Inteligência comercial: como ela alavanca seu negócio?

Descubra o porquê a inteligência comercial ajuda a sua empresa a se destacar no mercado e aumentar as vendas!
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Você sabe o que é inteligência comercial ou já ouviu falar sobre ela? Para os negócios que buscam se reinventar e se destacar competitivamente, este conceito é um grande aliado. Afinal, com ele você terá um entendimento melhor sobre suas vendas, incluindo o funil e ações que as tornam mais estratégicas.

Não importa o tamanho da sua empresa, a inteligência comercial é a melhor estratégia para melhorar a gestão de vendas e alcançar excelentes resultados! Quer saber mais? Continue a leitura!

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O que é inteligência comercial?

A inteligência comercial nada mais é do que um conjunto de técnicas realizadas com base em dados. Esses, por sua vez, ligados ao mercado e clientes da empresa. O objetivo é conseguir informações relevantes para as ações e estratégias do negócio. 

Por esse motivo também é chamado de inteligência de mercado ou competitiva, abrangendo todos os tipos de dados, desde análise de concorrência até tendências de mercado. 

A ideia por trás desta técnica não é apenas entender o comportamento dos clientes, mas principalmente, fidelizá-los. Sendo assim, a área de inteligência da empresa irá coletar os dados necessários, organizá-los e analisá-los para obter os insights que servirão de base para as ações futuras. 

Esse processo é fundamental para desenvolver ações estratégicas de mercado, possibilitando decisões mais assertivas sobre o que, como e quando fazer algo para melhorar a relação com os clientes e aumentar as vendas.

Como a inteligência comercial funciona?

Para que a inteligência comercial apresenta informações, de fato, valiosas, é preciso que a área responsável realize estudos e análises, tanto de indicadores como do mercado em geral. Outros fatores também contribuem para que essas informações sejam ainda melhores, como o benchmarking e monitoramento de tendências. 

Apenas com esses dados analíticos será possível traçar um plano de ação. Geralmente, a área responsável por essa etapa é o marketing. Que analisa e desenvolve um plano estratégico de inteligência comercial como foco no funil de vendas e o repassa para a área comercial, para que atinjam as metas propostas. 

Cada empresa deve desenvolver suas próprias ações, sempre baseadas nas necessidades e objetivos do negócio. Mas, ainda assim, existem algumas práticas que podem ser seguidas por todos para garantir os melhores resultados e impulsionar ainda mais a gestão de equipe de vendas. São elas:

  • Gerar e qualificar os leads;
  • Identificar as oportunidades de mercado;
  • Acompanhar as tendências;
  • Monitorar KPI’s;
  • Coletar e analisar diferentes dados do mercado.

Ou seja, a função da inteligência comercial não é apenas coletar e analisar os dados, mas sim contribuir para identificar novas oportunidades para o negócio. Por isso, toda a empresa precisa estar integrada e por dentro dos processos. Garantindo, dessa forma, uma gestão de vendas e marketing mais efetiva. 

Vantagens da inteligência comercial para o negócio

Já é bem vantajoso conseguir analisar os inúmeros dados gerados a todo momento, ainda mais quando eles se tornam estratégicos. Mas, o que poucos sabem é que existem muitas outras vantagens de utilizar a inteligência comercial na gestão de vendas da sua empresa. 

Abaixo, separamos quais são elas e como contribuem para impulsionar seu negócio em função da força de vendas. Confira!

Novas oportunidades de vendas

Com uma pesquisa de mercado detalhada e um funil de vendas mais específico, você consegue ter mais clareza sobre as oportunidades para o seu negócio. A análise de dados permite que você entenda os principais desafios do mercado e desenvolva soluções que atendam e resolvam cada um deles. 

Conquista de mais vendas (e clientes)

O entendimento completo do perfil dos consumidores, aliado à estratégia de Customer Success ajuda a conquistar mais vendas e, consequentemente, mais clientes.

Isso acontece porque os leads se tornam mais qualificados, permitindo que você aumente significativamente as chances de fechar negócio. 

Maior competitividade 

Sim, a inteligência comercial ajuda e muito a impulsionar a competitividade de mercado. O motivo é que, com os dados coletados, você consegue também identificar e analisar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. 

Dessa forma, você pode criar um plano de ação que te destaque no mercado, aumentando a competitividade e preferência dos clientes. 

Aumenta a fidelização de clientes 

Você já deve saber que fidelizar clientes é um ponto essencial no aumento das vendas. Apesar de ser um desafio para algumas empresas. Neste ponto, a inteligência comercial se torna fundamental.

Isso porque você consegue analisar o mercado e os comportamentos de consumo. Com isso, entende as necessidades do seu cliente, antecipando e superando suas expectativas e proporcionando o produto ideal. Assim, você vai conseguir aumentar a retenção do público a longo prazo. 

Equipes mais produtivas

Com leads mais qualificados, as técnicas utilizadas pela equipe de vendas se tornam mais assertivas e eficientes. Consequentemente, torna a rotina da área mais produtiva também. 

Isso acontece porque, ao utilizar a inteligência comercial, você consegue identificar os gargalos que acontecem nos processos e, assim, solucioná-los para que não aconteçam mais ou interfiram nas estratégias de vendas. 

Vale ainda destacar que, neste caso, você também consegue diminuir o tempo prospectando clientes, otimizando a rotina e garantindo resultados mais eficientes. 

Processos que contribuem para a inteligência comercial do negócio 

Apesar de não existir uma técnica padrão para utilizar e aproveitar as vantagens da inteligência comercial, existem alguns processos que contribuem para isso e devem ser implementados em seu negócio. Abaixo separamos quais são eles e o que você precisa fazer em cada um. Confira!

Acompanhamento do cenário das vendas

A coleta de dados é um dos principais processos utilizados na hora de contar com a inteligência comercial. Neste processo, você verá todo o cenário de vendas e conseguirá obter:

Informações sobre o mercado de cliente

Quais as preferências dos clientes, quais as demandas precisam ser supridas, o que eles esperam e quais suas expectativas? São algumas das perguntas que podem ser respondidas nessa coleta para te ajudar a entender o mercado do cliente. 

Informações sobre as vendas

Você consegue entender como andam suas vendas, quais os produtos mais procurados e os que são menos. Assim, consegue traçar ações para impulsionar cada vez mais ações e melhorar os resultados do time de vendas.

Informações sobre os produtos/serviços

Os dados também irão te oferecer informações valiosas sobre os produtos ou serviços que você comercializa. Como eles se destacam no mercado, qual a intensidade de busca, qual a quantidade vendida por mês, entre outras perguntas que podem ser respondidas neste tipo de análise.

Acompanhamento da situação do mercado

O trabalho do analista de inteligência comercial, ou qualquer pessoa que execute essa função na sua empresa, vai permitir que você consiga acompanhar toda a situação do mercado.

Isso inclui, aspectos sociais, culturais, econômicos e de comportamento, possibilitando ações mais assertivas para concretizar as vendas.

Rankings, índices e notícias 

Dentro deste processo de análise de mercado você deverá utilizar rankings, índices e até mesmo notícias. São elas que vão guiar seu planejamento para executar as estratégias para alavancar suas vendas. 

Análise da concorrência 

Um dos processos mais importantes e que se torna muito mais fácil com a inteligência comercial é a análise de concorrência. Ou seja, você consegue entender como seus concorrentes atuam e se posicionam.

Uma boa ideia para esse momento é fazer um benchmarking, buscando entender as melhores práticas e como se destacar no mercado. 

Automação de processos

Muitas das análises realizadas com a inteligência comercial podem ser facilmente executadas com a automação de processos. Para isso, você deve usar um sistema de gestão, como o ERP da Omie

Ele permite que você integre as áreas, reúna diversas informações e crie relatórios personalizados, para fazer diferentes tipos de análises que contribuam para o sucesso da sua gestão de vendas. Além disso, também possui um módulo exclusivo para CRM. 

Acompanhamento de KPIs 

Os KPIs, ou Indicadores de Desempenho, ajudam a inteligência comercial a ir além da coleta de dados e proporcionar informações mais detalhadas e valiosas para entender mais sobre a empresa e como ela está no mercado.

Esses indicadores são essenciais e contribuem muito para análises mais assertivas. Podendo ser definidos de várias formas, sempre considerando as necessidades e objetivos do negócio. 

Utilize a tecnologia ao seu favor!

Para melhorar o desempenho comercial do negócio com o funil de vendas, é preciso muito mais do que apenas analisar o mercado e entender o comportamento dos seus clientes. Você deve investir na inteligência comercial e, principalmente, na tecnologia.

Quando combinadas, elas ajudam você a alavancar os resultados e a desenvolver ações cada vez mais estratégicas e assertivas para atingir as metas de vendas. A coleta de dados, analisadas por um sistema de gestão, vai possibilitar que você torne seus resultados ainda mais significativos!

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