim, deixa a empresa muito mais preparada para a operação.

Controle do fluxo de caixa

Outra rotina que tem total importância na contabilidade, seja digital ou on-line, é o auxílio do profissional no fluxo de caixa. Isso porque, mesmo em empresas pequenas, o contador faz segmentações, traduz dados, e consegue apresentar todos os dados para manter um bom funcionamento do fluxo de caixa.

Excelente entrega de obrigações acessórias

Essa é uma das obrigações mais conhecidas em uma empresa, sendo esse um serviço bem burocrático e fundamental em qualquer escritório. Fazer a entrega de obrigações acessórias dentro do prazo garante que o seu negócio esteja dentro da Receita Federal, e consequentemente evita multas.

Auxílio no planejamento estratégico e tributário

O planejamento, tanto estratégico quanto tributário, também fica por conta do contador. Com o tributário, por exemplo, é possível encontrar a melhor maneira de pagar menos tributos, através da indicação do regime tributário mais adequado para o cliente em questão.

E vários fatores são levados em conta como a mudança de faturamento, quais metas foram atingidas em um determinado período de tempo, como está o balanço patrimonial e se existe a necessidade de um enquadramento tributário.

Já com relação ao planejamento estratégico, é preciso avaliar todas as informações financeiras e contábeis para assim, conseguir fixar metas de vendas, fazer análise de mercado e criar objetivos que vão de acordo com o que a empresa possui.

Tenha um sistema de qualidade para análise dos dados

Para fortalecer ainda mais a decisão dos seus clientes em entender a importância da contabilidade, é fundamental melhorar cada vez mais a forma com que os dados são extraídos e usados nos relatórios.

Com o uso de um sistema de contabilidade, é possível organizar todos os dados de uma maneira fácil e com informações muito mais precisas, e assim, garantir que todas as decisões sejam feitas com maior assertividade.

Por isso, ter a tecnologia ao seu favor através de um ERP (Enterprise Resource Planning), pode ser o melhor caminho para bons resultados. Isso porque, é um software de contabilidade que registra todos os dados sobre faturamento, impostos e balanço contábil em apenas um lugar.

Resolva todas as soluções burocráticas com a ajuda de consultor e entenda que apresentar a importância da contabilidade será através de ações do dia a dia. Por isso, atue como um consultor estratégico e ajuda assim, no crescimento e desenvolvimento da empresa!

60bfd387e1e17055df022cb1 Banner Comercial Texto2 Opcao2 1
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Tipos de fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um movimento financeiro essencial para garantir a saúde financeira do seu negócio. Conheça mais sobre
Tipos de balancete contábil
Entenda os tipos de balancete contábil: sintético, analítico e mais. Descubra como funcionam e aprimore seus conhecimentos.
homem usando um notebook descobrindo o que é DRE e qual a sua importância
Contador, veja como explicar o que é a DRE para seus clientes de forma simplificada!