Lean manufacturing: como implementar a produção enxuta para otimizar processos na empresa

Descubra como o conceito de Lean Manufacturing pode garantir mais eficiência e menos desperdício no funcionamento da empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A cadeia de produção da indústria precisa ser eficiente e econômica, sempre se adaptando às necessidades da empresa e do mercado em que atua. Pensando nisso, o conceito de Lean Manufacturing foi criado com o objetivo de eliminar desperdícios e maximizar o potencial do material e dos colaboradores.

Neste conteúdo, vamos aprofundar sobre o que é Lean Manufacturing, como aplicá-lo, os benefícios e como você pode incorporar esses princípios no seu dia a dia empresarial. Acompanhe!

Banner Teste grátis agora top

O que é Lean Manufacturing?

Lean Manufacturing é um conceito trazido do Japão e implementado pelo engenheiro Taiichi Ohno na empresa Toyota, motivo pelo qual é conhecido como “Sistema Toyota de Produção”, mais tarde sendo também incorporado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Esse sistema de gestão e produção enxuta pretende otimizar as atividades da sua empresa e evitar desperdícios, priorizando eficiência, agilidade e inovação nos processos. Os pilares desse sistema incluem fabricação conforme demanda, estoques mínimos e a diminuição significativa de desperdícios.

Além de beneficiar a economia da sua empresa ao evitar gastos desnecessários, o Lean Manufacturing também contribui para o meio ambiente ao reduzir a produção de lixo e o uso de recursos. Em um momento em que muitas pessoas consideram a pegada ecológica das empresas que consomem, isso pode ser um diferencial competitivo.

O Lean Manufacturing também valoriza a qualidade e eficiência ao longo da experiência de compra do cliente, oferecendo produtos de alta qualidade em tempo reduzido. Ao eliminar processos desnecessários, é possível diminuir o tempo entre o pedido do cliente e a entrega.

Para que serve o Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta?

O objetivo principal do Lean Manufacturing é desenvolver uma estratégia que evite desperdícios e processos desnecessários na sua empresa, ao mesmo tempo que garante a entrega de um produto de qualidade ao cliente, promovendo um lean office.

Quando implementado corretamente, esse sistema traz lucratividade, economia e eficiência para o seu negócio, de modo a impactar positivamente tanto os processos internos com os colaboradores quanto a experiência de compra do cliente.

Alguns dos benefícios de aplicar a metodologia Lean incluem a eliminação de desperdícios, a melhoria contínua dos processos, a coleta de feedbacks dos colaboradores, a elaboração de planos de ação e o compromisso com a qualidade na produção, sempre buscando resolver problemas e evitar impactos negativos.

Além disso, a produção just in time (na hora certa) assegura a integração entre a demanda e a produção, coordenando compras de forma eficiente para otimizar a linha de produção.

Como evitar os maiores desperdícios da sua empresa?

Identificar e evitar os principais desperdícios dentro da sua empresa é fundamental para alcançar eficiência e produtividade. Nesse contexto, o Lean Manufacturing destaca quais são os 7 desperdícios:

  • Defeitos: erros em materiais, produtos, equipamentos e processos;
  • Excesso de produção: adquirir mais material do que o necessário ou produzir além da demanda;
  • Estoques: armazenar produtos em excesso devido a compras exageradas ou produção desalinhada com a demanda;
  • Processos desnecessários: burocracias que não agregam valor à experiência do cliente ou ao cotidiano da empresa;
  • Movimento desnecessário: deslocamentos evitáveis que podem resultar em perda de tempo entre os colaboradores;
  • Transporte desnecessário: tempo perdido com transporte inútil de materiais ou produtos e falhas na logística;
  • Espera: pausas causadas por problemas técnicos, operacionais ou falta de profissionais;
  • Talento subutilizado: desperdício de habilidades dos colaboradores em tarefas desnecessárias, quando poderiam contribuir mais efetivamente em outras funções alinhadas às suas competências.

Como aplicar o Lean Manufacturing na empresa?

Ao identificar as possíveis fontes de desperdício na sua empresa, você pode elaborar um plano de ação para superar esses desafios. O objetivo é otimizar os processos internos, mantendo a qualidade dos produtos e considerando o impacto das atividades da empresa nos colaboradores, na lucratividade e no meio ambiente.

Esse ajuste não é uma tarefa fácil, requer tempo, dedicação e uma análise minuciosa de todos os setores da empresa para identificar áreas de melhoria e manter os objetivos em foco, bem como demanda o uso de ferramentas Lean Manufacturing.

Para saber quais são os 05 princípios básicos do Lean Manufacturing a fim de alcançar seus objetivos, confira, a seguir, o que deve ser adotado para implementar esse sistema.

1. Valor

É a análise de tudo aquilo que o cliente considera importante ao consumir em um determinado momento, seja o design do produto, percepção da marca, tecnologia ou preço final.

Essa análise garante que as expectativas do cliente sejam alcançadas e evita que seja entregue a ele um produto que não está disposto a consumir, o que acarretaria desperdício.

2. Fluxo de valor

O fluxo de valor diz respeito à soma de todas as fases de produção até o momento em que o produto é entregue ao cliente. Deve ser feita uma análise de cada uma dessas fases para eliminar tarefas e processos desnecessários.

3. Fluxo contínuo

Logo após, é necessário estabelecer um fluxo de funcionamento na sua empresa, garantindo que tudo ocorra sem grandes interrupções e com um bom ritmo.

4. Produção puxada (sistema pull)

Essa etapa só se inicia com uma nova demanda, já que no Lean Manufacturing a produção se dá conforme a demanda dos clientes. Dessa forma, o estoque é determinado pela quantidade de pedidos, que serão sempre fabricados nas quantidades necessárias, evitando a não utilização e desperdício.

5. Busca da perfeição

Se as outras quatro etapas forem seguidas corretamente, já será possível controlar o desperdício na sua empresa. Porém, um dos princípios do Lean Manufacturing é a melhoria contínua, sempre analisando os processos e buscando inovações que trarão melhoria ao funcionamento da empresa e ao relacionamento com os clientes.

Crescimento sustentável: o caminho rumo ao sucesso

O Lean Manufacturing traz excelentes resultados e promove uma cultura organizacional mais focada e bem-sucedida. Isso gera processos bem estabelecidos, satisfação dos clientes e uma vantagem competitiva diante da concorrência.

Para se destacar no mercado e promover uma melhoria contínua de processos, contar com ferramentas que auxiliam na automação e na organização da gestão da sua empresa torna-se indispensável.

Diante disso, a Omie tem a solução ideal para aumentar a produtividade do seu negócio. Com o sistema ERP, você pode incorporar o Lean Manufacturing de forma automática e sem complicações, com a integração de diversos setores de trabalho.

Com uma gestão mais ágil e eficaz, você foca no que realmente importa: expandir e fortalecer sua empresa. Conheça já o software de gerenciamento para empreendedores e trilhe o caminho do sucesso de seu negócio!

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
modelo de nota fiscal
Conheça os principais modelos de nota fiscal, suas aplicações e como escolher o mais adequado para seu tipo de negócio.