Contabilidade ambiental: o que é e qual a importância

A contabilidade mudou: conheça a contabilidade ambiental e saiba como agregá-la nos seus serviços.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A preocupação com o meio ambiente é uma realidade para todos na sociedade. O impacto que causamos, desde as pequenas escolhas até as grandes ações, é enorme, comprometendo o futuro de todos.

Contabilidade ambiental é a área dentro da contabilidade responsável por auxiliar as empresas a gerenciarem os efeitos de suas ações no meio em que vivemos. É também chamada de contabilidade ecológica.

Este é um tema que precisa estar presente no dia a dia de cada contador atualmente. Por isso, você está no lugar certo: informe-se conosco!

O que é a contabilidade ambiental?

O conceito de contabilidade ambiental trata de registrar, analisar e reportar os custos e benefícios associados aos impactos ambientais de uma empresa. Esses impactos podem incluir poluição, consumo de recursos naturais e iniciativas de sustentabilidade.

A contabilidade ambiental é uma evolução da contabilidade tradicional, é parte da contabilidade 4.0, que integra a dimensão ambiental nas práticas contábeis. Isso significa expandir seu papel como contador para incluir a responsabilidade ambiental nas suas práticas de medição e relato.

Principais características da contabilidade ambiental

Entre as características da contabilidade ambiental, podemos destacar as seguintes:

  • Não é uma área separada, mas sim integrada à contabilidade tradicional;
  • Possui registro de custos ambientais diretos e indiretos. Isto é, respectivamente, associados a ações ambientais, como tratamento de resíduos, ou a gestão de custos menos óbvios, como os envolvidos na perda de reputação devido a práticas não sustentáveis;
  • Envolve identificar todas as atividades da empresa que têm impacto no meio ambiente e mensurá-las em termos monetários;
  • Registra também os benefícios financeiros das práticas sustentáveis;
  • Abrange relatórios específicos, como o de sustentabilidade, que detalha as práticas ambientais da empresa, e o de ciclo de vida, que avalia o impacto ambiental de produtos desde a produção até o descarte;
  • Conta com métricas específicas usadas para medir o desempenho ambiental da empresa, como os Indicadores de Desempenho Ambiental (IDA);
  • Promove a transparência nas práticas empresariais e demonstra o compromisso da empresa com a responsabilidade social e a sustentabilidade.

A relação entre contabilidade e meio ambiente, como você pôde ver, já é uma realidade e pode ser um excelente caminho para fortalecer a relação com seus clientes, de modo a aumentar a percepção de valor sobre sua prestação de serviços.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Benefícios da contabilidade ambiental

Há muitas vantagens da aplicação prática da contabilidade ambiental e social nas empresas. Não apenas geram-se ganhos numéricos e mensuráveis, mas também há uma contribuição direta para a forma como o mercado passa a avaliar a empresa.

Redução de custos

Ao monitorar e gerenciar o uso de recursos como água, energia e matérias-primas, a empresa pode identificar desperdícios e implementar medidas para usar esses recursos de forma mais eficiente, resultando em economia de custos.

Ademais, a contabilidade ambiental ajuda a identificar áreas onde pode-se reduzir a geração de resíduos e diminuir os custos associados ao tratamento e descarte.

Conformidade com as leis

A contabilidade ambiental garante que a empresa esteja conforme as leis e regulamentações ambientais. Isso ajuda a evitar multas e outras penalidades que podem resultar do não cumprimento dessas normas.

Diferencial para clientes e investidores

Empresas que demonstram um forte compromisso com a sustentabilidade tendem a atrair mais clientes e investidores que valorizam práticas empresariais responsáveis. Uma boa reputação ambiental pode diferenciar a empresa no mercado, tornando-a mais competitiva.

Inovação em produtos e processos

A busca por práticas mais sustentáveis pode levar à inovação em produtos e processos. Assim, empresas que adotam práticas ambientais responsáveis podem acessar mercados onde os consumidores valorizam a sustentabilidade.

Incentivos fiscais

O Governo oferece incentivos fiscais para empresas que implementam práticas ambientais responsáveis. Em alguns casos, é possível obter subsídios ou financiamentos com condições favoráveis para projetos de sustentabilidade.

Decisões estratégicas

Com informações detalhadas sobre os impactos ambientais das operações, a empresa pode tomar decisões mais informadas e estratégicas. Isso permite um alinhamento com objetivos de longo prazo de sustentabilidade.

Conheça os tipos de contabilidade ambiental

De forma geral, há cinco tipos de contabilidade ambiental. Todas elas atuam de forma colaborativa, visando serem estratégicas nas empresas.

Contabilidade de custos ambientais

Foca em identificar, mensurar e reduzir os custos associados aos impactos ambientais das atividades da empresa. Envolve registrar despesas diretas e indiretas.

Contabilidade de desempenho ambiental

Mede e avalia o desempenho ambiental da empresa por meio de indicadores específicos. Utiliza métricas como redução de emissões de CO2, economia de energia, e quantidade de resíduos reciclados para avaliar o impacto das ações ambientais.

Contabilidade de gestão ambiental

Integra informações ambientais no processo de tomada de decisão e planejamento estratégico da empresa. Trata-se da análise de dados para apoiar decisões como investimentos em tecnologias limpas ou mudanças nos processos produtivos.

Contabilidade de ativos ambientais

Faz o registro e a valorização de ativos ambientais, que são recursos naturais controlados pela empresa. Inclui a contabilização de florestas, reservas de água e terrenos, avaliando seu valor tanto em termos financeiros quanto ambientais.

Contabilidade de passivos ambientais

Identifica e mensura as obrigações financeiras futuras relacionadas a impactos ambientais negativos. Registra passivos como custos futuros de remediação de áreas contaminadas, multas ambientais, e responsabilidades de desativação de plantas industriais.

Exemplo prático de contabilidade ambiental

Imagine que você presta serviços para uma fábrica de papel. Tradicionalmente, você registraria custos com matéria-prima, salários, energia, etc. Na contabilidade socioambiental, você também vai registrar questões mais específicas, como:

  • Custos ambientais diretos: estes custos incluem despesas com tratamento de resíduos, custos de controle de emissões de poluentes e investimentos em tecnologias limpas;
  • Custos ambientais indiretos: neste caso, são gastos com multas por poluição, custos relacionados a danos ambientais que a empresa precisa reparar e despesas com atividades de recuperação ambiental;
  • Benefícios ambientais: podem incluir economias com a redução do consumo de energia e água, incentivos fiscais por práticas sustentáveis e melhorias na imagem da empresa.

Contabilidade ambiental: ajudando seus clientes de forma estratégica

Como mencionamos, a contabilidade ambiental é um novo braço da contabilidade tradicional, que vem ser um apoio estratégico às empresas. Conhecê-la é uma forma de ampliar a sua atuação.

Sustentabilidade e tecnologia, sem dúvidas, estão lado a lado, e, seja na contabilidade tradicional ou ambiental, contar com um sistema facilita o processo. Conheça o software para contadores da Omie e saiba como ele pode ajudar seu escritório!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
como ter uma equipe de alta performance
Ter uma equipe produtiva é fundamental para melhorar os resultados de seu escritório. Confira dicas e como a automação de
quais as características do valor contábil
Saiba tudo sobre o valor contábil de uma empresa, conceitos-chave e características
custo contábil quais as características
Entenda o conceito de custo contábil e como esse indicador é importante para entender o desempenho financeiro das empresas dos