Em um dos meus textos anteriores falei sobre a responsabilidade pela entrega do Bloco K onde apontei que no meu entender trata-se de uma responsabilidade conjunta entre clientes-sistema-contador, onde cada qual tem o seu papel no cenário de confecção da obrigação.
Nesta matéria quero apresentar minha contribuição, baseada em minha vivência junto aos escritórios contábeis e seus clientes, para direcionar empresários e Contadores nesta jornada tributária.
Até o ano de 2008, quando o governo começou a exigir as primeiras obrigações acessórias dentro do Projeto SPED, o contato entre cliente e escritório contábil acontecia poucas vezes ao longo do mês.
O escritório contábil pegava as notas fiscais uma vez por mês e apenas com as notas fiscais conseguia cumprir a maior parte das obrigações acessórias, que nesta época não eram digitais e as informações exigidas eram muito menores do que se exige atualmente.
Desde o início do projeto SPED, de 2009 para cá, devido à complexidade e detalhamento das informações uma nova postura passou a ser exigida de contadores e clientes, no sentido de trocarem mais informações promoverem uma maior aproximação e a integração da contabilidade.
Entretanto, passados mais de 10 anos da implantação do SPED Fiscal percebo que essa mudança de postura, esta mudança de cultura, esta mudança de paradigma ainda não aconteceu para uma grande parte de escritórios e clientes.
E o maior exemplo disso eu percebo nos meus trabalhos de aula, consultoria ou palestra sobre o Bloco K.
Ainda me deparo com aquele jogo de empurra onde cliente e escritório jogam a responsabilidade um para o outro.
Resultado disso é que o Bloco K não está acontecendo da maneira correta, muitos estão entregando a obrigação em branco, outros estão entregando números incorretos por falta de controle.
Meu entendimento é que somente o trabalho em conjunto poderá fazer com que as obrigações do projeto SPED, principalmente o Bloco K, poderão ser cumpridas adequadamente.
Assim é que resolvi criar um método de atuação para que os profissionais envolvidos possam entregar corretamente o Bloco K.
O método 4C: a solução de entregar o Bloco K no prazo certo
Nestes muitos anos de treinamentos, consultorias e palestras tenho vivido constantemente com escritórios de contabilidade e clientes e vejo quão difícil é fazer o cliente entender e se adequar à legislação.
Vejo contabilistas de mãos atadas sem nem saber mais o que fazer para que o cliente mande as informações.
Buscando uma forma de ajudar tanto os clientes como os contadores é que desenvolvi o método parceria 4C, os quatro pilares para entrega do Bloco K!
Vamos ver então o que recomenda o método 4C para entregar o Bloco K:
1° pilar – CONTADOR
Contador e equipe devem conhecer profundamente o Sped Fiscal.
2º pilar – CLIENTE
Promover uma palestra explicando ao cliente Bloco K, Bloco H e multas.
3º pilar – COMPUTADOR
Avaliar adequação e integração do sistema contábil e o software de gestão do cliente.
4º pilar – CASA
Orientar o cliente na organização dos processos internos.
Em cada um dos 4 pilares para entrega do Bloco K desenvolvo um conjunto de competências e ações que devem ser adotadas pelas partes (cliente/contador).
Nos próximos textos pretendo discorrer mais detalhadamente sobre cada um dos pilares do método 4C para ajudar escritórios e clientes na entrega do Bloco K.