Dia das mães no e-commerce: como aproveitar a época

O dia das mães movimenta o comércio e é uma ótima época para alavancar o e-commerce, mas é preciso se preparar para isso.
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O dia das mães é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio, inclusive o e-commerce. As empresas precisam se preparar para atender às demandas dos consumidores, porque o público procura por diversas opções de presentes com envio rápido, bom atendimento e custo-benefício.

O empreendedor deve estar atento à sazonalidade do seu mercado e se preparar para oferecer aos clientes as melhores opções de produto e o melhor atendimento. Para te ajudar a se planejar para o dia das mães, preparamos algumas dicas especiais, acompanhe neste artigo.

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Prepare o seu e-commerce para o dia das mães

O dia das mães, comemorado no Brasil no segundo domingo de maio, é a segunda data comemorativa mais lucrativa para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Com isso, é muito importante que as empresas preparem suas operações para atender às demandas da época.

Para garantir que os clientes serão atendidos da melhor maneira e sua empresa aproveitará ao máximo essa época de vendas, é interessante seguir alguns passos para preparar sua gestão.

Faça um pré-planejamento

A primeira etapa para uma boa época de vendas é a realização de um planejamento para o período. Aqui alguns pontos devem ser observados, como:

  • Estratégia: ter um planejamento estratégico é fundamental – ele orientará o empreendedor sobre o melhor caminho a seguir para atingir às metas estabelecidas, sem deixar de lado o bom atendimento ao cliente.
  • Produtos: o empreendedor deve pensar antes sobre quais serão os produtos ofertados e quais promoções serão realizadas para o dia das mães. Assim, será possível preparar o envio para os clientes mais rapidamente, além de programar ações específicas para cada caso.
  • Meta de vendas: qual o valor esperado de vendas no período? É preciso pensar em um número possível de ser alcançado e que esteja nas condições da empresa para atender aos clientes — se não, a situação se tornará um grande problema, com diversas reclamações.
  • Descontos: o consumidor está cada vez mais atento aos valores praticados no mercado e sabe quando algo está “pela metade do dobro”. Por isso, vale a pena calcular o preço dos produtos para que você tenha alguma margem de lucro e o consumidor perceba realmente que houve vantagem.

Para o planejamento ser posto em prática de forma eficaz, é muito importante que seja organizado com antecedência, para realmente preparar a empresa para essa época, em que geralmente há um aumento expressivo nas vendas, sem, com isso, gerar desperdícios no estoque.

Como tudo isso gera demandas em todas as áreas, como logística e financeiro, quanto mais preparados os setores estiverem, melhor será o aproveitamento. Integrando as áreas e criando um canal de diálogo eficaz a partir de metodologias ágeis e ferramentas de melhoria contínua, você obterá uma mudança de resultados repentina, aproveitando apenas do calendário e das comemorações. 

Aposte em uma campanha personalizada

A época que antecede ao dia das mães tende a ser muito emotiva, pois lida com uma das figuras mais importantes para as pessoas. Para chamar a atenção do seu cliente e ajudá-lo a se decidir por sua empresa, é importante desenvolver uma campanha de marketing específica para esse momento.

Avalie os produtos que sua empresa comercializa, a forma como se comunica e o público atendido antes de desenvolver qualquer campanha. Quanto mais a propaganda envolver o consumidor, maiores as chances de sucesso da venda.

Assim, é importante pensar com antecedência o que será realizado e a forma como será apresentado para o público. Sempre é bom lembrar que as datas comemorativas movimentam as empresas, mas cada uma exige uma estratégia diferente por parte das companhias.

Divulgue com antecedência

É fato que muita gente deixa para procurar presentes em datas comemorativas na última hora, mas várias pessoas gostam de escolher os itens com calma. Por isso, vale a pena começar a divulgar suas campanhas com antecedência.

Dessa forma, você já sinaliza para o público suas promoções e ajuda a lembrá-lo de comprar os presentes desejados. Além disso, se destaca no meio dos concorrentes que podem fazer contato com a audiência pouco tempo antes do dia das mães.

Pense em diferentes tipos de anúncios no marketing digital, para impactar o consumidor de várias maneiras, chamando sua atenção da forma correta.

Mídias sociais

Uma forma interessante e muito em alta é realizar campanhas nas mídias sociais. Avalie se o público da sua empresa está presente nas redes e mostre seus produtos e promoções, para que ele entre em contato com você.

O Instagram, assim como outras mídias sociais, possuem funcionalidades que podem ajudar neste processo, como anúncios, marcações e recursos nas postagens. Entenda o que pode atrair seus clientes e prepare uma campanha interessante para eles.

Isso vale tanto para datas sazonais, que é o caso do dia das mães, quanto para outras promoções que façam sentido para sua empresa. As mídias sociais podem impulsionar sua marca, ajudando a atingir novos consumidores a um baixo custo.

E-mail marketing

O e-mail ainda é uma ferramenta muito utilizada pelas pessoas e é interessante coletar esse dado dos seus clientes, até para manter um relacionamento com eles ao longo do ano. Para o dia das mães, pense em um e-mail marketing que divulgue suas promoções, pensando sempre em qual público você está comunicando.

Assim, procure trabalhar com a segmentação da base de e-mails, separando-os conforme interesses, interações com a empresa, perfil demográfico, etc. Quanto mais informações você tiver do público, melhor pode ser sua comunicação com ele.

Mas não envie apenas promoções em datas comemorativas, procure sempre ter um relacionamento e prepare conteúdos que possam agregar para os clientes, tornando sua marca especial para eles.

Prepare o estoque

Quando realizar o planejamento estratégico para a campanha de dia das mães, já observe a situação do seu estoque e deixe-o preparado. Isso significa repor produtos em falta, colocar itens em promoção e buscar novas opções no mercado.

Para acompanhar as vendas, é essencial ter um controle bem organizado das mercadorias armazenadas. Por isso vale lembrar da importância de fazer gestão de estoque, garantindo que os números do seu sistema correspondem às peças guardadas.

É possível acompanhar os itens armazenados de diversas formas, mas em épocas com alto volume de vendas, ter a tecnologia como aliada pode fazer toda a diferença para atender bem aos clientes.

Descubra como usar ERP para fazer gestão de estoque e aproveite os benefícios de automatizar esse processo na sua empresa, com números mais assertivos e ações mais rápidas.

Faça uma boa gestão de logística

Por se tratar de uma data comemorativa, os presentes precisam ser entregues antes do dia das mães. Para atender bem aos clientes, é fundamental ter uma gestão logística eficiente, que despache os pedidos rapidamente e em segurança. Um adicional é prever tendências por meio do uso de dados aliados à estratégia de marketing.

Esse processo também pode ser automatizado e, aliado à gestão de estoque, traz muitos benefícios para a empresa. O armazenamento fica otimizado, com cada produto no devido local, a embalagem é feita rapidamente, pois os produtos e pedidos estão organizados e, por fim, os envios ocorrem sem problemas, porque existe uma ordem seguida na empresa.

Existem ferramentas que agilizam a emissão de notas fiscais, fazem a baixa no estoque e facilitam a montagem de rotas logísticas para entrega dos produtos, vale a pena procurar.

Invista no pós-vendas

Ter um bom atendimento após a venda faz toda a diferença para o consumidor, que se sente valorizado e sabe que pode resolver qualquer problema que possa surgir com a compra.

Deixe seus contatos em fácil localização no seu site e e-mails, respondendo o mais breve possível quando o cliente falar com você. Quando há alta de vendas, o volume de contatos pode ser maior, então busque reforçar essa área da empresa aplicando as dicas para fazer pós-vendas do Blog Omie.

Aproveite o dia das mães para aumentar as vendas

Datas comemorativas tendem a ser ótimas para o comércio, em especial, o dia das mães. Para aproveitar completamente a época e vender mais no e-commerce, é fundamental preparar a empresa para atender á demanda.

O estoque deve ser revisto, além de contar com um planejamento estratégico e um pós-venda dedicado, para atender aos clientes. Prepare uma campanha comercial para divulgar seus produtos e otimize seus processos ao integrar marketing digital com um sistema de gestão.

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